O Agronegócio é um setor fundamental da economia brasileira, contribuindo de forma significativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do país e para as exportações brasileiras. Engloba uma série de atividades relacionadas à produção, ao processamento e à comercialização de produtos agrícolas, pecuários e florestais.

abril 20, 2024 0 Por Luís Fernando

O Agronegócio é um setor fundamental da economia brasileira, contribuindo de forma significativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do país e para as exportações brasileiras. Engloba uma série de atividades relacionadas à produção, ao processamento e à comercialização de produtos agrícolas, pecuários e florestais. O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de commodities agrícolas, como soja, milho, café, açúcar e carne bovina, dentre outros. Esses produtos têm grande importância no mercado internacional, o que faz com que o Agronegócio seja responsável por uma parcela significativa das exportações brasileiras, gerando divisas para o país. O PIB do Agronegócio brasileiro, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, alcançou recordes sucessivos em 2020 e em 2021, com esse biênio se caracterizando como um dos melhores da história recente do 

Agronegócio nacional. Contudo, em 2022, o PIB do setor teve recuos sucessivos ao longo dos três primeiros trimestres do ano, acumulando queda de 4,28% de janeiro a setembro de 2022. Dessa forma, considerando-se os desempenhos parciais da economia brasileira e do Agronegócio, estima-se que a participação do setor no total fique por volta de 25% em 2022, pouco abaixo dos 27% registrados em 2021.

Se surgirem questionamentos ou se você precisar de orientação, escaneie o código QR ou clique para obter assistência via WhatsApp.

NÃO ENCONTROU O TRABALHO QUE PRECISA?
Chame-nos no WhatsApp (63) 99129-5554 | Escaneie o QRCODE acima ou clique no ícone do WhatsApp no cantinho da tela