ETAPA 2 Após o dimensionamento da treliça de cobertura, você deverá também dimensionar os pilares que servem de apoio para ela. Considere que a treliça será apoiada sobre um pilar quadrado 15×15 de madeira dicotiledonia C30 de primeira categoria. O local da construção possui umidade relativa do ambiente inferior a 65%. Considere que o pilar possui 350cm de comprimento, estando engastado na fundação. Considere também que você executará um sistema de contraventamento que impede a translação horizontal dos pilares na sua extremidade superior (apoio da treliça). Com base nessas informações, avalie se a seção 15×15 cm resistirá solicitação de cálculo de – 66,5 kN gerado pela treliça. ATENÇÃO: considere que a treliça será apoiada no centro geométrico do pilar.

junho 2, 2024 0 Por Luís Fernando

ETAPA 2

 

Após o dimensionamento da treliça de cobertura, você deverá também dimensionar os pilares que servem de apoio para ela. Considere que a treliça será apoiada sobre um pilar quadrado 15×15 de madeira dicotiledonia C30 de primeira categoria. O local da construção possui umidade relativa do ambiente inferior a 65%.

Considere que o pilar possui 350cm de comprimento, estando engastado na fundação. Considere também que você executará um sistema de contraventamento que impede a translação horizontal dos pilares na sua extremidade superior (apoio da treliça).

Com base nessas informações, avalie se a seção 15×15 cm resistirá solicitação de cálculo de – 66,5 kN gerado pela treliça.

 

ATENÇÃO: considere que a treliça será apoiada no centro geométrico do pilar.