As crianças participantes obtiveram uma melhoria significativa em sua capacidade de lidar com o estresse do ambiente hospitalar e dos procedimentos cirúrgicos. Isso foi evidenciado não apenas por observações durante as sessões, mas também por feedbacks dos próprios pacientes, de seus familiares e da equipe médica. Além de oferecer uma distração bem-vinda, a contação de histórias facilita uma conexão vital com a vida cotidiana fora do hospital. As histórias escolhidas frequentemente apresentavam temas e cenários que refletiam o mundo exterior, permitindo que as crianças mantivessem um vínculo com a normalidade e continuassem seu desenvolvimento educacional e social. Este aspecto foi particularmente valorizado pelos educadores e pais, que observaram um engajamento renovador com o aprendizado e uma atitude mais positiva em relação ao hospital Concluindo, a Pedagogia Hospitalar e a prática de contação de histórias dentro do contexto hospitalar têm um impacto profundamente positivo na experiência das crianças internadas. Ao integrar esses elementos no cuidado pediátrico, os hospitais não apenas melhoram o bem-estar emocional e social de seus pacientes jovens, mas também reafirmam o compromisso com uma abordagem de tratamento holística. Esse modelo não apenas alivia os sintomas físicos da doença, mas também cura o espírito, demonstrando que mesmo em situações desafiadoras, a aprendizagem e o crescimento podem prosperar.

Por Luís Fernando

As crianças participantes obtiveram uma melhoria significativa em sua capacidade de lidar com o estresse do ambiente hospitalar e dos…

O pedagogo começou a ser chamado para atuar na empresa no final da década de sessenta, início de setenta. Os princípios de racionalidade, eficiência e produtividade foram transportados da economia para a educação, de modo conciliatório com a política desenvolvimentista. […]. Na década de 70, observou-se uma crescente automação do processo de trabalho, de novas tecnologias. No entanto, a classe trabalhadora se encontrava totalmente despreparada para o estágio de desenvolvimento industrial. O mercado de trabalho passou, então, a reclamar a profissionalização dos trabalhadores para acompanhar as mutações que estavam ocorrendo no mundo do trabalho, decorrentes de transformações tecnológicas. […]. A formação profissional passou a ter seu âmbito cada vez mais definido no local de trabalho ou através de treinamentos intensivos, coordenados por instituições ou pela própria empresa (URT; LINDQUIST, 2004, s/n). QUEBRA Contextualização: Desde a década de 1960, a Pedagogia Empresarial tem crescido como uma área de atuação promissora para pedagogos que buscam novas oportunidades além do ambiente escolar tradicional. Essa expansão não aconteceu de forma repentina, mas sim devido às mudanças nas demandas do mercado de trabalho e às transformações tecnológicas que ocorreram ao longo das décadas. Na década de 1970, com o aumento da automação e o avanço das tecnologias, as empresas começaram a sentir a necessidade de capacitar seus funcionários para acompanharem essas mudanças. Dessa forma, os pedagogos foram chamados a desenvolver programas de treinamento e educação dentro das empresas, contribuindo para a formação profissional e o desenvolvimento de habilidades internas. Os cursos de Pedagogia, percebendo essa necessidade, passaram a incluir disciplinas que preparam os futuros profissionais para atuarem em espaços não escolares, como empresas, hospitais e outras instituições. A Pedagogia Empresarial, em particular, oferece aos pedagogos novas possibilidades de atuação, permitindo que eles apliquem seus conhecimentos de maneira inovadora no desenvolvimento do capital humano nas organizações.

Por Luís Fernando

O pedagogo começou a ser chamado para atuar na empresa no final da década de sessenta, início de setenta. Os…

Para elaborar um Plano de aula é necessário pensar que além dos alunos típicos, a turma provavelmente terá alunos atípicos e com especificidades distintas. Assim, siga as orientações básicas propostas no Tópico I da Unidade IV do livro didático, descreva enquanto professor, duas orientações importantes que deve levar em consideração para elaborar um Plano de aula, a necessidade de seguir essas duas orientações e a sua importância para atender os alunos do Público-Alvo da Educação Especial. Atente-se às orientações: – Para responder as questões é imprescindível que atente-se as Unidades do livro da disciplina referente ao abordado nesta atividade e assista às aulas conceituais. – Não é necessário título. – Elabore sua resposta de forma dissertativa. ​- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café. – Escreva sua resposta contendo no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. – ​A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web. Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT. – Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-lo. – Sua resposta dissertativa deve ser escrito no próprio campo em branco abaixo (caixa de resposta).

Por Luís Fernando

Para elaborar um Plano de aula é necessário pensar que além dos alunos típicos, a turma provavelmente terá alunos atípicos…