Descrição
ATIVIDADE 1 – TUAT – ACOMPANHAMENTO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS – 52_2025
A jornada educacional de toda criança é repleta de desafios, assim como para seus pais. No caso de crianças com autismo, a adaptação a novas rotinas e ambientes pode ser particularmente difícil, tornando a previsibilidade um fator essencial. Por isso, é fundamental que as mudanças ocorram de maneira gradual e estruturada, evitando impactos abruptos. Momentos de transição podem ser fontes de estresse e ansiedade para pessoas com TEA, tornando necessário um planejamento cuidadoso. No ambiente escolar, essas transições ocorrem com frequência, seja em mudanças para diferentes atividades ou em mudanças na rotina diária. Uma estratégia eficaz é avisar a criança com antecedência sobre qualquer alteração na rotina, bem como informar o tempo restante de cada atividade. Isso auxilia na adaptação e facilita a mudança de foco entre diferentes tarefas, minimizando desconfortos e promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor.
Fonte: https://autismoerealidade.org.br/2024/09/13/transicoes-escolares-no-autismo/. Acesso em: 25 mar. 2025.
Caso: A Chegada de Lucas à Escola
A Escola Criar & Incluir está se preparando para receber Lucas, um aluno de 5 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 2, acompanhado de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Antes de seu primeiro dia, a equipe pedagógica realizou uma reunião com os pais, a professora regente e o profissional acompanhante para entender melhor suas necessidades, especificações e desafios. Durante a conversa, seus responsáveis compartilharam informações sobre sua comunicação – Lucas é verbal. Também mencionaram sua sensibilidade aos sons altos e suas dificuldades com mudanças inesperadas, fatores que podem desencadear crises. Além disso, destacaram seus principais interesses: caminhão, planetas e blocos de montagem, elementos que poderiam ser utilizados como facilitadores no processo de adaptação.
Agora é com você:
Você, profissional responsável por acompanhar alunos com TEA na escola, deve propor aos pais e a equipe pedagógica um plano de ações para tornar a chegada de Lucas a escola, um momento seguro, acolhedor e inclusivo.
Orientações:
Para responder às questões do seu Plano de ações, considere:
O formulário preenchido pelos pais durante a reunião pedagógica disponível no Material da Disciplina.
Considere que escola em que Lucas foi matriculado possui os mesmos ambientes e informações do laboratório virtual, portanto, explore-o ao máximo: https://sites.google.com/view/apv-colegioobjetivo/espacializa%C3%A7%C3%A3o
Os materiais extras e aulas disponíveis no ambiente da disciplina.
Questões do Plano de ações:
Formulário: Qual a importância do Registro de Acompanhamento e das estratégias para alunos com TEA no momento da matrícula e reunião com os pais e/ ou responsáveis?
Ambiente Escolar: Como utilizar os recursos da sala de aula, brinquedoteca e parquinho para favorecer a socialização e inclusão de Lucas? Descreva porque escolheu os recursos mencionados em sua resposta. (Apresente ao menos um recurso para cada ambiente)
Comunicação e Rotina: Que estratégias podem ser adotadas para facilitar a comunicação e manter uma rotina estruturada na escola? (apresente ao menos duas estratégias) Descreva porque escolheu as estratégias mencionadas.
Socialização: Como interagir com os colegas respeitando as necessidades e interesses do aluno? (apresente ao menos 1 estratégia) Descreva porque escolheu a estratégia mencionada.
Regulação Emocional: Que medidas podem ser tomadas para evitar sobrecargas sensoriais e medidas que ajudem Lucas a lidar com suas emoções em sua adaptação e rotina escolar? (apresente ao menos duas estratégias) Descreva porque escolheu as estratégias mencionadas.
Suas respostas devem estar bem estruturadas, com ideias claras e justificativas embasadas na inclusão e na inclusão e no desenvolvimento do aluno. Utilize e cite fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT. Seu texto completo deve ter entre 30 e 40 linhas.
Boa atividade!
Avaliações
Não há avaliações ainda.