
Problematização O Marketing, ao longo dos anos, tem passado por muitas transformações que alteram como ele é definido e praticado. É possível perceber diferentes Eras do Marketing, desde a 1.0, que tem olhar voltado para a empresa, até a 5.0, com visão sistêmica considerando os efeitos da tecnologia e do ambiente nas estratégias.
novembro 8, 2024Problematização
O Marketing, ao longo dos anos, tem passado por muitas transformações que alteram como ele é definido e praticado. É possível perceber diferentes Eras do Marketing, desde a 1.0, que tem olhar voltado para a empresa, até a 5.0, com visão sistêmica considerando os efeitos da tecnologia e do ambiente nas estratégias.
Essas situações levaram a mudanças de como os profissionais percebem e monitoram o mercado. As variáveis necessárias deixaram de ser locais e se tornaram globais pelo fato de a atuação não ser mais restrita a uma região e também por outras empresas de fora atuarem geograficamente longe da sede.
É importante estimular os profissionais de Marketing a desenvolverem uma visão sistêmica do mercado para perceberem mudanças e se adaptarem conforme a necessidade, fazendo ações efetivas. Em um ambiente BANI, como ocorre na atualidade, é fundamental desenvolver a capacidade de observar o mercado e agir em momentos de adversidade, mantendo o pensamento aberto para novidades.
O ambiente digital é uma realidade que vem se consolidando, com mais empreendimentos buscando soluções para trazer negócios inteligentes. Dessa forma, tem-se tornado comum a utilização de softwares que possam trazer competitividade por meio do aumento da capacidade de processamento de informações.