Grupo Azul Educacional

Grupo Azul Educacional

Atividades e MAPAS UniCesumar

0
R$ 0,00
Menu
0
R$ 0,00
  • Home
  • Blog
  • Minha conta
  • Carrinho
  • Downloads

A segmentação refere-se ao processo de dividir um mercado amplo e diversificado em grupos mais específicos e homogêneos, conhecidos como segmentos. Essa prática tem como objetivo identificar características comuns entre os consumidores dentro de cada segmento, permitindo que as empresas adaptem suas estratégias de marketing para atender de maneira mais eficaz às necessidades e preferências específicas de cada grupo. As bases mais comuns de segmentação são: geográficas, demográficas, psicográficas, comportamentais e os benefícios procurados.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

A segmentação refere-se ao processo de dividir um mercado amplo e diversificado em grupos mais específicos e homogêneos, conhecidos como…

No cenário dinâmico e competitivo dos negócios, a segmentação de mercado surge como uma ferramenta fundamental para orientar estratégias eficazes. Essa prática consiste em dividir o mercado em grupos distintos de consumidores com características e necessidades semelhantes, permitindo que as empresas personalizem suas abordagens e entreguem valor de forma mais eficiente. A necessidade de segmentação é intrínseca e se torna ainda mais crucial na medida em que as organizações buscam se destacar e prosperar em um ambiente complexo.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

Olá, estudantes! Prontos(as) para elaboração do MAPA? Vamos lá!   No cenário dinâmico e competitivo dos negócios, a segmentação de…

3) Com base nos dados coletados sobre o consumo de combustível faça uma análise geral dessas informações, enfatizando a média de consumo por pessoa e, para esta situação em específico, explique como é possível reduzir esse consumo de forma sustentável. Boa pesquisa!

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

3) Com base nos dados coletados sobre o consumo de combustível faça uma análise geral dessas informações, enfatizando a média…

2) Apresente um relatório com uma análise estatística e descritiva da pesquisa que você realizou. Dentro dessa análise, cujo objetivo é entender o consumo e o mercado de combustíveis ao seu redor, é fundamental que você apresente e descreva:

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

2) Apresente um relatório com uma análise estatística e descritiva da pesquisa que você realizou. Dentro dessa análise, cujo objetivo…

1) Sua missão é realizar uma pesquisa de mercado. Para isto, faça uma pesquisa, possivelmente entre colegas e familiares sobre o consumo de combustível. Dessa forma, você deverá realizar a coleta de dados por meio de entrevista com, no mínimo, 15 pessoas. Essa pesquisa pode ser realizada mediante a construção de um formulário online (google forms, por exemplo – no vídeo explicativo do MAPA, haverá um passo a passo para a criação do formulário) ou, a pesquisa pode ocorrer presencialmente, coletando as informações individualmente.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

1) Sua missão é realizar uma pesquisa de mercado. Para isto, faça uma pesquisa, possivelmente entre colegas e familiares sobre…

Dentre os principais benefícios de uma pesquisa de mercado estão a identificação de problemas ou necessidades de materiais de consumo. Um desses materiais de consumo é o combustível e sua volatilidade. Estima-se que o consumo de gasolina no Brasil, em 2024, crescerá em 0,3% e de etanol, 8%, prevê StoneX.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

AÇÃO/AVALIAÇÃO: Dentre os principais benefícios de uma pesquisa de mercado estão a identificação de problemas ou necessidades de materiais de…

Não só isso, mas também contribui significativamente em analisar o relacionamento com os clientes, percepções dos serviços ou produto, além da concorrência. Afinal, uma pesquisa de mercado serve para orientar um gestor na tomada de decisões ou solucionar problemas. Fonte: adaptado de:

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

REFLEXÃO Não só isso, mas também contribui significativamente em analisar o relacionamento com os clientes, percepções dos serviços ou produto,…

Não há como negar que o avanço da tecnologia influenciou em novas oportunidades para as empresas, independente do segmento de atuação. Neste contexto, a pesquisa de mercado é de suma importância, tendo em vista que permite identificar as oportunidades e problemas no mercado em que está inserida. Ao coletar informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor, é possível entender o que a organização precisa para chegar aos resultados almejados, e quais são as estratégias a serem guiadas, ou seja, uma pesquisa bem elaborada pode ser crucial para o desempenho de qualquer negócio.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

EXPERIMENTAÇÃO Não há como negar que o avanço da tecnologia influenciou em novas oportunidades para as empresas, independente do segmento…

SIGNIFICAÇÃO Uma definição de pesquisa de mercado, segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP): “A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

SIGNIFICAÇÃO Uma definição de pesquisa de mercado, segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP): “A coleta…

PROBLEMATIZAÇÃO O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, é importante você se adequar às principais tendências e oportunidades, além de compreender bem o mercado no qual está inserido e obter melhores resultados.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

PROBLEMATIZAÇÃO O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, é importante você se adequar às principais tendências e oportunidades,…

OBS: Todas as estratégias indicadas nas Etapas 2, 3 e 4 deverão estar em sintonia, no que diz respeito à mensagem transmitida, uma vez que a ideia é que a comunicação aconteça de maneira integrada. E, lembre-se: o foco central desta atividade é a falha de comunicação cometida junto aos clientes das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do Brasil, ok.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

OBS: Todas as estratégias indicadas nas Etapas 2, 3 e 4 deverão estar em sintonia, no que diz respeito à…

ETAPA 4- Elabore uma estratégia de Comunicação Institucional para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para impedir que situações como essa voltem a se repetir, evitando outros impactos negativos para a imagem da empresa e também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações:

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

ETAPA 4- Elabore uma estratégia de Comunicação Institucional para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e…

a) Quais serão as ferramentas de comunicação de marketing que serão utilizados para transmitir a mensagem;

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

a) Quais serão as ferramentas de comunicação de marketing que serão utilizados para transmitir a mensagem;

ETAPA 3- Elabore uma estratégia de Comunicação de Marketing para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para impedir que situações como essa voltem a se repetir, evitando outros impactos negativos para a imagem da empresa e também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações:

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

ETAPA 3- Elabore uma estratégia de Comunicação de Marketing para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas…

b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você deverá fazer isso de maneira escrita, apresentando as informações solicitadas nos itens a) e b).

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você deverá fazer isso de maneira escrita, apresentando as informações solicitadas…

a) Quais serão os instrumentos de comunicação interna que serão utilizados para transmitir a mensagem;

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

a) Quais serão os instrumentos de comunicação interna que serão utilizados para transmitir a mensagem;

ETAPA 2- Elabore uma estratégia de Comunicação Interna para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para impedir que situações como essa voltem a se repetir, evitando outros impactos negativos para a imagem da empresa e, também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações:

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

ETAPA 2- Elabore uma estratégia de Comunicação Interna para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e…

ETAPA 1- Em relação à comunicação empresarial integrada, explique brevemente, de acordo com os estudos da disciplina, qual é o foco principal da Comunicação de Marketing, da Comunicação Institucional e da Comunicação Interna. Explique separadamente cada uma dessas três áreas de comunicação.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

ETAPA 1- Em relação à comunicação empresarial integrada, explique brevemente, de acordo com os estudos da disciplina, qual é o…

Diante dos problemas identificados e de tanta exposição negativa relatada na situação hipotética anterior, para fins desta Atividade MAPA, considere-se como o Gestor(a) de Comunicações da ADM SuperCred, sobre o qual você terá como missão, montar uma estratégia de Comunicação Integrada com a finalidade de reverter ou, pelo menos, diminuir os impactos negativos para a imagem da empresa. Para isso, você deverá atender às solicitações das etapas a seguir:

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

Diante dos problemas identificados e de tanta exposição negativa relatada na situação hipotética anterior, para fins desta Atividade MAPA, considere-se…

O problema foi exposto quando as equipes de atendimento ao público começaram a receber contatos de clientes dos outros estados do país, reclamando sobre a indisponibilidade do pacote de benefícios mencionado no e-mail marketing! Além dos contatos diretos com a empresa, os usuários também abriram reclamações nas Redes Sociais e em Plataformas de Reclamações e Serviços ao Cliente, gerando assim, um impacto negativo em grande escala para a imagem da ADM SuperCred. Fonte: Elaborado pelo Professor, 2024.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

O problema foi exposto quando as equipes de atendimento ao público começaram a receber contatos de clientes dos outros estados…

Em decorrência dessas falhas na comunicação, na última semana foi disparado um pacote de e-mails marketing, para toda a sua carteira de clientes, ofertando um novo programa de benefícios para os usuários de seus cartões, porém, esse programa de benefícios é decorrência de uma parceria disponível apenas para os clientes/usuários de alguns estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil, especificamente, dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

Em decorrência dessas falhas na comunicação, na última semana foi disparado um pacote de e-mails marketing, para toda a sua…

A ADM SuperCred (empresa fictícia), é uma administradora de cartões de crédito que atua em todo o território nacional. Nos últimos meses a empresa tem enfrentado problemas de produtividade e motivação entre os seus colaboradores. Recentemente, em uma análise inicial, foi identificado que há falhas na comunicação interna, levando a informações desencontradas, mal-entendidos e falta de alinhamento entre o pessoal de nível tático (supervisão e gerência) e operacional (equipes em geral).

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

A ADM SuperCred (empresa fictícia), é uma administradora de cartões de crédito que atua em todo o território nacional. Nos…

Neste sentido, o domínio e o uso da comunicação de maneira integrada possibilita que informações essenciais sejam transmitidas de maneira coerente, alinhada e consistente, tanto interna quanto externamente, promovendo bons relacionamentos entre as equipes, com os clientes, parceiros e demais públicos de interesse da organização.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

Neste sentido, o domínio e o uso da comunicação de maneira integrada possibilita que informações essenciais sejam transmitidas de maneira…

Em um cenário tão dinâmico, como nos dias atuais, onde a boa imagem e reputação são fundamentais para o sucesso e manutenção de um negócio, a comunicação integrada assume um papel estratégico como ferramenta indispensável para o estabelecimento de uma presença consistente e impactante no mercado.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

Olá estudante. Tudo bem? Preparado(a) para dar início a esta Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e analise cuidadosamente as informações a…

(c) De que maneira a alta inflação impacta o emprego, a renda e a economia?

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

(c) De que maneira a alta inflação impacta o emprego, a renda e a economia?

(b) Como o agente econômico pode se proteger da Inflação?

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

(b) Como o agente econômico pode se proteger da Inflação?

(a) Porque o Governo e a população devem se preocupar com a Inflação?

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

Após realizar suas pesquisas seu desafio é apresentar respostas claras e objetivas para as seguintes questões:   (a) Porque o…

AVALIAÇÃO: Para tentar derrotar a hiperinflação, os dois primeiros presidentes do período democrático tentaram de tudo. Os planos econômicos do presidente José Sarney incluíram o congelamento de preços, com a convocação aos cidadãos para que denunciassem às autoridades os comerciantes que remarcassem os preços ou escondessem as mercadorias. Eles ficaram conhecidos como “fiscais do Sarney”.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

  AVALIAÇÃO:   Para tentar derrotar a hiperinflação, os dois primeiros presidentes do período democrático tentaram de tudo.   Os…

AÇÃO: De acordo com o economista Pedro Paulo Zahluth Bastos, professor da Unicamp e coordenador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica criou-se o discurso de que a alta inflação surgiu porque o Brasil era irresponsável nos gastos públicos. Isso colou, mas não é verdade. A alta inflação surgiu por causa da política econômica orientada para gerar grandes superávits comerciais de modo a pagar o serviço da dívida e proteger os bancos americanos. Foi isso que interrompeu o nosso ciclo de crescimento econômico.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

AÇÃO: De acordo com o economista Pedro Paulo Zahluth Bastos, professor da Unicamp e coordenador do Centro de Estudos de…

Inflação é o aumento contínuo dos preços de bens e serviços na economia. Medido por índices como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reflete a perda do poder de compra da moeda. Para uma melhor compreensão do conceito, analise as palavras do Senador Nabor Júnior (PMDB-AC) acerca da matéria no período em questão: Em fevereiro de 1994, às vésperas de o governo mandar para o Congresso a primeira das duas MPs do Plano Real, o senador Nabor Júnior (PMDB-AC) pôs a hiperinflação brasileira em termos conrcetos e práticos: O pãozinho francês de 50 gramas, que é a alimentação básica da população brasileira, na semana passada custava CR$ 38 [cruzeiros reais] e hoje está sendo comprado a R$ 58. Não podemos admitir que isso ocorra num tempo democrático e fundado nos direitos sociais.

Por Luís Fernando
abril 20, 2024 0

CONCEITUALIZAÇÃO: Inflação é o aumento contínuo dos preços de bens e serviços na economia. Medido por índices como o Índice…

Paginação de posts

Anterior 1 … 285 286 287 Próximo

Fale Conosco no WhatsApp

Orgulhosamente mantido com WordPress | Tema: Envo eCommerce