PROJETO DE ENSINO –  INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 52_2024

Categoria:

Descrição

PROJETO DE ENSINO –  INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 52_2024

 

QUESTÃO 1

  •  

Ter a inteligência emocional bem desenvolvida é fundamental em todos os aspectos da vida humana, tanto no social quanto no profissional, sendo exatamente crucial a inteligência pessoal ou emocional. Nesse sentido, Salovey e John Mayer, propuseram uma definição elaborada de inteligência emocional que aborda algumas aptidões, dentre elas a aptidão de Lidar com Relacionamentos.

​Fonte: Goleman, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.


Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir sobre a aptidão de lidar com relacionamentos:

I. É a arte de se relacionar, bem como também a aptidão de lidar com as emoções dos outros.
II. Consiste na base de sustentação da popularidade, da liderança e da eficiência interpessoal.
III. Coloca as emoções a serviço de uma meta e consegue adiar a satisfação e conter a impulsividade com o autocontrole.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

 

Alternativa 2:

II, apenas.

 

Alternativa 3:

III, apenas.

 

Alternativa 4:

I e II, apenas.

 

Alternativa 5:

II e III, apenas.

QUESTÃO 2

  •  

Sabe-se que a inteligência emocional é um fator chave para uma vida equilibrada e sadia e também deve ser bem desenvolvida para a atuação no trabalho. Além da cognição do QI e da habilidade empresarial, a inteligência emocional necessita estar presente em um profissional de sucesso. Em pesquisas realizadas, constatou-se que pessoas com elevada IE constroem carreiras prósperas e duradouras, além de possuírem uma vida equilibrada pessoal e profissional.

 

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:

 

  1. A inteligência emocional está presente para gerar resultados positivos no trabalho em equipe.
  2. Saber solucionar problemas e tomar decisões fazem com que o indivíduo desenvolva a inteligência emocional.

III. Trabalhar em um ambiente no qual os profissionais possuem elevada IE promove um clima organizacional saudável.

 

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

 

Alternativa 2:

II, apenas.

 

Alternativa 3:

III, apenas.

 

Alternativa 4:

I e II, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III.

QUESTÃO 3

  •  

Quando não se domina esta habilidade, pode-se ficar à mercê dos sentimentos. Pessoas com esta habilidade administram melhor suas vidas, possuem capacidade de controlar sentimentos a cada momento e assim conseguem discernir melhor o aspecto emocional e a autocompreensão. Nessa situação, a habilidade descrita está diretamente ligado a:

Alternativas

Alternativa 1:

Habilidade de motivar-se.

 

Alternativa 2:

Lidar com relacionamentos.

 

Alternativa 3:

Ter empatia de sentimentos.

 

Alternativa 4:

Conhecer as próprias emoções.

 

Alternativa 5:

Reconhecer emoções nos outros.

QUESTÃO 4

  •  

Howard Gardner, psicólogo de Harvard, desenvolveu a teoria de inteligências múltiplas que propõe que a vida humana necessita do desenvolvimento de vários tipos de inteligências, ao invés de uma inteligência única. Nesse sentido, assinale a alternativa que cita os tipos corretos de inteligências.

Alternativas

Alternativa 1:

Inteligência musical, cinestésica, social, mecânica, biológica.

 

Alternativa 2:

Inteligência corporal, mecânica, biológica, espacial, linguística.

 

Alternativa 3:

Inteligência musical, cinestésica, espacial, naturalista, linguística.

 

Alternativa 4:

Inteligência lógico-matemática, cientifica, existencial, intuitiva, social.

 

Alternativa 5:

Inteligência intrapessoal, verbal e não verbal, naturalista, social, relacional.

QUESTÃO 5

  •  

John Mayer, psicólogo da Universidade de New Hampshire, em seus estudos sobre a inteligência emocional constatou que as pessoas tendem a adotar estilos típicos para acompanhar e lidar com suas emoções. Em algumas pessoas, determinado estilo pode acontecer em dois ramos: pessoas que estão geralmente de bom humor e por isso pouca motivação têm para mudá-los, e as que, apesar de verem com clareza seus estados emocionais, são suscetíveis aos maus estados de espírito e os aceitam, nada fazendo para mudá-los, apesar da aflição que sentem.

Fonte: Goleman, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.


Com base no texto, qual estilo de lidar com as emoções foi apresentado?

Alternativas

Alternativa 1:

Intuitivo.

 

Alternativa 2:

Resignado.

 

Alternativa 3:

Indiferente.

 

Alternativa 4:

Mergulhado.

 

Alternativa 5:

Autoconsciente.

QUESTÃO 6

  •  

A Inteligência Emocional é a capacidade de perceber, avaliar e expressar emoções com precisão; a capacidade de acessar e/ou gerar sentimentos quando estes facilitam o pensamento; a capacidade de entender as emoções e o conhecimento emocional e a capacidade de regular emoções para promover o crescimento emocional e intelectual. (MAYER; SALOVEY, 1997, p.401 apud VALLE, 2006, p.33). Pode-se considerar como fator fundamental o controle das emoções, ou seja, conseguir compreender o que significa determinado sentimento e conseguir lidar com ele. A partir disso, o individuo deve também desenvolver outra aptidão fundamental, a empatia.

Fonte: Goleman, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.


Com base no texto apresentado, assinale a alternativa que representa o conjunto de características relacionados a empatia.

Alternativas

Alternativa 1:

Capacidade de lidar com a complexidade emocional e intelectual da autoconsciência.

 

Alternativa 2:

Estabelecimento de relacionamentos interpessoais, permitindo maior chance de alcançar o sucesso.

 

Alternativa 3:

Desenvolvimento de talentos emocionais e o aprendizado do controle de impulsos e dos sentimentos.

 

Alternativa 4:

Reconhecimento dos sentimentos individuais e percepção das forças e fraquezas da autoconsciência.

 

Alternativa 5:

Compreensão sob a perspectiva dos outros e respeito às diferenças no modo de ver o mundo das outras pessoas.

QUESTÃO 7

  •  

Uma das abordagens sobre a definição de Inteligência Emocional leva em consideração a expansão de aptidões em cinco domínios. Sob essa perspectiva, assinale a alternativa na qual são considerados todos esses domínios.    

Alternativas

Alternativa 1:

Capacidade de lidar com relacionamentos, reconhecer emoções nos outros, motivar-se, conhecer as próprias emoções, lidar com as emoções.

 

Alternativa 2:

Habilidade de reconhecer as emoções nos outros, lidar com a autoconsciência emocional, desenvolver a empatia pelo próximo, desenvolver a arte de se relacionar.

 

Alternativa 3:

Desenvolvimento do autocontrole emocional, colocar as emoções direcionadas para uma meta, lidar com as emoções na autoconsciência.

 

Alternativa 4:

Habilidade de interação com outros indivíduos, utilizando competências sociais, desenvolver um relacionamento sadio, desenvolver a liderança e a eficiência interpessoal.

 

Alternativa 5:

Reconhecimento das próprias emoções e sentimentos, desenvolver habilidades interpessoais no trabalho e no âmbito familiar, ser um bom líder e desenvolver a popularidade entre as pessoas.

QUESTÃO 8

  •  

Hatch e Gardner identificaram quatro aptidões distintas como componentes da inteligência interpessoal. Segundo os pesquisadores, em seu conjunto, essas aptidões são a matéria do verniz interpessoal, os ingredientes necessários para o encanto e sucesso social.

Fonte: Goleman, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.


Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:

I. A aptidão essencial do líder consiste em organizar grupos, e é o talento que se vê em diretores de teatro, oficiais militares e chefes efetivos de organizações.
II. A aptidão de identificar e intuir sentimentos e as preocupações das pessoas considera a análise social, levando a uma fácil intimidade ou senso de relação.
III. Os indivíduos com aptidão para mediar acordos e disputas ou arbitrar podem construir carreira na diplomacia, na advocacia ou como gerentes de corporações, pois são ótimos em negociar soluções.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

 

Alternativa 2:

II, apenas.

 

Alternativa 3:

III, apenas.

 

Alternativa 4:

I e II, apenas.

 

Alternativa 5:

I, II e III.

QUESTÃO 9

  •  

Nos estudos sobre a inteligência emocional, Daniel Goleman e Richard E. Boyatzis descobriram que é possível encontrar algumas competências que podem ser aprendidas e permitem um desempenho excepcional no trabalho. Nesse sentido, assinale a alternativa na qual são consideradas as competências sob a perspectiva do autogerenciamento.

Alternativas

Alternativa 1:

Trabalho em equipe e influência, gerenciamento de conflitos e postura de resolutividade, liderança inspiradora.

 

Alternativa 2:

Consciência organizacional, perspectiva de crescimento, visão positiva diante de desafios, empatia.

 

Alternativa 3:

Orientação para atingir objetivos e metas, consciência organizacional, trabalho em equipe, coach e mentoria.

 

Alternativa 4:

Autoconsciência emocional, trabalho em equipe, compreender as emoções individuais e coletivas.

 

Alternativa 5:

Adaptabilidade, visão positiva das coisas, orientação voltada para atingir objetivos, autocontrole emocional.

QUESTÃO 10

  •  

Howard Gardner em seu livro Frames of Mind (Estados de Espírito), publicado em 1983, observa que não há um tipo específico ou único de inteligência que seja decisiva para o sucesso na vida, mas sim um amplo espectro de inteligências, sendo uma característica marcante dessa visão de inteligências a sua multiplicidade. Assim sendo, o autor continuou a evoluir seu pensamento e formulou a concepção das inteligências inter e intrapessoal.

Fonte: Goleman, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.


A partir do texto acima apresentado, analise as seguintes afirmações:

I. Pode se considerar a inteligência interpessoal como o desenvolvimento da capacidade de compreender outras pessoas.
II. A inteligência intrapessoal está associada à capacidade de formar um modelo preciso de si mesmo.
III. Na inteligência interpessoal uma característica marcante é o autoconhecimento, que está voltado para o contato com os próprios sentimentos.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

 

Alternativa 2:

II, apenas.

 

Alternativa 3:

III, apenas.

 

Alternativa 4:

I e II, apenas.

 

Alternativa 5:

II e III, apenas.

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “PROJETO DE ENSINO –  INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 52_2024”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se surgirem questionamentos ou se você precisar de orientação, escaneie o código QR ou clique para obter assistência via WhatsApp.

NÃO ENCONTROU O TRABALHO QUE PRECISA?
Chame-nos no WhatsApp (63) 99129-5554 | Escaneie o QRCODE acima ou clique no ícone do WhatsApp no cantinho da tela