
Desta forma, para fazermos uma análise crítica acerca das alterações realizadas há época, é importante que se tenha um conhecimento técnico sobre o tema, ainda mais quando estamos realizando estes debates em ambiente acadêmico, pois, o conhecimento desempenha um papel fundamental na formação de julgamentos e na tomada de decisões conscientes, formando assim julgamentos sólidos em um mundo onde a informação pode ser abundante e muitas vezes extremamente superficial.
maio 2, 2024Desta forma, para fazermos uma análise crítica acerca das alterações realizadas há época, é importante que se tenha um conhecimento técnico sobre o tema, ainda mais quando estamos realizando estes debates em ambiente acadêmico, pois, o conhecimento desempenha um papel fundamental na formação de julgamentos e na tomada de decisões conscientes, formando assim julgamentos sólidos em um mundo onde a informação pode ser abundante e muitas vezes extremamente superficial.
Regras trabalhistas equilibradas podem estimular um ambiente em que os trabalhadores se sintam valorizados e motivados, o que, por sua vez, pode resultar em maior produtividade e inovação nas empresas. Por sua vez, estabelecendo regras claras, o Direito do Trabalho contribui para a estabilidade social e econômica, reduzindo conflitos laborais que poderiam resultar em greves, paralisações e litígios judiciais, trazendo mais segurança e previsibilidade para o empregador.
Como sabemos, Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um conjunto de regras que define os padrões para as interações laborais no país. Criada em 1943 por Getúlio Vargas, a CLT é amplamente respeitada e até serviu de modelo para outras nações. Ao longo do tempo, a CLT foi ajustada para se adequar às mudanças sociais e nas relações de trabalho, sendo uma das mais importantes reformas aquela havida em 2017, por meio da Lei 13.467/17.