COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO CONTEXTO HOSPITALAR Em uma organização hospitalar são muitos os canais por meio dos quais pode ocorrer a troca de informações e, cada um deles, necessita ser atentamente analisado, de modo a assegurar a manutenção da qualidade da informação, sob pena da criação de barreiras ou restrições à organização e, até mesmo, a ocorrência de erros na administração de medicações, nos sítios cirúrgicos, ou falhas de diagnóstico que, além de comprometer a segurança do paciente, põem em risco a sua vida e podem resultar em processos judiciais.O simples contato com a recepcionista ou telefonista já é um processo que pode facilitar ou dificultar o relacionamento do público com os profissionais da organização. A falta de Comunicação entre as várias unidades de um hospital é um fator negativo atualmente observável nessas organizações. Isso se contrapõe ao desafio de operacionalizar um modelo de gestão aberto e flexível, que incorpore a dimensão comunicativa e uma distribuição mais homogênea do poder. Portanto, seria possível pensar em Acreditação em uma organização incapaz de promover uma Comunicação eficiente entre os diferentes membros das equipes profissionais e as diversas unidades de produção? Como um hospital, cujo ambiente informacional é confuso e fragmentado, pode prestar real esclarecimento ao usuário e aos seus familiares sobre a assistência prestada?

outubro 2, 2024 0 Por Luís Fernando

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO CONTEXTO HOSPITALAR

Em uma organização hospitalar são muitos os canais por meio dos quais pode ocorrer a troca de informações e, cada um deles, necessita ser atentamente analisado, de modo a assegurar a manutenção da qualidade da informação, sob pena da criação de barreiras ou restrições à organização e, até mesmo, a ocorrência de erros na administração de medicações, nos sítios cirúrgicos, ou falhas de diagnóstico que, além de comprometer a segurança do paciente, põem em risco a sua vida e podem resultar em processos judiciais.O simples contato com a recepcionista ou telefonista já é um processo que pode facilitar ou dificultar o relacionamento do público com os profissionais da organização. A falta de Comunicação entre as várias unidades de um hospital é um fator negativo atualmente observável nessas organizações. Isso se contrapõe ao desafio de operacionalizar um modelo de gestão aberto e flexível, que incorpore a dimensão comunicativa e uma distribuição mais homogênea do poder. Portanto, seria possível pensar em Acreditação em uma organização incapaz de promover uma Comunicação eficiente entre os diferentes membros das equipes profissionais e as diversas unidades de produção? Como um hospital, cujo ambiente informacional é confuso e fragmentado, pode prestar real esclarecimento ao usuário e aos seus familiares sobre a assistência prestada?