
Disparos à queima-roupa O atirador estava no meio de uma pequena multidão de apoiadores de Fico que estava reunida em frente a um centro cultural em Handlova, onde o primeiro-ministro havia participado de uma reunião. O ataque pegou a equipe de segurança de Fico completamente desprevenida. Um vídeo mostra o primeiro-ministro, após ser baleado, sendo carregado por vários seguranças, que o colocam dentro de um carro e o levam para longe dali.
agosto 6, 2024Disparos à queima-roupa
O atirador estava no meio de uma pequena multidão de apoiadores de Fico que estava reunida em frente a um centro cultural em Handlova, onde o primeiro-ministro havia participado de uma reunião.
O ataque pegou a equipe de segurança de Fico completamente desprevenida. Um vídeo mostra o primeiro-ministro, após ser baleado, sendo carregado por vários seguranças, que o colocam dentro de um carro e o levam para longe dali.
O atirador disparou cinco tiros à queima-roupa, e Fico foi atingido na barriga e no braço.
Ele foi levado às pressas para o hospital em uma ambulância aérea, e foi submetido a uma cirurgia de cinco horas, realizada por uma equipe cirúrgica e de trauma, segundo Lapunikova.
No fim do dia, o vice-primeiro-ministro Tabara disse ao programa Newshour, da BBC, que Fico não estava “em [uma] situação de risco de morte neste momento”.
Ele acrescentou que o primeiro-ministro foi baleado “de muito perto” — e que “uma bala atravessou o estômago, e a segunda atingiu a articulação”.
A polícia ainda não identificou o suspeito. Reportagens não confirmadas da imprensa local dizem que ele era um escritor e ativista político de 71 anos.
Um vídeo que está sendo amplamente circulado na mídia eslovaca se propõe a apresentar o suspeito.
Nas imagens, o homem diz discordar da política do governo e de sua postura em relação à mídia estatal. A BBC não sabe se a pessoa que aparece no vídeo é o autor dos disparos que foi detido no local do ataque, nem as circunstâncias em que foi gravado (BBC News Brasil, 2024).