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Mas atenção: Sua reflexão deverá ser elaborada em um texto discursivo, contendo entre 10 e 20 linhas, respeitando as normas de coerência e concordância, e deverá incluir ao menos duas referências a teorias e práticas pedagógicas relevantes, devidamente citadas ao longo do texto.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Mas atenção: Sua reflexão deverá ser elaborada em um texto discursivo, contendo entre 10 e 20 linhas, respeitando as normas…

_Cite dois exemplos práticos de como você, como futuro professor, poderia aplicar essas estratégias em uma sala de aula inclusiva.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

_Cite dois exemplos práticos de como você, como futuro professor, poderia aplicar essas estratégias em uma sala de aula inclusiva.

_Como o material concreto pode ser integrado de forma eficaz em atividades de ensino, considerando as necessidades especiais dos alunos.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

_Como o material concreto pode ser integrado de forma eficaz em atividades de ensino, considerando as necessidades especiais dos alunos.

_A importância do uso de laboratórios, jogos e softwares educativos no processo de ensino-aprendizagem.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

_A importância do uso de laboratórios, jogos e softwares educativos no processo de ensino-aprendizagem.

Com base no texto de apoio acima e em suas leituras anteriores, desenvolva uma reflexão crítica sobre as estratégias de aprendizagem que podem ser utilizadas no ensino de matemática para alunos com deficiência intelectual. Em sua resposta, destaque:

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Com base no texto de apoio acima e em suas leituras anteriores, desenvolva uma reflexão crítica sobre as estratégias de…

Conforme ressaltado por Ferreira (2020): "o uso de jogos e recursos manipulativos facilita a compreensão de conceitos matemáticos, especialmente para alunos com deficiência intelectual, pois permite que os conteúdos sejam explorados de forma lúdica, favorecendo o desenvolvimento das funções psicológicas superiores".

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Conforme ressaltado por Ferreira (2020): "o uso de jogos e recursos manipulativos facilita a compreensão de conceitos matemáticos, especialmente para…

Ao planejar atividades que utilizam esses recursos, é importante que o futuro professor considere as adaptações necessárias para garantir que todos os alunos possam participar plenamente do processo de ensino-aprendizagem.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Ao planejar atividades que utilizam esses recursos, é importante que o futuro professor considere as adaptações necessárias para garantir que…

A prática de ensino da matemática na educação especial exige a adaptação de métodos e materiais para atender às necessidades individuais dos alunos, possibilitando um aprendizado significativo e acessível. O uso de laboratórios, jogos e softwares educativos oferece aos alunos oportunidades de interagir ativamente com os conceitos matemáticos, tornando o aprendizado mais concreto e eficaz. Sendo assim, na perspectiva de uma educação matemática inclusiva, o material concreto desempenha um papel crucial, pois permite que os alunos com necessidades especiais desenvolvam uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos por meio da manipulação de objetos e da visualização das relações entre números e quantidades.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

A prática de ensino da matemática na educação especial exige a adaptação de métodos e materiais para atender às necessidades…

A utilização de materiais concretos e ferramentas digitais no ensino da matemática é um aspecto essencial para promover uma educação inclusiva, especialmente no contexto da educação especial.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

A utilização de materiais concretos e ferramentas digitais no ensino da matemática é um aspecto essencial para promover uma educação…

2- Definição, por meio de uma fundamentação teórica, sobre a importância de termos recursos didáticos adaptados para trabalhar com o público-alvo da Educação Especial. 3- Apresentar o recurso didático adaptado que você confeccionou/elaborou.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

2- Definição, por meio de uma fundamentação teórica, sobre a importância de termos recursos didáticos adaptados para trabalhar com o…

Seu vídeo deve seguir os seguintes momentos: 1- Sua apresentação (contendo nome completo, RA e nome da disciplina).

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Seu vídeo deve seguir os seguintes momentos: 1- Sua apresentação (contendo nome completo, RA e nome da disciplina).

Sabendo disso, você enquanto profissional da Educação deve buscar em sua prática profissional ações que remetem ao conhecimento e elaboração de recursos didáticos adaptados. Por isso, convido você confeccionar/elaborar um recurso didático adaptado e a gravar um vídeo explicativo (de no mínimo 3 e no máximo 5 minutos) sobre este tema tão necessário.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Sabendo disso, você enquanto profissional da Educação deve buscar em sua prática profissional ações que remetem ao conhecimento e elaboração…

Ao pensarmos em uma formação docente que promova o respeito às diversidades, devemos levar em consideração as adequações dos recursos didáticos para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, visto que tais materiais costumam permitir a esses educandos o acesso aos conteúdos programáticos específicos para cada disciplina, os quais são definidos na proposta pedagógica das escolas bem como nos documentos norteadores da Educação. Entende-se, também, que o uso de recursos adaptados é capaz de facilitar o trabalho dos professores regente, de forma que contribua para o desenvolvimento de cada criança que é público alvo da Educação Especial pois esta desenvolverá habilidades e competências em todas as relações de estudos.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Ao pensarmos em uma formação docente que promova o respeito às diversidades, devemos levar em consideração as adequações dos recursos…

Acerca deste documento, redija um texto dissertativo entre 15 e 20 linhas sobre o compromisso da sociedade com a Educação, bem como de que maneira a inclusão e a equidade devem ocorrer nos espaços escolares.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Acerca deste documento, redija um texto dissertativo entre 15 e 20 linhas sobre o compromisso da sociedade com a Educação,…

Ao pensarmos nos organismos internacionais como aliados na promoção e efetivação da Educação, nos deparamos com uma discussão recente que faz parte deste contexto que é a Agenda E2030, a qual foi resultante da Declaração de Incheon na centralidade de promover uma Educação Básica e Inclusiva de qualidade e equitativa ao longo da vida de todos, seguindo as premissas do ODS 4 instituído pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ademais, destaca-se que esse documento é uma reafirmação das discussões abordadas em 1990 no movimento da Educação para Todos, e reiterado em Dacar no ano de 2000.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Ao pensarmos nos organismos internacionais como aliados na promoção e efetivação da Educação, nos deparamos com uma discussão recente que…

-Documente os resultados de cada amostra por meio de fotografias (capte imagens das amostras antes e depois da mistura) e forneça uma explicação detalhada sobre os mesmos. *Tire fotos com qualidade e iluminadas.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

-Documente os resultados de cada amostra por meio de fotografias (capte imagens das amostras antes e depois da mistura) e…

-Identifique e discuta as limitações da prática realizada e possíveis fatores interferentes que possam ter impactado os resultados.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

-Identifique e discuta as limitações da prática realizada e possíveis fatores interferentes que possam ter impactado os resultados.

2ª parte: teórica (construção da tabela, discussão da prática e 2 fotos) Observe e anote a cor obtida e compare com as tonalidades da escala de pH (Figura 1). -Complete a tabela 1, a seguir, com as colorações representando a escala de pH com base nos resultados obtidos e comparados com os dados da tabela 1 para as amostras analisadas. Tabela 1: Coloração observada nas substâncias após a inserção do indicador natural de repolho roxo e seu provável Ph.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

2ª parte: teórica (construção da tabela, discussão da prática e 2 fotos) Observe e anote a cor obtida e compare…

j. Adicione uma pequena quantia de diferentes substâncias nos recipientes na seguinte ordem: Soda (1) Água sanitária (2) Sabão em pó (3) Sal amônico (4) Bicarbonato de sódio (5) Açúcar (6) Leite (7) Detergente (8) Vinagre (9) Suco de limão (10) k.Não adicione nenhuma substância no recipiente 11. Ele será utilizado para fins de comparação; l.Agite cuidadosamente, com auxílio de uma colher limpa, cada um dos recipientes.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

j. Adicione uma pequena quantia de diferentes substâncias nos recipientes na seguinte ordem: Soda (1) Água sanitária (2) Sabão em…

g. Adicione aproximadamente 20 mL da solução de repolho roxo em 10 recipientes de plástico. h. Adicione aproximadamente 50 mL da solução no recipiente 11. i. Enumere, com etiqueta ou marcador, todos os recipientes do 1 ao 11.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

g. Adicione aproximadamente 20 mL da solução de repolho roxo em 10 recipientes de plástico. h. Adicione aproximadamente 50 mL…

Procedimentos: a.Vista os equipamentos de proteção individual (luvas e mascara). b. Adicione 5 folhas de repolho roxo no liquidificador. c. Adicione 1 litro de água no liquidificador. d. Ligue o liquidificador por aproximadamente 1 minuto. e. Coe o conteúdo com o auxílio de uma peneira. f.Reserve o conteúdo coado em uma jarra de plástico.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Procedimentos: a.Vista os equipamentos de proteção individual (luvas e mascara). b. Adicione 5 folhas de repolho roxo no liquidificador. c.…

1ª parte Prática: Determinação do pH das substâncias através do suco de repolho roxo. Materiais: – Liquidificador. – Coador. – Copos de vidro ou plástico. – Etiqueta ou marcador. – Colher. – Repolho roxo. – Água. – Vinagre. – Bicarbonato de sódio. – Sabão em pó. – Água Sanitária. – Detergente. – Açúcar. – Leite. – Sal amoníaco. – Soda Cáustica. – Luvas – EPI. – Máscara -EPI.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

1ª parte Prática: Determinação do pH das substâncias através do suco de repolho roxo. Materiais: – Liquidificador. – Coador. –…

Nessa atividade, você deverá determinar o pH de algumas substâncias utilizadas no nosso cotidiano por meio do suco do repolho roxo. Para tanto, siga atentamente as instruções fornecidas a seguir.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Nessa atividade, você deverá determinar o pH de algumas substâncias utilizadas no nosso cotidiano por meio do suco do repolho…

Podemos determinar o pH de uma solução a partir de aparelhos, como o pHmetro ou através de indicadores. Os indicadores são substâncias que tem a capacidade de alterar sua estrutura e, consequentemente, sua coloração na presença dos cátions H+ ou ânions OH- livres em solução e, dessa forma, indicar se a substância é ácida ou básica. Moléculas orgânicas do grupo das antocianinas, presentes no repolho roxo, apresentam essa característica e podem ser usadas para determinar o pH de algumas soluções.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Podemos determinar o pH de uma solução a partir de aparelhos, como o pHmetro ou através de indicadores. Os indicadores…

A acidez ou a basicidade de uma solução é definida pelo pH, uma escala logarítmica inversamente proporcional a concentração de cátions H+ que varia de 0 a 14. Quanto mais alto o valor do pH, mais básica é a solução.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

A acidez ou a basicidade de uma solução é definida pelo pH, uma escala logarítmica inversamente proporcional a concentração de…

Os ácidos e as bases estão comumente presentes em nosso dia a dia na forma de alimentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza. O ácido acético (CH3COOH), por exemplo, é o principal componente do vinagre, amplamente utilizado na culinária. Já o ácido carbônico (H2CO3) está presente da fabricação do refrigerante e é responsável por realçar o sabor e aparência do produto. Em relação às bases, podemos citar o hidróxido de sódio (NaOH), usada na produção de sabão e o hidróxido de amônio (NH4OH), utilizado na produção de produtos de limpeza e alisantes de cabelo.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Os ácidos e as bases estão comumente presentes em nosso dia a dia na forma de alimentos, cosméticos, produtos de…

Atividade MAPA Olá, estudante, como vai? Espero que esteja bem! Na unidade 2 do nosso livro, foi abordado o conceito de funções inorgânicas: ácidos, bases e sais. Segundo o químico sueco Svante Arrhenius, ácidos são substâncias que liberam, em solução aquosa, íons H+, responsável por suas características, como o sabor azedo e a capacidade de reagir com bases. Por sua vez, as bases liberam, também em solução aquosa, íons OH⁻. São esses ânions, chamados de hidroxila, que conferem as bases suas propriedades típicas como o sabor adstringente e a capacidade de reagir com ácidos (Bigatão, 2016). A reação entre um ácido e uma base tem o nome de neutralização e apresenta como produtos sal e água.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Atividade MAPA Olá, estudante, como vai? Espero que esteja bem! Na unidade 2 do nosso livro, foi abordado o conceito…

Figura 1 – Hortensina Sobre a hortensina, responda às questões a seguir: a) O que faz essa molécula ser classificada como um composto orgânico? b) Qual é o número de anéis aromáticos presentes na molécula? c) Quais são as funções orgânicas presentes nessa substância?

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Figura 1 – Hortensina Sobre a hortensina, responda às questões a seguir: a) O que faz essa molécula ser classificada…

No mundo todo, diversos pesquisadores buscam, por meio de diversos processos, isolar e identificar substâncias orgânicas provenientes de plantas que possam ter um alto potencial medicamentoso. Pomini et al. (2012) realizaram, no município de Maringá, o estudo químico da espécie vegetal Miltonia flavescens, levando ao isolamento do flavonoide hortensina (Figura 1), que foi ativo contra linhagens de células cancerosas humanas.

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

No mundo todo, diversos pesquisadores buscam, por meio de diversos processos, isolar e identificar substâncias orgânicas provenientes de plantas que…

Plantas medicinais e tóxicas foram utilizadas pelas civilizações mais antigas, sendo uma das práticas mais antigas para tratamento, prevenção e cura de doenças, além de uma rica fonte de compostos biologicamente ativos, como indicado por Andrade et al. (2007). A partir das observações realizadas e, consequentemente, o conhecimento desenvolvido por essas civilizações, obteve-se o suporte necessário para a descoberta de suas propriedades nocivas ou benéficas e ainda são usadas em pesquisas farmacológicas atuais, conforme Silva (2011). Atualmente, a fitoquímica é a área responsável pelo estudo dos compostos produzidos pelos vegetais, incluindo isolamento e identificação. Assim, os estudos dessa área desempenham um papel crucial na descoberta de novos fármacos. Estima-se que, no Brasil, cerca de 40% dos medicamentos disponíveis atualmente foram desenvolvidos direta ou indiretamente a partir de fontes naturais (ANVISA, 2022).

Por Luís Fernando
setembro 28, 2024 0

Plantas medicinais e tóxicas foram utilizadas pelas civilizações mais antigas, sendo uma das práticas mais antigas para tratamento, prevenção e…

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