Descrição
Sob a ótica de Vygotsky (2007), a instituição escolar exerce um papel determinante na formação da subjetividade individual, compreendendo o sujeito como um ente psicológico em constante evolução dentro do contexto da educação formal. O processo de mediação, conduzido pelos profissionais da educação, que vincula os alunos às atividades pedagógicas, apresenta características específicas. Em outras palavras, a educação formal visa possibilitar a apropriação de ferramentas culturais cruciais, promovendo tanto a compreensão da realidade social quanto o desenvolvimento pessoal dos alunos. É preciso pensar a educação física escolar como um campo de investigação capaz de incorporar uma análise proveniente das ciências sociais, que examina as interseccionalidades de raça, gênero e classe de forma interligada. As reflexões apresentadas têm o potencial de fortalecer e expandir o uso da interseccionalidade como um instrumento analítico em pesquisas que buscam desenvolver formulações onde temas como a justiça social assumem um papel central nas análises.
Considerando o trecho apresentado e os conhecimentos construídos na disciplina de Psicologia da Educação, elabore um MAPA em formato de vídeo (pitch) que represente um projeto de intervenção sobre a violência escolar.
Seu projeto de intervenção deve ser aplicado em um contexto escolar, com ênfase nas atividades que você, como professor de Educação Física, irá desenvolver, considerando os temas da Psicologia Escolar e a participação dos demais professores. A intervenção terá como desfecho a diminuição e prevenção da violência no ambiente escolar.
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