
Olá, estudante!Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina e para realizar a atividade Mapa você precisa cumprir duas etapas, a saber: QUEBRAO que é coeficiente beta? Ele também é um índice. Nesse caso, existe para medir a sensibilidade de um ativo dentro de uma carteira. Uma outra forma de explicar o coeficiente beta é que ele possibilita que comparemos um ativo específico, individual, com o mercado de forma geral. Em suma, a volatilidade é medida – assim como normalmente vemos acontecer com ações comparadas ao Ibovespa. Ou seja, quão intensa vai ser a variação dessa ação de acordo com o indicador. QUEBRAComo funciona o coeficiente beta? Medir os riscos de um ativo é o pilar do funcionamento desse índice. Isso porque o seu grande objetivo é mensurar o seu grau de exposição ao risco e com qual intensidade ele é afetado pelas oscilações do mercado. Na prática, quando temos um coeficiente beta alto, temos um ativo de grande risco – e vice-versa. Aqui, cabe lembrar que, naturalmente, ativos de maior risco são também aqueles que mais trazem retorno. Logo, recomenda-se os coeficientes beta altos para os possuidores de carteiras mais arrojadas. O oposto ocorre em cenários mais conservadores: betas baixos, afinal, apresentam riscos menores. Em resumo, o coeficiente é um cálculo, cujo resultado é utilizado, por exemplo, quando traçamos o perfil de investidor de um cliente e buscamos títulos apropriados para este perfil.
outubro 2, 2024Olá, estudante!Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina e para realizar a atividade Mapa você precisa cumprir duas etapas, a saber:
QUEBRAO que é coeficiente beta?
Ele também é um índice. Nesse caso, existe para medir a sensibilidade de um ativo dentro de uma carteira. Uma outra forma de explicar o coeficiente beta é que ele possibilita que comparemos um ativo específico, individual, com o mercado de forma geral.
Em suma, a volatilidade é medida – assim como normalmente vemos acontecer com ações comparadas ao Ibovespa. Ou seja, quão intensa vai ser a variação dessa ação de acordo com o indicador.
QUEBRAComo funciona o coeficiente beta?
Medir os riscos de um ativo é o pilar do funcionamento desse índice. Isso porque o seu grande objetivo é mensurar o seu grau de exposição ao risco e com qual intensidade ele é afetado pelas oscilações do mercado.
Na prática, quando temos um coeficiente beta alto, temos um ativo de grande risco – e vice-versa. Aqui, cabe lembrar que, naturalmente, ativos de maior risco são também aqueles que mais trazem retorno. Logo, recomenda-se os coeficientes beta altos para os possuidores de carteiras mais arrojadas. O oposto ocorre em cenários mais conservadores: betas baixos, afinal, apresentam riscos menores.
Em resumo, o coeficiente é um cálculo, cujo resultado é utilizado, por exemplo, quando traçamos o perfil de investidor de um cliente e buscamos títulos apropriados para este perfil.