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Segunda Etapa Agora, baseado neste conjunto de requisitos, elabore um diagrama de classes contemplando o domínio apresentado. – Identifique os conceitos chaves que irão solucionar o problema e defina suas características (atributos) e suas responsabilidades (métodos). – Atividade irá contar somente com a modelagem do domínio descrito abaixo, não precisando modelar elementos de interface gráfica nem de acesso ao banco de dados. – Quanto as nomenclaturas das Classes, Associações, Atributos, Métodos, etc busque sempre nomes significativos que nos ajude a entender intuitivamente do que se trata. – Quanto a escolha da ferramenta para desenvolvimento, fique a vontade em utilizar a que você se sentir mais confortável, apesar de termos sugerido utilizar a LucidChart.
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Segunda etapa – CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR a atividade. A empresa optou pelo enquadramento tributário no Lucro Real e o sistema de custeio que você optou em adotar é o Custeio por Absorção. Segundo dados históricos da Pastinor Ltda e, como informado anteriormente, na produção das embalagens utiliza-se somente uma matéria prima: o polietileno de alta densidade (PEAD). São três os produtos produzidos pela empresa: o rolo da embalagem hortifruti Pequeno (P), o Médio (M) e o Grande (G).
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SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE da situação-problema e REALIZAÇÃO da atividade Agora, com base no exposto e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua atividade MAPA. Vamos lá?! Considere que você é um(a) gestor(a) de projetos e está avaliando diferenças e semelhanças entre a versão 6 e a versão 7 do Guia PMBOK. Após minuciosa avaliação constatou que a questão do risco está presente na sexta edição como uma área de conhecimento e na sétima edição como um princípio que procura responder acerca de oportunidades e ameaças.
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SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE – Situação Problema Imagine que você é o gestor(a) da UBS mais próxima da sua residencia/trabalho, e foi escolhido(a) pela Secretaria de Saúde Municipal para ser o palestrante em um treinamento para outros gestores(as) de UBS da sua região. Nesse treinamento, os gestores(as) precisarão entender o que é QVT, assim como, aprender como identificar fatores influenciadores na QVT dos profissionais de saúde liderados por ele(a). Para isso, a Secretaria de Saúde Municipal enviou um briefing à você onde estabelece qual o interesse em sua palestra. Neste briefing a Secretaria solicita que você explique sobre a QVT, como podemos identificar os fatores influenciadores sobre os profissionais e porque as UBS´s precisam dar importância à QVT.
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SEGUNDA ETAPA: Análise da situação problema Suponha que você seja o diretor de marketing da empresa TechGadget, especializada na produção de smartphones. Nos últimos anos, sua empresa tem enfrentado uma crescente concorrência da empresa EcoTech, que lançou um smartphone ecologicamente correto, utilizando materiais recicláveis e promovendo práticas sustentáveis. A TechGadget precisa decidir se lança, ou não, um modelo de smartphone sustentável para competir com o produto eco-friendly da EcoTech. Por outro lado, a EcoTech deve decidir se aumenta, ou não, os gastos em publicidade para promover seu produto sustentável.
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Segunda etapa: análise do caso hipotético Você trabalha em uma empresa de grande porte da sua cidade como Data Protection Officer (encarregado de dados), sendo responsável por uma equipe de dez colaboradores que deve cuidar dos dados inseridos no sistema da empresa no momento em que os clientes fazem o cadastro com suas informações, para análise e pedido de cartão de crédito. Além disso, a mesma equipe é responsável pela inserção dos devedores no SCPC/SERASA quando o usuário/cliente deixa de efetuar o pagamento dentro do prazo de 60 dias, conforme o contrato firmado entre as partes.
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SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE e RESOLUÇÃO da situação problema A Tech Innovators Ltda. é uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares e soluções tecnológicas para empresas de pequeno e médio porte. Fundada em 2015, a empresa tem se destacado no mercado por oferecer produtos inovadores que aumentam a eficiência e a competitividade de seus clientes. Com um portfólio diversificado de produtos, incluindo sistemas de gestão empresarial (ERP), aplicativos móveis personalizados e soluções de inteligência artificial, a Tech Innovators busca constantemente expandir sua atuação no mercado.
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SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE e RESOLUÇÃO da situação-problema Você é um Consultor Financeiro contratado para analisar a viabilidade financeira de um empreendimento que está em processo de estudo/lançamento. O empreendimento é uma startup de software que desenvolve uma plataforma de e-commerce com modelo de assinatura para pequenas e médias empresas. A empresa possui uma equipe talentosa e um protótipo extremamente promissor. A partir das informações coletadas, será necessário projetar o fluxo de caixa e calcular alguns indicadores financeiros: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback Exato.
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SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE e RESOLUÇÃO da situação-problema A XYZ Ltda. é uma empresa comercial que está estabelecida no Paraná, optante pelo Lucro Presumido. A empresa possuía, em 01/02/20X1, um Estoque inicial de R$ 3.000,00 (sendo 300 unidades) em mercadorias, um saldo em Caixa de R$ 20.000,00 e um saldo na conta Capital Social de R$ 23.000,00.
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SEGUNDA ETAPA: CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR a atividade. A MarketBoost Consultoria em Marketing está buscando definir os preços de seus serviços de forma estratégica. Eles precisam calcular o custo do serviço prestado, determinar o preço de venda utilizando o Mark-up multiplicador e identificar o ponto de equilíbrio contábil para garantir a viabilidade financeira do negócio.
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SEGUNDA ETAPA: CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR a atividade. A TribuCon Consultoria é uma empresa especializada em serviços de consultoria tributária para empresas de médio e grande porte que operam sob os regimes de Lucro Presumido ou Lucro Real. A empresa oferece soluções abrangentes que visam otimizar a carga tributária de seus clientes, garantir conformidade com a legislação vigente e proporcionar uma visão estratégica sobre a gestão de tributos.
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SEGUNDA ETAPA: CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR a atividade. Joana Santos, residente no Paraná, foi contratada pela empresa Minerva Ltda, uma indústria fabricante de produtos químicos para diversos fins. Sua admissão ocorreu em 01/01/2020, para desempenhar o cargo de Técnica Química na empresa. No entanto, devido a uma reestruturação interna, a empresa decidiu realizar demissões e Joana foi desligada sem justa causa em 30/04/2024. A empresa optou por indenizar o aviso prévio e Joana não precisou cumprir o período do mesmo. Ela não possuía férias vencidas.
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Segunda etapa: Considerar a situação-problema e realizar a atividade. Para orientar adequadamente esta atividade, realize a leitura do livro da bibliografia básica da disciplina Controladoria Estratégica e Seus Desdobramentos Comportamentais, dos autores Vera Bermudo e Roberto Vertamatti, das páginas 61 a 66, que tratam da ascensão meteórica da Enron, movida por uma cultura empresarial que incentivava comportamentos antiéticos e arriscados. A empresa utilizou práticas contábeis complexas e enganosas, conhecidas como “contabilidade criativa”, para inflar seus lucros e esconder suas dívidas.
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SEGUNDA ETAPA: Considere a situação problema da atividade: Joseph, de 35 anos, é casado, pai de três filhos e trabalha há cinco anos em uma das principais lojas de brinquedos de sua cidade, onde ocupa o cargo de serviços gerais. Suas responsabilidades incluem a organização diária da loja e o reabastecimento das prateleiras, além de manter boas relações com clientes e colegas de trabalho. Recentemente, surgiram problemas relacionados ao seu comportamento. O gestor da loja começou a receber queixas frequentes dos colegas sobre mudanças negativas no comportamento de Joseph. Eles relataram que ele tem se distanciado da equipe e demonstrado irritação com os clientes, muitas vezes respondendo de maneira áspera e, em alguns casos, até quebrando brinquedos próximos a ele como forma de expressar a sua raiva. Além disso, o colaborador tem mostrado impaciência com as crianças, proibindo-as de retirar os brinquedos das prateleiras sem a autorização da gestão, alegando que isso desorganiza a loja e aumenta seu trabalho.
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SEGUNDA ETAPA: Considere a situação problema da atividade: Joseph, de 35 anos, é casado, pai de três filhos e trabalha há cinco anos em uma das principais lojas de brinquedos de sua cidade, onde ocupa o cargo de serviços gerais. Suas responsabilidades incluem a organização diária da loja e o reabastecimento das prateleiras, além de manter boas relações com clientes e colegas de trabalho. Recentemente, surgiram problemas relacionados ao seu comportamento. O gestor da loja começou a receber queixas frequentes dos colegas sobre mudanças negativas no comportamento de Joseph. Eles relataram que ele tem se distanciado da equipe e demonstrado irritação com os clientes, muitas vezes respondendo de maneira áspera e, em alguns casos, até quebrando brinquedos próximos a ele como forma de expressar a sua raiva. Além disso, o colaborador tem mostrado impaciência com as crianças, proibindo-as de retirar os brinquedos das prateleiras sem a autorização da gestão, alegando que isso desorganiza a loja e aumenta seu trabalho.
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SEGUNDA ETAPA: Considere a situação problema da atividade: Joseph, de 35 anos, é casado, pai de três filhos e trabalha há cinco anos em uma das principais lojas de brinquedos de sua cidade, onde ocupa o cargo de serviços gerais. Suas responsabilidades incluem a organização diária da loja e o reabastecimento das prateleiras, além de manter boas relações com clientes e colegas de trabalho. Recentemente, surgiram problemas relacionados ao seu comportamento. O gestor da loja começou a receber queixas frequentes dos colegas sobre mudanças negativas no comportamento de Joseph. Eles relataram que ele tem se distanciado da equipe e demonstrado irritação com os clientes, muitas vezes respondendo de maneira áspera e, em alguns casos, até quebrando brinquedos próximos a ele como forma de expressar a sua raiva. Além disso, o colaborador tem mostrado impaciência com as crianças, proibindo-as de retirar os brinquedos das prateleiras sem a autorização da gestão, alegando que isso desorganiza a loja e aumenta seu trabalho.
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