PROJETO DE ENSINO – MINHA PRIMEIRA CAIXA LÚDICA – 52/2024

Categoria:

Descrição

PROJETO DE ENSINO – MINHA PRIMEIRA CAIXA LÚDICA – 52/2024

 

QUESTÃO 1

A ECOA é um instrumento que objetiva por meio de uma entrevista estruturada colocar em evidência o aprendizado do paciente aprendente. Para isso, conta como reativos vários materiais a depender da idade do sujeito e da queixa.

Elaborado pela professora (2021).

Na idade escolar o profissional em psicopedagogia pode utilizar:

  1. Folhas pautadas, lápis de escrever sem ponta, borracha, lápis colorido, giz de cera, papéis variados, revistas, tesoura, cola.
    II. Livros de acordo com a idade do sujeito avaliado.
    III. Apontador, canetas, canetas hidrocor, folhas sulfite, régua.
    IV. Os recursos e objetos devem ser organizados em uma caixa, separados de modo a atender a idade cronológica e educacional do aprendiz.
    V. No atendimento o terapeuta deve dispor os objetos sobre uma mesa, organizados de modo que a pessoa entrevistada precise abrir a caixa de lápis, o estojo, apontar o lápis sem ponta, procurar o que deseja observar todo material para decidir o que vai utilizar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I apenas.

 Alternativa 2 – I e II apenas.

 Alternativa 3 – I, II e III apenas.

 Alternativa 4 – II, III e IV apenas.

Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.

 

 

 

QUESTÃO 2

A Caixa Lúdica é um importante instrumento a ser utilizado pelo psicopedagogo na aplicação da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA).

Elaborado pela professora (2021).

Sobre a Caixa Lúdica e a EOCA, analise as asserções abaixo:

A utilização da Caixa Lúdica na aplicação da EOCA, depende de um conhecimento da situação para análise, onde o profissional precisa ter em mente o papel que exerce na aplicação da prova, que é o de analisar o vínculo do paciente aprendente com a aprendizagem.

PORQUE

A caixa lúdica é uma caixa com brinquedos e materiais voltados a ludicidade, que tem como objetivo identificar a maneira como o sujeito se relaciona com os objetos e a forma como ele aprende.

Alternativas

 Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.

 Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

 

 

QUESTÃO 3

É relevante ressaltar que no diagnóstico a postura do terapeuta em psicopedagogia será de observar a conduta do avaliando, lançando mão da utilização de diferentes:

  1. Consignas, que o psicopedagogo pode ir intervindo e colocando limites somente se necessário.
    II.Consignas, que pode ser falada pelo terapeuta, por exemplo: gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que lhe ensinaram e o que você aprendeu.
    III. Consignas, em que o terapeuta pode apresentar ao entrevistado(a), por exemplo, esse material é para que você use, se precisar, para mostrar o que lhe falei e o que eu queria saber de você.
    IV. Consignas, o terapeuta poderá repetir a consigna, no caso da criança ficar paralisada e não manusear os objetos na sua frente.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I apenas.

 Alternativa 2 – I e II apenas.

 Alternativa 3 – I, II e III apenas.

 Alternativa 4 – II, III e IV apenas.

Alternativa 5 – I, II, III e IV.

 

 

 

QUESTÃO 4

Na aplicação da EOCA é preciso organizar os objetos conforme a faixa etária do paciente.

Elaborado pela professora (2021).

Diante disso, analise quais os procedimentos para a realização da EOCA com crianças na faixa etária de 0 a 4 anos de idade, e assinale as afirmativas corretamente:

  1. Para a faixa etária de 0 a 4 anos de idade, é preciso que utilize, massa de modelar na embalagem.
    II. Como também, cubos e jogos de encaixe.
    III. Separar livros de historinhas para a faixa etária correta de cada criança.
    IV. E especialmente utilizar jogos com regras.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – I e II, apenas.

Alternativa 3 – I, II e III, apenas.

 Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.

 Alternativa 5 – I, II, III e IV.

 

 

 

QUESTÃO 5

Quando o paciente aprendente chega à sala do psicopedagogo para a primeira sessão do diagnóstico, ele encontra uma mesa com vários materiais que podem estar dispostos estrategicamente na mesa, ou dentro de uma caixa. O objetivo é que, o sujeito interaja com os materiais, para fornecer dados que possibilitem compreender, entre outros aspectos o seu desenvolvimento, a forma que aprende, preferências, aversões, reações evitativas, nível de independência emocional e cognitivo, linguagem e conhecimentos adquiridos; ou seja, suas formas cognitivo-afetivas em situação de aprendizagem.

Elaborado pela professora (2021).

Para tanto, o recurso utilizado para isso é denominado:

Alternativas

 Alternativa 1 – Provas Operatórias.

 Alternativa 2 – Provas Piagetianas.

 Alternativa 3 – Prova de avaliação da coordenação motora.

Alternativa 4 – Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA).

 Alternativa 5 – Provas de conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos.

 

 

 

QUESTÃO 6

Você sabe que em um atendimento psicopedagógico, o diagnóstico pode ocorrer de várias maneiras e sem perder o seu objetivo? Então, neste momento vamos compreender a aplicação dos testes tomando por base a abordagem teórica da epistemologia convergente, em que o psicopedagogo inicia a aplicação dos testes em um diagnóstico aplicando a prova de Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA).

Elaborado pela professora (2021).

Diante disso, analise as alternativas e assinale o que corresponde com a EOCA.

Alternativas

 Alternativa 1 – É momento que o psicopedagogo elabora o segundo sistema de hipótese.

 Alternativa 2 – Oferece condições para o terapeuta compreender o funcionamento e desenvolvimento das funções lógicas do sujeito.

 Alternativa 3 – Tem por objetivo, investigar os vínculos que o sujeito pode estabelecer em um dos dois grandes domínios: o familiar e consigo mesmo.

Alternativa 4 – É um momento da sessão que o psicopedagogo consegue colher informações que vão lhe auxiliar a encontrar o primeiro sistema de hipótese.

 Alternativa 5 – Foi idealizado por Nádia Bossa e é um instrumento de várias complexidades de manipulação, ocorrendo por meio de uma entrevista com o sujeito.

 

 

 

QUESTÃO 7

A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) auxilia o terapeuta em psicopedagogia a organizar a observação no sentido de verificar os sintomas e possíveis causas da dificuldade aparente ou latente.

Elaborado pela professora (2021).

Para isso, considerando o exposto acima, é precisa levar em consideração elementos como:

  1. A temática, que significa o que é dito pelo entrevistado.
    II. A dinâmica, que se refere as ações quanto a gestos, execução, tom de voz, postura do entrevistado.
    III. O produto, que é o que ficou gravado na produção – papel, colagem, dobradura – realizados pelo sujeito.
    IV. Os elementos, temática, dinâmica e produto são os indicadores para o levantamento da segunda hipótese a ser levantada.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I apenas.

 Alternativa 2 – I e II apenas.

Alternativa 3 – I, II e III apenas.

 Alternativa 4 – II, III e IV apenas.

 Alternativa 5 – I, II, III e IV.

 

 

 

QUESTÃO 8

A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) é um instrumento utilizado pelos profissionais em psicopedagogia que objetiva compreender as manifestações cognitivas e afetivas da conduta do paciente em situação real de aprendizagem.

Elaborado pela professora (2021).


Se tratando deste instrumento, foi idealizado por:

Alternativas

 Alternativa 1 – Pela teoria cognitiva de Jean Piaget.

 Alternativa 2 – Pela Teoria Modular da Mente de Weiss.

 Alternativa 3 – Pela Teoria do Desenvolvimento De Lev S. Vygotsky.

 Alternativa 4 – Por meio da Teoria do Desenvolvimento de Henry Wallon.

Alternativa 5 – Pelo Defensor da Epistemologia Convergente, Jorge Visca.

 

 

 

QUESTÃO 9

É relevante para o profissional da psicopedagogia compreender a importância da EOCA e sua aplicação em um diagnóstico.

Elaborado pela professora (2021).

Pensando nisso, analise as afirmativas e assinale o que corresponde a aplicação da EOCA.

  1. Com a prova EOCA o psicopedagogo visa analisar como ocorre a aprendizagem do sujeito avaliado.
    II. A prova EOCA auxilia o profissional em psicopedagogia observar no indivíduo os conteúdos adquiridos, a atuação frente à vida, ansiedades, mecanismos de defesa e nível operatório.
    III. Na aplicação da prova EOCA o profissional precisa observar tudo que o sujeito manifesta, verificando se o tema da fala se repete, a atuação em nível de gestos, tonalidade de voz, interação com os materiais e objetos, a produção que o mesmo realiza na folha que lhe foi entregue, entre outras observações.
    IV. A EOCA é um momento importante para a verificação se o paciente avaliado está passando por problemas emocionais, e assim, indicar outras intervenções, sendo a parte final do diagnóstico.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I apenas.

 Alternativa 2 – I e II apenas.

Alternativa 3 – I, II e III apenas.

 Alternativa 4 – II, III e IV apenas.

 Alternativa 5 – I, II, III e IV.

 

 

 

QUESTÃO 10

Na aplicação da EOCA o profissional em psicopedagogia já deve analisar a modalidade de aprendizagem do paciente.

Elaborado pela professora (2021).

Para tanto, analise as afirmativas em relação aos aspectos que o terapeuta deve observar em relação a modalidade de aprendizagem.

  1. Hipoassimilativa, é quando o sujeito é bastante tímido, fala pouco, não se interessa pelos objetos e fixa em uma única atividade.
    II. Hiperassimilativa, o paciente no decorrer das atividades traz vários assuntos aleatórios, conversa e pergunta constantemente, não se atenta a ouvir, apenas em questionar. Prende-se aos detalhes e não ao todo.
    III. Hipoacomodativa, o sujeito apresenta certa dificuldade em estabelecer vínculos emocionais e cognitivos. E em alguns casos é taxado de preguiçoso. Não apresenta interesse em explorar os objetos e acaba por permanecer em uma mesma atividade.
    IV. Hiperacomodativa, a criança apresenta dificuldades de criar algo novo, tem preferência por copiar e repete o que aprende sem questionar ou investigar, é obediente e aceita os comandos de maneira submissa.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I apenas.

 Alternativa 2 – I e II apenas.

 Alternativa 3 – I, II e III apenas.

 Alternativa 4 – II, III e IV apenas.

Alternativa 5 – I, II, III e IV.

 

 

 

 

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “PROJETO DE ENSINO – MINHA PRIMEIRA CAIXA LÚDICA – 52/2024”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *