Descrição
QUESTÃO 1
Para ajudar ao leitor a seguir comodamente o tema de seu trabalho, você deve dividi-lo em capítulos, itens e subitens. O LaTeX o ajuda com comandos. A alternativa que apresenta apenas comando deste tipo é:
Alternativas
Alternativa 1 – \section{…} \subsection{…} \part{…} \chapter{…} \paragraph{…}
Alternativa 2 – \paragraph{…} \subparagraph{…} \subsubsection{…} \linebreak{…} \tableofcontents
Alternativa 3 – \subparagraph{…} \subsection{…} \subchapter{…} \subpart{…} \appendix
Alternativa 4 – \paragraph{…} \section{…} \pagestyle{…} \subsubsection{…} \appendix
Alternativa 5 – \subparagraph{…} \subsubsection{…} \subsubparagraph{…} \title{…} \author{…}
QUESTÃO 2
Suponha que em nosso arquivo de entrada tenhamos inserido os seguintes comandos:
\documentclass[a4paper,12pt]{article}
\usepackage[brazil]{babel}
\usepackage[latin1]{inputenc}
\begin{document}
Este é um exemplo de arquivo em \LaTeX
\begin{center}
\textbf{Texto em negrito e centralizado}
\begin{flushright}
Texto alinhado à direita.
\end{flushright}
\end{document}
Ao tentarmos compilar este arquivo, aparecerá uma mensagem de erro e um PDF não será gerado. Essa mensagem de erro se deve ao fato de que:
Alternativas
Alternativa 1 – O comando \LaTeX não existe, deveria ser \LATEX.
Alternativa 2 – Está faltando o comando que inicia o documento.
Alternativa 3 – O comando \textbf que gera um texto em negrito não pode ser usado no ambiente center.
Alternativa 4 – Não há um pacote no preâmbulo que permita que o LaTeX identifique os sinais de acentuação e cedilha.
Alternativa 5 – O ambiente center foi iniciado mas não foi encerrado, ou seja, falta o comando \end{center}.
QUESTÃO 3
Um dos editores que usam o LaTeX é o Texmaker e foi amplamente apresentado e utilizado durante as aulas do projeto de ensino. Os atalhos para Compilar e Ver PDF no Texmaker são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F1 e F4.
Alternativa 2 – F1 e Ctrl+Shift+M.
Alternativa 3 – F2 e F7.
Alternativa 4 – F1 e F7.
Alternativa 5 – Ctrl+Shift+M e Crtl+Shift+N.
QUESTÃO 4
Para compor textos com algum propósito especial, LaTeX define muitos tipos de ambientes para todas as classes de designs: \begin{nome} texto \end{nome}, em que nome é o nome do ambiente. Os ambientes são “grupos” ou “agrupamentos”. Também se pode mudar um novo ambiente dentro de outro, cujo caso deve se ter cuidado com a sequência. Tendo em vista o que foi afirmado, observe a inserção de alguns ambientes dentro de outros:
(I) \begin{document}
\begin{abstract}
\begin{quote}
Insert the abstract here!
\end{quote}
\end{abstract}
\end{document}
(II) \begin{abstract}
\begin{quote}
\begin{center}
Insert the abstract here!
\end{abstract}
\end{quote}
\end{center}
(III) \begin{document}
\begin{abstract}
\begin{center}
Insert the abstract here!
\end{abstract}
\end{center}
\end{document}
Nos itens anteriores, está correta a ordem entre os ambientes em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
No LaTeX existem caracteres reservados que têm um significado especial. Se forem introduzidos no seu arquivo diretamente, é muito provável que não sejam impressos ou obrigam ao LaTeX a fazer coisas que você não deseja. Como o caractere % (símbolo de porcentagem) que se for inserido sozinho faz com que o LaTeX, enquanto processa um arquivo de entrada, ignore o resto do conteúdo da linha. Este caractere é útil para introduzir notas no arquivo de entrada que não serão mostradas na versão impressa. Dentre as alternativas a seguir, a única que apresenta apenas caracteres especiais, como explicitados acima, é:
Alternativas
Alternativa 1 – $ & \
Alternativa 2 – * + $
Alternativa 3 – – \ @
Alternativa 4 – = / !
Alternativa 5 – | \ /
QUESTÃO 6
Analise as seguintes asserções a respeito do modo matemático no LaTeX:
(I) No modo matemático, a maioria das instruções só afeta o caractere seguinte. Se desejar que uma instrução influa sobre vários caracteres, então deve agrupá-los usando colchetes ([…]).
(II) Existem diferenças entre o modo matemático e o modo texto. Por exemplo, no modo matemático os espaços em branco e as mudanças de linhas não têm nenhum significado. Todos os espaços serão determinados a partir da lógica da expressão matemática ou se devem indicar com instruções especiais como \,, \quad ou \qquad.
(III) Existem funções matemáticas (seno, cosseno, tangente, logaritmo, …) que se apresentam com letra arredondada. Para essas funções LaTeX proporciona instruções.
(IV) Para que o LaTeX escolha de modo automático o tamanho apropriado dos delimitadores se dá o comando \left diante do delimitador de abertura e \right na frente do que fecha.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) está implementado uma ferramenta chamada MathJax, que reconhece comandos em linguagem LaTeX, os interpreta e transforma-os em equações.
Existem duas maneiras de inserir equações no LaTeX: a primeira é quando ela aparece junto ao texto (no meio da linha); a segunda forma é quando a equação aparece destacada em uma linha a parte. Para criar estes dois tipos de ambientes no LaTeX, digitamos as fórmulas em linha entre \( e \), entre $ e $ ou entre \begin{math} e \end{math} e para as fórmulas destacadas, digitamos a fórmula entre \[ e \], entre $$ e $$ ou entre \begin{displaymath} e \end{displaymath}.
Dentro do AVA, para inserir fórmulas, digitamos a fórmula:
Alternativas
Alternativa 1 – Entre $ e $ para fórmulas na linha e entre $$ e $$ para fórmulas destacadas.
Alternativa 2 – Entre \( e \) para fórmulas na linha e entre \[ e \] para fórmulas destacadas.
Alternativa 3 – Entre \@ e \@ para fórmulas na linha e entre \@@ e \@@ para fórmulas destacadas.
Alternativa 4 – Entre \begin{math} e \end{math} para fórmulas na linha e entre \begin{displaymath} e \end{displaymath} para fórmulas destacadas.
Alternativa 5 – Entre !@ e @! para fórmulas na linha e entre !!@ e @!! para fórmulas destacadas.
QUESTÃO 8
A pedido da American Mathematics Society (AMS), Donald Knuth desenvolveu, entre 1977 e 1986, o TeX e quase simultaneamente foi desenvolvido o LaTeX por Leslie Lamport, que criou um conjunto de macros para simplificar o uso da linguagem TeX. O principal objetivo na criação do TeX e do LaTeX era:
Alternativas
Alternativa 1 – Dificultar a publicação de artigos matemáticos, já que sua linguagem não é acessível a qualquer usuário.
Alternativa 2 – Produzir textos com muitas equações, com o objetivo de padronizar e facilitar as publicações de textos matemáticos.
Alternativa 3 – Produzir um software pago que melhorasse a qualidade das publicações científicas.
Alternativa 4 – Disponibilizar novas opções de editores de texto para que os autores se preocupassem mais com a formatação e as normas.
Alternativa 5 – Criar uma classe de documentos exclusiva da American Mathematics Society.
QUESTÃO 9
Os pacotes anexam novas propriedades ao sistema de LaTeX quando colocados no preâmbulo.
Pacotes no preâmbulo:
(1) \usepackage[latin1]{inputenc}
(2) \usepackage{color}
(3) \usepackage{hyperref}
Funções:
(A) Permite utilizar cores no texto.
(B) Permite ativar hyperlinks.
(C) Permite caracteres especiais como acentos e cedilha.
A correta associação entre os comando de inclusão dos pacotes e as suas funções no LaTeX é:
Alternativas
Alternativa 1 – 1A, 2B e 3C.
Alternativa 2 – 1C, 2A e 3B.
Alternativa 3 – 1C, 2B e 3A.
Alternativa 4 – 1B, 2A e 3C.
Alternativa 5 – 1B, 2C e 3A.
QUESTÃO 10
Tendo em vista o caráter prático e acessível do LaTeX, distanciando o autor do texto da sua formatação e dos cuidados com o layout, ele se tornou muito utilizado em todo o mundo e atualmente é quase uma unanimidade no meio científico para a produção de textos com muitas fórmulas. O LaTeX segue o paradigma WYSIWYM (acrônimo de What You See is What You Mean) e basicamente significa:
Alternativas
Alternativa 1 – Que a exibição na tela deve primar pela aparência exata da forma final impressa.
Alternativa 2 – Que o que é visto na tela de exibição é tudo o que há.
Alternativa 3 – Que a exibição na tela deve primar pelas informações, e não pela formatação, que é um trabalho que deve ser deixado para o computador.
Alternativa 4 – A capacidade de um programa de computador de permitir que um documento, enquanto manipulado na tela, tenha a mesma aparência de sua utilização, usualmente sendo considerada final a forma impressa.
Alternativa 5 – Nenhuma das alternativas anteriores.
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