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TAREFA 1 Na educação física, o planejamento permite uma visualização completa da organização do treinamento e garante o desenvolvimento lógico das sessões de treino, isto é, como cada dia de treino acontecerá. No contexto das ginásticas de academia, as sessões de treino são chamadas de “aulas” que, de igual forma, precisam ser cuidadosamente planejadas. Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, responda as duas questões que se seguem.
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TAREFA 1 Considerando o exposto e os conhecimentos adquiridos na disciplina, defina com suas palavras: a) O que é rítmica? b) O que é a dança para a Educação Física?
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TAREFA 1 Na educação física, a elaboração de um planejamento possibilita uma visão abrangente da estruturação dos treinos e assegura a progressão coerente das sessões de treinamento, ou seja, de que forma cada dia de treino será conduzido. No âmbito das atividades de ginástica em academias, as sessões de treino são denominadas “aulas” que, igualmente, necessitam de um planejamento meticuloso.
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TAREFA 2 Na ginástica de academia, a coreografia representa o planejamento de uma música. Ela é, basicamente, a união harmoniosa entre a música e os movimentos característicos de cada modalidade. Uma ferramenta que auxilia muito a o processo de estruturação da coreografia é a nota de coreografia. Nesse contexto, considere o trecho de uma nota de coreografia logo abaixo, e com base nas discussões e material da disciplina, responda as três questões que se seguem.
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TAREFA 2 Imagine agora a seguinte situação-problema: Você é um(a) profissional/professor(a) de educação física responsável por planejar uma série de aulas de Dança para um grupo de crianças, com idade entre 8 a 10 anos, em um clube/escola local. O objetivo é introduzir as crianças ao mundo da dança de uma forma divertida e envolvente, incentivando a expressão corporal, a coordenação motora e o trabalho em equipe.
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TAREFA 2 Entre as diversas modalidades de ginástica de academia, o jump é uma das mais populares. Nesta prática, os movimentos são realizados sobre um minitrampolim de formato circular, constituído basicamente por molas e uma lona que forma a superfície elástica. Embora os movimentos dessa modalidade sejam semelhantes aos de outras, eles demandam atenção e uma técnica de execução refinada devido à instabilidade da superfície.
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TAREFA 2 No processo de planejamento e organização de um programa de treinamento, um dos elementos cruciais a serem manipulados e controlados é a variável volume. Na prática, fatores como a duração e o número de repetições de um exercício físico específico são considerados ajustáveis para determinar e regular o volume do treinamento. Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as duas questões abaixo.
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TAREFA 2 No processo de planejamento e organização de um programa de treinamento, um dos elementos cruciais a serem manipulados e controlados é a variável volume. Na prática, parâmetros como a duração e o número de repetições de um exercício físico específico são ajustados para determinar e regular o volume total do treinamento, por exemplo. Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as duas questões abaixo.
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TAREFA 3 A Ginástica localizada pode ser considerada uma das modalidades de ginástica de academia mais tradicionais. Ela introduz os exercícios resistidos no contexto das aulas coletivas coreografadas, desta forma, os movimentos realizados são semelhantes aos encontrados nas salas de musculação. A partir desses apontamentos, considerando as discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.
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TAREFA 3 A aplicação da escala de percepção subjetiva de esforço (PSE) é essencial para o monitoramento do treinamento físico, sendo uma das ferramentas mais utilizadas para o controle da carga de treinamento. Por meio da PSE, os indivíduos relatam, em uma escala numérica, a sensação percebida em relação ao nível de esforço, permitindo que treinadores e atletas ajustem o volume e a intensidade dos exercícios com maior precisão. Este método, validado cientificamente, não apenas assegura a eficiência dos treinamentos e a prevenção de lesões, mas também permite a individualização dos programas de treinamento, adaptando-os às capacidades e limitações de cada pessoa, otimizando os resultados e promovendo a saúde dos praticantes. O quadro abaixo apresenta o controle da PSE ao longo das sessões de um microciclo de treinamento.
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TAREFA 3 A aplicação da escala de percepção subjetiva de esforço (PSE) é essencial para o monitoramento do treinamento físico, sendo uma das ferramentas mais utilizadas para o controle da carga de treinamento. Por meio da PSE, os indivíduos relatam, em uma escala numérica, a sensação percebida em relação ao nível de esforço, permitindo que treinadores e atletas ajustem o volume e a intensidade dos exercícios com maior precisão. Este método, validado cientificamente, não apenas assegura a eficiência dos treinamentos e a prevenção de lesões, mas também permite a individualização dos programas de treinamento, adaptando-os às capacidades e limitações de cada pessoa, otimizando os resultados e promovendo a saúde dos praticantes. O quadro abaixo apresenta o controle da PSE ao longo das sessões de um microciclo de treinamento.
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TAREFA 3 Na ginástica de academia, a coreografia representa o planejamento de uma música. Ela é, basicamente, a união harmoniosa entre a música e os movimentos característicos de cada modalidade. Uma ferramenta que auxilia muito a o processo de estruturação da coreografia é a nota de coreografia. Nesse contexto, considere o trecho de uma nota de coreografia logo abaixo, e com base nas discussões e material da disciplina, responda as três questões que se seguem.
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Tarefas: Com base no material da disciplina, nas referências bibliográficas e pesquisa em outras fontes, elabore um relatório com a estrutura a seguir, respondendo cada um dos questionamentos.
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TECERIA ETAPA: AÇÃO – Realização da atividade Agora, com base no exposto anteriormente e os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?!
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Teixeira e Silva (2010) explicam a Eclesiologia a partir do Concílio Vaticano II. A partir da leitura do artigo “Eclesiologia do Concílio Vaticano Segundo”, propomos na atividade Mapa, que: – Faça um resumo, com suas palavras do referido artigo. O resumo deverá conter as principais ideias apresentadas no artigo e ser redigido de 1 a 2 páginas, segunda a formatação com fonte tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5; justificado.
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Temos ouvido falar muito mais de marketing de conteúdo nos tempos recentes, com o aumento da utilização das redes sociais pelas marcas para interagir com consumidores, porém o marketing de conteúdo já acontece há muito tempo. Seu material da disciplina traz como exemplo a The Furrow, revista criada pela John Deere em 1895, e você talvez já tenha ouvido falar sobre o Guia Michelin. O Guia Michelin hoje é referência para classificação de restaurantes e, se você assiste Master Chef, deve ter ouvido falar de chefs brasileiros convidados, que foram contemplados com 1 ou 2 estrelas Michelin. Agora me diga, você acredita que este guia (com nome de marca de pneus) foi concebido com esta finalidade? Claro que não, não é? Ele inicialmente foi concebido para auxiliar motoristas a se aventurarem com seus carros pelas estradas afora.
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