ETAPA 3 Cálculo do Número de Reynolds. Para o cálculo do Número de Reynolds (Re), utilizar o valor da viscosidade cinemática mais próximo do valor de referência padronizado. Para isso, você deverá escolher, entre os dois experimentos realizados, o valor que mais se aproxima do valor de referência (escolha um valor da etapa 1 ou da etapa 2).

junho 3, 2024 0 Por Luís Fernando

ETAPA 3

Cálculo do Número de Reynolds.

Para o cálculo do Número de Reynolds (Re), utilizar o valor da viscosidade cinemática mais próximo do valor de referência padronizado.

Para isso, você deverá escolher, entre os dois experimentos realizados, o valor que mais se aproxima do valor de referência (escolha um valor da etapa 1 ou da etapa 2).

 

υ = viscosidade cinemática da água 9,86 ∙ 10−7 (m2/s).

 

Para determinar a velocidade de escoamento, você deverá realizar o experimento virtual: PERDA DE CARGA DISTRIBUÍDA da Algetec®. O experimento virtual deverá ser realizado para a tubulação de PVC soldável de diâmetro comercial de 32 mm.

 

Para descobrir a vazão experimental, você deverá encontrar a perda de carga distribuída relacionada ao escoamento, conforme a imagem a seguir:

 

Figura 1 – Perda de carga distribuída experimental

Fonte: o autor.

 

Obs.: a vazão experimental encontrada estará em Litros/hora.

 

Determine o Número de Reynolds para uma tubulação de PVC soldável de diâmetro externo de 32 mm.

 

Responda: qual é o tipo de regime de acordo com o valor obtido pelo Re?

 

Obs.: tire um print de seu experimento e coloque como anexo junto ao seu MAPA.