PROJETO DE ENSINO – EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 52/2024

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PROJETO DE ENSINO – EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 52/2024

 

QUESTÃO 1

Considere o excerto de texto a seguir:

 

Invadir a ‘caixa-preta’ da escola, máxima reiterada nas investigações recentes, tem significado também perscrutar as relações interpessoais constituídas no cotidiano da escola, seja em função das relações de poder ali estabelecidas, seja em razão das diversas culturas em contato (culturas infantis, juvenis e adultas, culturas familiares e religiosas, dentre outras). Nessa perspectiva, a percepção de tensões e conflitos no ambiente escolar e nas formas como a escola se exterioriza na sociedade”.

VIDAL, Diana Gonçalves. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Revista Currículo sem Fronteiras, v.9, n.1, pp.25-41, Jan/Jun 2009. P. 26.

 

A partir de sua leitura, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

  1. A educação pode ser entendida como uma prática social, ou seja, tem que ser analisada e construída considerando-se as questões inerentes às sociedades.

PORQUE

  1. A escola tem, também, uma função social, a qual se caracteriza, dentre outras questões, pela responsabilidade compartilhada com outros agentes sociais na formação humana dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a vida em sociedade.

 

A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 

 Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

 Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 – As duas asserções são proposições falsas.

 

 

 

QUESTÃO 2

Considere a leitura do excerto de lei:

 

“Art. 1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”.

(BRASIL. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em 01 dez. de 2021).

 

A LBI foi instituída no ano de 2015 e significou um avanço no que concerne a assegurar os direitos das pessoas com deficiência no Brasil, contribuindo para a ampliação de concepções e posturas relativas à garantia de exercício pleno da cidadania por todos os indivíduos. Considerando as disposições estabelecidas pela Lei Brasileira de Inclusão apresentada em nossas aulas e disponibilizada no link, analise as afirmativas abaixo:

 

  1. A LBI, evidencia as diferenças entre os indivíduos, na medida em que determina as características das pessoas com deficiência, contribuindo para o preconceito e exclusão.
  2. A LBI é considerada uma conquista importante na luta dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.

III. A LBI aborda reafirma o conceito do Desenho Universal como uma das formas de assegurar a inclusão da pessoa com deficiência.

  1. A LBI aborda a inclusão em aspectos que pressupõem uma inclusão social e educacional, assegurando as oportunidades de exercício da cidadania.

 

É correto o que se afirma apenas em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I.

 Alternativa 2 – I e II.

 Alternativa 3 – II e IV.

 Alternativa 4 – I, II e III.

Alternativa 5 – II, III e IV. 

 

 

 

QUESTÃO 3

Considere o excerto de texto a seguir:

“A preocupação com a ação pedagógica empreendida com educandos com excepcionalidade intensifica-se, no período de 1979-1984. Conforme dados do CENESP/MEC, foram realizados no país 184 cursos de Educação Especial, sendo que, desses, 35 foram de atualização, 34 de especialização, 01 de aperfeiçoamento, 19 de estudos adicionais, 61 de extensão universitária, 26 de licenciatura e 08 de mestrado, que foram executados pelas Secretarias de Educação e/ou pelas universidades de 24 estados da Federação, propiciando a preparação de 6.707 profissionais, voltados para diversas áreas de atendimento educacional. (BRASIL, 1985) Podemos perceber, não apenas nesse período citado, mas em anos subsequentes, que a formação de professores para a Educação Especial, no país, assumiu diferentes formatos em vários estados brasileiros”.

MIRANDA, Therezinha Guimarães e GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. (Orgs.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 27.

 

Com base em sua leitura analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

  1. O olhar para a educação das pessoas com deficiência vem se transformando ao longo das últimas décadas, com grandes conquistas e avanços no que se refere à educação especial, sendo que uma das questões que influencia – ao mesmo tempo em que é influenciada por – essa transformação é a ampliação da formação dos professores em diferentes níveis e com o aprofundamento das discussões sobre a diversidade presente em ambientes educativos.

PORQUE

  1. As escolas brasileiras, assim como outras instituições onde se promove o ensino já encontram-se adaptadas no que se refere a estrutura e recursos materiais necessários para a inclusão da pessoa com deficiência, sendo necessário, apenas, que os recursos humanos também estejam formados e preparados para o trabalho em uma perspectiva inclusiva para que a inclusão educacional e social se concretize no Brasil.

 

A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

 Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. 

 Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 – As duas asserções são proposições falsas.

 

 

 

QUESTÃO 4

Considere o excerto de texto:

 

“Art. 3º: São objetivos do atendimento educacional especializado:

I – prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes;

II – garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;

III – fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e

IV – assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino”.

 

BRASIL. DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Acesso em 13 de dez. de 2021.

 

Ao analisarmos os objetivos apresentados no artigo sobre a oferta do Atendimento Educacional Especializado nas instituições de ensino brasileiras, podemos entender que:

 

  1. O AEE deve ser entendido como uma proposta pedagógica das instituições de ensino, constituindo a filosofia das instituições de ensino brasileiras.
  2. O AEE perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.

III. O AEE deve ser organizado de forma a promover uma articulação entre todos os processos, recursos e práticas que constituem uma instituição de ensino.

  1. O AEE deve incentivar os alunos a superarem suas dificuldades e enquadrarem-se na dinâmica e no contexto da escola em que estão matriculados.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I e II.

 Alternativa 2 – I e III.

 Alternativa 3 – II e IV.

Alternativa 4 – I, II e III. 

 Alternativa 5 – I, III e IV.

 

 

 

QUESTÃO 5

Considere o artigo a seguir:

 

O art. 2º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) define que:

 

“Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

(BRASIL. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em 01 dez. de 2021.

 

Analisando o que está disposta neste artigo e as discussões promovidas nas aulas, é correto o que se afirma em:

 

Alternativas

Alternativa 1 – Este artigo endossa que são as barreiras encontradas nos diversos âmbitos das sociedades influenciam na concepção de quem possui ou não uma deficiência, considerando-se como a participação deste indivíduo na sociedade se constitui. 

 Alternativa 2 – Este artigo pressupõe a revisão do conceito de desenho universal, uma vez que este conceito não é coerente com a definição de deficiência descrita no artigo.

 Alternativa 3 – O artigo descrito pressupõe que pessoa com deficiência é aquela que possui dificuldade em mais de uma área de desenvolvimento.

 Alternativa 4 – O artigo apresenta uma definição de deficiência já superada pela comunidade científica.

 Alternativa 5 – Este não é um artigo que faz parte da Lei Brasileira de Inclusão.

 

 

 

QUESTÃO 6

Considere o exposto a seguir:

 

“A educação inclusiva objetiva atender todos os alunos nas mesmas escolas e eles recebam uma educação de qualidade, isto é, que tenham acesso ao conhecimento escolar. Essas pessoas devem ser atendidas nas salas de ensino regular e receber um atendimento educacional especializado, conforme suas especificidades, porque estão mais vulneráveis à exclusão do contexto educacional e, por conseguinte, do social”.

MORI, Nerli Nonato Ribeiro e CEREZUELA, Cristina. (Orgs.). Inclusão e educação especial na educação básica: um estudo nas cinco regiões do Brasil. Maringá: EDUEM, 2021, p. 18).

 

A legislação com relação à educação inclusiva vigente em nosso país garante o direito ao aluno com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais o atendimento educacional especializado (AEE). Considerando as discussões apresentadas em nossas aulas e no material de apoio, analise as afirmativas abaixo:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – A educação inclusiva pressupõe a existência de escolas distintas para atender pessoas distintas.

 Alternativa 2 – As instituições de ensino no Brasil, de maneira geral, seguem o que estabelece o conceito de Desenho Universal, garantindo uma educação de qualidade a todos os alunos.

 Alternativa 3 – O AEE é um recurso disponibilizado exclusivamente nas instituições de ensino privadas, uma vez que demanda grande investimento na contratação de profissionais qualificados.

Alternativa 4 – Embora assegurado por lei, no Brasil, os alunos com deficiência encontram inúmeras dificuldades no contexto dos processos educativos, o que contribui para o insucesso da vida em comunidade. 

 Alternativa 5 – A inclusão educacional no Brasil trata-se de um processo que representa um retrocesso às conquistas alcançadas pelas escolas brasileiras, que precisam constantemente rever sua organização para atender o público-alvo da educação especial.

 

 

 

QUESTÃO 7

 

A imagem mostra uma sala de aula na qual crianças realizam atividades em um ambiente lúdico, com diversidade de materiais pedagógicos e com amplo espaço de circulação.

Entendo que a inclusão educacional requer práticas pedagógicas diferenciadas e que estimulem o desenvolvimento dos alunos, analise as afirmativas abaixo, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F):

 

( ) Uma sala de aula organizada como sugerido na imagem contribui para a estimulação de habilidades cognitivas, motoras e sócioemocionais.

( ) Salas de aulas como as sugeridas na imagem têm como resultado comportamentos indisciplinares, comprometendo o atendimento tanto aos alunos com deficiência quanto aos alunos sem necessidades educacionais especiais.

( ) Um ambiente educativo no qual os alunos se sintam livres para explorar suas habilidades e potencialidades, mediados pelo professor, promove o protagonismo do aluno, contemplando a diversidade e pluralidade da turma, beneficiando a todos os alunos.

( ) Uma sala de aula inclusiva é aquela que permite aos alunos com deficiência espaços pensados de acordo com suas necessidade, mas separados dos demais, para que eles possam desenvolver atividades diferenciadas.

 

A sequência correta é:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – V, F, V, V.

 Alternativa 2 – V, V, F, V.

 Alternativa 3 – F, F, V, F.

 Alternativa 4 – F, F, F, V.

Alternativa 5 – V, F, V, F.

 

 

 

QUESTÃO 8

Considere o excerto detexto a seguir:

 

“O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Costumo dizer que estar junto é se aglomerar no cinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Já inclusão é estar com, é interagir com o outro.” Maria Teresa Égler Mantoan, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Fonte: https://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=267&evento=10#menu-galeria Acesso em 14 de dez. de 2021.

 

A partitr de sua leitura, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

  1. No que se refere ao histórico da educação especial, a fase da segregação das pessoas com deficiência foi o período em que estas pessoas passaram a frequentar escolas regulares, saindo de outros tipos de instituições nas quais ficavam escondidas, ampliando, dessa forma, sua socialização com o meio em que se inseria.

PORQUE

  1. Compreendeu-se, nessa fase, que o melhor para esses alunos era que eles convivessem com pessoas consideradas “normais”, a fim de superar suas dificuldades.

 

A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

 Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

 Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5 – As duas asserções são proposições falsas. 

 

 

 

QUESTÃO 9

 

Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=279&evento=12#menu-galeria

 

Considerando as discussões propostas em nossas aulas e nos textos complementares, a observação e análise da imagem proposta nos permite pensar acerca dos desafios da inclusão nas escolas brasileiras. Sobre esses desafios:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – Evidencia-se a adoção do desenho universal em todas as instituições de ensino de nosso país.

Alternativa 2 – É preciso estimular a disponibilidade dos professores em aprender e entender sobre metodologias e práticas pedagógicas inclusivas. 

 Alternativa 3 – A fase da integração dos alunos com deficiência já foi superada e substituída em todos os espaços educativos em nossa sociedade.

 Alternativa 4 – A inclusão no Brasil é um processo que já chegou ao seu fim, na medida em que tudo o que podia ser feito nesse sentido, já foi pensado e realizado.

 Alternativa 5 – Os desafios relativos à educação inclusiva no Brasil são resultado do olhar das próprias pessoas com deficiência, que desenvolveram um olhar limitador de si mesmas ao longo das décadas.

 

 

 

QUESTÃO 10

Fonte: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/13257-avalia%C3%A7%C3%A3o-para-inclus%C3%A3o-e-o-erro-como-parte-da-constru%C3%A7%C3%A3o-do-conhecimento

 

A partir da análise dessa imagem e da frase e ainda considerando as discussões acerca da construção de propostas inclusivas, entendemos que o modelo de avaliação sugerido na imagem, considerado justo para o avaliador, na verdade:

 

  1. Apresenta a ideia de que o olhar avaliativo inclusivo deve ser pautado na oferta das mesmas atividades para todos os alunos, desconsiderando a diversidade e pluralidade de habilidades.
  2. Demonstra que a inclusão é um processo que se pauta no capacitismo, ou seja, no julgamento das habilidades de uma pessoa com base na sua deficiência.
  3. Chama a atenção para um entendimento equivocado dos conceitos de justiça, igualdade e equidade.
  4. Não reconhece a necessidade de adaptação de propostas, ambientes e conceitos para o pleno desenvolvimento da aprendizagem.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I e II, apenas.

 Alternativa 2 – II e III, apenas.

 Alternativa 3 – III e IV, apenas.

 Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.

Alternativa 5 – I, II, III e IV. 

 

 

 

 

 

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