QUESTÃO 3 A imagem possui papel preponderante na promoção do conteúdo científico, quer seja nas humanidades, quer seja nas exatas. Conforme Pereira (2023, p.6), “imagens nos ajudam a aprender, capturam a atenção, explicam conceitos difíceis e nos inspiram a conhecer e decifrar o mundo que gira ao nosso redor”. PEREIRA, Péricles Ewaldo Jader. Estudo Contemporâneo e Transversal – Leitura de Imagens, Gráficos e Mapas. Indaial, SC: Arqué, 2023. A respeito da importância da visualidade, leia o material digital e analise as assertivas que seguem: I. É fato que a interpretação de mapas, gráficos e imagens deve ser carregada de subjetividade, pois o olhar de cada analista é particular. II. Os diagramas, gráficos, mapas e infográficos tornam o processo de aprendizagem mais fluído e, portanto, necessários para a nossa formação. III. O processo de ensino e aprendizagem de informações ilustrativas permitem o trabalho interdisciplinar entre matemática, estatística e outras ciências. IV. O trabalho com leitura e interpretação de mapas, gráficos e imagens habitua os estudantes a observarem aspectos que permitem confiar ou não nos dados apresentados. É correto o que se afirma em:

abril 22, 2024 0 Por Luís Fernando

QUESTÃO 3

 A imagem possui papel preponderante na promoção do conteúdo científico, quer seja nas humanidades, quer seja nas exatas. Conforme Pereira (2023, p.6), “imagens nos ajudam a aprender, capturam a atenção, explicam conceitos difíceis e nos inspiram a conhecer e decifrar o mundo que gira ao nosso redor”.

PEREIRA, Péricles Ewaldo Jader. Estudo Contemporâneo e Transversal – Leitura de Imagens, Gráficos e Mapas. Indaial, SC: Arqué, 2023.

 

A respeito da importância da visualidade, leia o material digital e analise as assertivas que seguem:

 

  1. É fato que a interpretação de mapas, gráficos e imagens deve ser carregada de subjetividade, pois o olhar de cada analista é particular.
  2. Os diagramas, gráficos, mapas e infográficos tornam o processo de aprendizagem mais fluído e, portanto, necessários para a nossa formação.

III. O processo de ensino e aprendizagem de informações ilustrativas permitem o trabalho interdisciplinar entre matemática, estatística e outras ciências.

  1. O trabalho com leitura e interpretação de mapas, gráficos e imagens habitua os estudantes a observarem aspectos que permitem confiar ou não nos dados apresentados.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.