ETAPA 2 – É HORA DE COLOCAR AS MÃOS NA MASSA (atividade prática com evidência fotográfica) Nesta etapa, você deverá planejar e construir um recurso pedagógico para ser utilizado com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente no ciclo de alfabetização ( 3º ano). Escolha uma história infantil curta como base para a atividade.

agosto 4, 2025 0 Por

ETAPA 2 – É HORA DE COLOCAR AS MÃOS NA MASSA (atividade prática com evidência fotográfica)

Nesta etapa, você deverá planejar e construir um recurso pedagógico para ser utilizado com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente no ciclo de alfabetização ( 3º ano). Escolha uma história infantil curta como base para a atividade.

Exemplos de recursos possíveis (você pode criar outro):

– Caixa surpresa com objetos da história

– Avental de contação de histórias

– Palitoches ou dedoches com personagens

– Varal de imagens da narrativa

– Livro sensorial feito com EVA, feltro, tecido, etc.

O que deve conter na entrega prática:

– Nome da história escolhida e objetivo pedagógico da atividade (por exemplo: estimular a linguagem oral, ampliar vocabulário, reforçar sequência lógica).

– Descrição do material construído (quais materiais foram usados, como foi montado, em que momento da aula será utilizado).

– Envio de 3 fotos obrigatórias:

 Foto 1: Recursos para a construção do material.

Foto 2: Você em processo de montagem ou organização do material.

Foto 3: Você com o material finalizado e pronto para uso.

 

Orientações Finais:

Use a criatividade e reaproveite materiais disponíveis.

O foco da avaliação será: clareza do objetivo pedagógico, adequação ao público-alvo, criatividade, reaproveitamento de materiais e coerência entre teoria e prática.

Valorize a estética e a funcionalidade do material produzido.