Descrição
PROJETO DE ENSINO – BOAS PRÁTICAS DE MARKETING DIGITAL – 52/2024
QUESTÃO 1
Os resultados das métricas e KPI´s possibilitam muitas respostas para planejamento do marketing digital permitindo mensurar, monitorar e administrar estratégias. Você aprendeu sobre a diferença entre Métricas e KPI e a importância de defini-las de acordo com o estágio, modelo e objetivos do negócio. Pensando nisso, leia as informações a seguir:
João está prestando serviço de consultoria em Marketing para uma empresa de streaming de jogos online. A empresa foi lançada ao mercado ainda este ano e contratou João com o objetivo de construir estratégias de crescimento de base de clientes.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando o exposto, analise as afirmativas abaixo e selecione o conjunto de métricas e KPI’s mais úteis para este momento do negócio e para o objetivo do projeto.
Alternativas
Alternativa 1 – Métricas: Visitas ao site, contas criadas. KPI’s úteis serão taxa de retenção e taxa de engajamento.
Alternativa 2 – Métricas: CTR, Base de seguidores nas redes sociais, Menções. KPI ideal é o de visualização dos vídeos.
Alternativa 3 – Métricas: Visitas ao site, Número de curtidas, Notas de Satisfação. KPI ideal é a quantidade de seguidores.
Alternativa 4 – Métricas: Sentimento da marca, visualização de vídeos, alcance e impressões. KPI ideal é a taxa de cliques.
Alternativa 5 – Métricas: Avaliações do serviço, Impressões das campanhas e não pode faltar o KPI de Notas de Satisfação do Consumidor.
QUESTÃO 2
Quando se fala em Marketing é preciso trazer o conceito do funil de marketing e, para o marketing digital, é a mesma coisa. O funil de marketing tem três fases: topo, meio e fundo e cada uma dessas fases representa um momento da jornada de compra do cliente.
Elaborado pelo professor, 2021.
Com relação a cada uma dessas fases do funil de marketing, analise as afirmativas abaixo:
- É no topo do funil onde é preciso focar nos diferenciais perante a concorrência para podermos ajudar o usuário a optar por nossa empresa/produtos/serviços ao invés dos concorrentes.
II. O fundo do funil é onde se tem a compra efetiva do produto/serviço. É onde a marca pode realizar algum tipo de promoção ou condição exclusiva.
III. A fase meio do funil representa o momento onde seu futuro cliente ainda está descobrindo que tem um problema a resolver.
IV. É no meio do funil a fase onde o cliente faz pesquisas e tem o primeiro contato com a marca.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Para alcançar resultados com o marketing digital, é imprescindível ter um bom planejamento e isso inclui a documentação de uma estratégia, ou seja, não basta apenas criar uma estratégia é necessário documentá-la e evitar que as informações se percam para garantir alinhamento, métricas, processos e alcançar resultados.
Elaborado pelo professor, 2021.
Com relação a documentação da estratégia de Marketing e 5w2h, analise as afirmações abaixo:
As perguntas que devem ser respondidas com a ferramenta 5w2h são: O que (What)? Porque (Why)? Quem (Who)? Quando (When)? Onde (Where)? Como (How)? Quanto (How much)?
II. Não é necessário clareza, eficiência e objetividade no desenvolvimento do 5w2h, pois é uma ferramenta genérica de estratégia onde os pontos principais e prazos não são seu foco principal.
III. As ações e respostas respondidas nas estratégias de Marketing com o 5w2h somente funciona em grandes empresas e não é possível aplicá-lo em empresas de menor porte por conta da sua complexidade.
IV. A ferramenta 5w2h funciona como uma definição de quais atividades devem ser feitas, seus prazos e responsáveis. Ela é um conjunto de sete questões que buscam responder esses pontos de maneira ágil na criação de um plano de ação efetivo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Quando falamos de pontos de mídia devido ao amplo cenário de atuação da internet, as mídias digitais ganham diferentes aplicações. Podemos citar quatro principais canais de mídias digitais: paga, espontânea, proprietária e compartilhada.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando os conceitos de Mídia Paga, Espontânea, Proprietária e Compartilhada, analise as afirmações abaixo.
- Mídia espontânea diz respeito às relações públicas.
II. Mídia paga são aquelas onde há um investimento que pode ser recorrente ou pontual.
III. Mídia compartilhada corresponde a parcerias, comunidades, publicações e relações com veículos de comunicação.
IV. Mídia proprietária é aquela onde a marca tem controle da comunicação.
V. A combinação de todas essas mídias é o que gera a reputação de uma marca.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 2 – I, II e V, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 5
Você estudou que no funil de Marketing há fases de comunicação específica que acompanham a trajetória de compra do consumidor. Pensando nisso, imagine a seguinte situação:
Você foi contratado(a) por uma empresa que vende materiais eletrônicos para desenhar uma estratégia de Marketing e um plano de execução de uma campanha de Natal. O objetivo da empresa é o aumento das vendas com relação ao ano anterior, ao mesmo tempo que precisa atrair novos clientes, já que considerando a venda para os clientes que possui hoje, ela pode não ter o aumento que precisa para atingir suas metas de receita. Ao desenhar a sua estratégia, você considera o funil de Marketing e precisa definir o apelo de comunicação que cada fase deste funil terá.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando o exposto, analise as opções que mais faz sentido para o momento da empresa e os objetivos que ela precisa alcançar nesta campanha natalina.
- Na fase de base de funil o principal apelo deve ser os diferenciais do produto, por isso, a campanha trará os principais produtos da loja mostrando porquê são melhores que o concorrente.
II. Na fase de topo de funil, também considerada de atração, o apelo é mostrar tudo o que o cliente pode ter de experiências com determinados produtos. Assim poderemos atrair as pessoas que ainda não estão com a compra definida, mas querem entender a experiência por trás daquele produto e o que ele proporciona.
III. Na fase de meio funil é quando vamos apresentar os diferenciais dos principais produtos, pois agora o cliente está buscando soluções e vai precisar do máximo de informações possível para fazer a sua melhor escolha.
IV. Na etapa de conversão vamos focar na experiência do produto e isso fará diferença para este momento de compra.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
O Marketing passou por diversas fases até chegarmos ao que temos hoje, conhecido como Marketing 5.0, que combina a tecnologia com o fator humano. A tecnologia do Marketing segue cada vez mais com agilidade e enfatizando como a tecnologia é imprescindível tanto no relacionamento com os clientes quanto para ter informações em tempo real na tomada de decisões.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando as diversas fases passadas durante a história do Marketing, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Marketing 5.0 – Momento: Era da Informação – Foco: Consumidor – Mote: O cliente tem sempre razão.
Alternativa 2 – Marketing 1.0 – Momento: Era da Informação – Foco: Produto – Mote: Não importa o cliente, importa o produto.
Alternativa 3 – Marketing 3.0 – Momento: Era do relacionamento – Foco – Relações humanas e sociedade – Mote: Não importa o cliente, importa o produto.
Alternativa 4 – Marketing 5.0 – Momento: Tecnologia para humanidade – Foco: Tecnologia – Mote: Tecnologias passam a imitar comportamentos humanos.
Alternativa 5 – Marketing 2.0 – Momento: Era da Informação – Foco: Relações humanas e sociedade – Mote: A empresa precisa oferecer soluções para o coletivo.
QUESTÃO 7
Com relação à evolução do atendimento ao consumidor, denominado como SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), sabemos que para melhorar a experiência do consumidor, oferecendo um serviço mais moderno, satisfatório, o atendimento passou por várias fases, pois é necessário acompanhar as mudanças em relação ao comportamento do consumidor.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando às fases de mudança e alteração que a área sofreu durante os anos, podemos afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – A partir do SAC 3.0 os atendimentos via telefone deixaram de existir, sendo feitos exclusivamente através das redes sociais.
Alternativa 2 – O SAC 1.0 apareceu com o surgimento da internet e a possibilidade de comunicação por e-mail e outros canais de texto como SMS.
Alternativa 3 – As redes sociais aparecem no cenário da comunicação tornando-se mais uma opção de canal para relacionamento entre marcas e clientes. Essa fase foi conhecida como SAC 2.0.
Alternativa 4 – As mídias sociais surgem no SAC 3.0 e somente realizam atendimentos reativos e unilaterais, ou seja, quando o cliente tem algum problema e busca as empresas através das mídias sociais para resolvê-lo.
Alternativa 5 – No SAC 4.0 é possível ver a inserção de robôs (conhecidos como “bots”) para o atendimento aos consumidores. Esses robôs agem, principalmente, filtrando atendimentos para que quando os clientes cheguem ao atendimento humano, o atendente já tenha informações suficientes sobre o cliente e sobre a demanda, para que o atendimento seja mais efetivo e personalizado.
QUESTÃO 8
Atuar na área de Marketing exige conhecimento básico em tecnologia. Com o avanço da internet, a tecnologia cresce ainda mais e esse impacto no mercado tem sido visto por todos, a tecnologia não é mais um diferencial na atualidade, é essencial. É preciso ser assertivo, obter dados, fazer análises constantemente para efetividade das ações.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando o exposto, avalie a alternativa que explica esta afirmação.
Alternativas
Alternativa 1 – Ao entender sobre os recursos de tecnologia o Marketing fica melhor.
Alternativa 2 – Sem entender de tecnologia você não vai conseguir configurar campanhas em martechs.
Alternativa 3 – Sem entender de tecnologia, o profissional não consegue montar um checklist da ferramenta 5w2h.
Alternativa 4 – Sem saber de tecnologia, o profissional não consegue montar um plano de execução de Marketing.
Alternativa 5 – Ao compreender como usar recursos de tecnologia, o profissional consegue ser assertivo e analítico nas estratégias e execução de ações de Marketing.
QUESTÃO 9
É importante sabermos mensurar nossas atividades nas mídias sociais para termos a capacidade de definir se estamos indo no caminho correto ou se precisamos de ajustes nas estratégias montadas. A escolha da métrica é algo a ser quantificado e os KPI´s são critérios importantes para o andamento e alcance do objetivo.
Elaborado pelo professor, 2021.
Com relação às métricas e aos KPI’s assinale a alternativa que indique um KPI.
Alternativas
Alternativa 1 – Likes.
Alternativa 2 – Cliques em links.
Alternativa 3 – Base de Seguidores.
Alternativa 4 – ROI (Retorno sobre os investimentos).
Alternativa 5 – Visitas no site que vieram de mídias sociais.
QUESTÃO 10
Para a gestão de campanhas de mídia em ambiente digital, muito mais do que realizar configurações que identificam determinado público-alvo, inserir peças gráficas adequadas e textos persuasivos, se não houver configurações de registro e parâmetros de contabilização, a sua campanha não será assertiva.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando o exposto, assinale a alternativa que justifica essa afirmação:
Alternativas
Alternativa 1 – Sem as configurações de parâmetros, o público alvo não funciona da forma como deve funcionar.
Alternativa 2 – A campanha poderá não ser assertiva, pois sem os registros, as peças gráficas poderão não funcionar corretamente.
Alternativa 3 – Os registros e parâmetros controlam o investimento da campanha, por isso sem eles não há como controlar os investimentos.
Alternativa 4 – Os registros e parâmetros não ajudam a mostrar se a campanha tem ou não a ver com o cliente, se as reações dos públicos as ações estão sendo direcionadas e efetivas.
Alternativa 5 – Os registros e parâmetros indicam os pontos de conversão da campanha, sem eles a campanha não terá resultado, pois os algoritmos não saberão o que significa sucesso da campanha.
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