
DA TEORIA À PRÁTICA: ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
agosto 4, 2025DA TEORIA À PRÁTICA: ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Olá, futuro(a) pedagogo(a)!
Conforme estudado no livro Produção Textual I – Estratégias de Produção (SOUZA; MACEIS, 2022), e nos escritos de Freire (1989), Smith (1999) e Koch (2003), ler e escrever são práticas sociais, comunicativas e interdependentes. Por isso, para ensinar bem a escrita, é necessário oferecer aos alunos experiências significativas de leitura, escuta, planejamento e reescrita, sempre com propósitos comunicativos claros.
A proposta desta atividade M.A.P.A. é justamente permitir que você passe do estudo teórico à prática pedagógica, elaborando uma proposta de produção textual para alunos da Educação Básica. A proposta deverá considerar os fatores de textualidade (coesão, coerência, intencionalidade, situacionalidade, etc.), os gêneros discursivos, as funções da linguagem e os elementos da comunicação, articulando tudo isso com estratégias que promovam a autoria, o pensamento crítico e o engajamento real dos alunos com a linguagem.