Descrição
"Existem, pelo menos duas estratégias para se executar a gestão da inovação, uma ligada à parte interna da organização, por meio de processos de identificação e construção das chamadas competências essenciais — através da codificação e circulação do conhecimento, analisando oportunidades e executando a estratégia adequada para integrar os processos de inovação com os setores de P&D e a produção. A outra estratégia é ligada ao nível externo à organização, interligando a capacidade de contratar e vender conhecimento, reunir recursos financeiros e trocar informações com organizações que possam, porventura, contribuir para a disseminação de conhecimento da empresa, como centros universitários, institutos de pesquisa, fornecedores e até empresas concorrentes. A gestão da inovação tecnológica, trata também de gerir e legitimar ações e processos de coordenação, não só entre os diversos níveis de hierarquia, mas, principalmente, entre os contratos de atores fora da hierarquia. Os desafios ligados à gestão da inovação são diretamente ligados à necessidade de evoluir e mudar conceitos e práticas de tomadas de decisão, e na gestão para criar e coordenar redes internas e externas às empresas.”
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