3ª ETAPA: Escolha da Metodologia Ativa Escolha uma das metodologias ativas listadas abaixo para fundamentar seu plano de aula. Explique como a metodologia escolhida envolverá os alunos de forma participativa, incentivando a investigação, colaboração e aplicação prática dos conceitos matemáticos. Opções de Metodologias Ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Os alunos são apresentados a um problema real e complexo que deve ser resolvido em grupos. O objetivo é promover o pensamento crítico, a colaboração e a aplicação prática dos conhecimentos. Sala de Aula Invertida: O conteúdo teórico é estudado pelos alunos em casa, através de vídeos ou leituras, e o tempo em sala de aula é dedicado a atividades práticas, debates e resolução de problemas, proporcionando uma aprendizagem mais ativa. Rotação por Estações: A sala de aula é organizada em diferentes estações, cada uma com uma atividade específica. Os alunos rotacionam entre as estações, permitindo que explorem o conteúdo de diferentes maneiras e apliquem o conhecimento em contextos variados. Projetos Interdisciplinares: Os alunos desenvolvem projetos que integram a Matemática com outras áreas do conhecimento, como Ciências, História ou Artes, promovendo uma visão mais ampla e contextualizada dos conteúdos. Gamificação: A aprendizagem é estruturada como um jogo, com desafios, recompensas e níveis. Isso aumenta o engajamento e a motivação dos alunos, tornando o aprendizado mais lúdico e interativo. Aprendizagem ativa Aprendizagem conectada Aprendizagem visivel Aprendizagem personalizada

Por Luís Fernando

3ª ETAPA: Escolha da Metodologia Ativa Escolha uma das metodologias ativas listadas abaixo para fundamentar seu plano de aula. Explique…

Neste contexto, para esta atividade, a sua tarefa é estruturar uma UEPS a partir de um objeto de conhecimento escolhido da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a disciplina de Matemática no Ensino Fundamental – Anos Finais. O link abaixo te direciona para a BNCC para que você consiga identificar os diferentes objetos de conhecimentos e habilidades previstas para cada unidade temática de Matemática para o Ensino Fundamental. QUEBRA A resolução dessa atividade deverá ser feita por meio de envio de anexo de um template disponível nos materiais da disciplina. Este arquivo deverá ser preenchido conforme as orientações descritas abaixo. A primeira parte, consiste em preecher a tabela conforme modelo abaixo com as informações específicas da sua UEPS com base na BNCC. Após o preenchimento, a descrição da sua UEPS deve ser feita em texto corrido com extensão entre entre 20 e 30 linhas, abordando de maneira coesa e fluida todas as etapas clássicas da UEPS utilizando essa proposta a partir do objeto de conhecimento que você selecionou. Esta atividade vale 0,5 pontos e será avaliada com base nos seguintes critérios: Clareza e Coesão (0,15 pontos): O texto deve ser claro e bem estruturado, apresentando uma linha de raciocínio coerente que permita compreender a proposta da UEPS. Adequação às Etapas da UEPS (0,2 pontos): A proposta deve seguir fielmente as etapas da UEPS, desde a definição do conteúdo até a avaliação dos indícios de aprendizagem significativa. É esperado que cada etapa esteja bem articulada e justificada. Uso de Recursos Tecnológicos (0,1 ponto): A incorporação de recursos tecnológicos deve ser relevante e complementar ao conteúdo abordado, mostrando criatividade e alinhamento com os objetivos de aprendizagem. Originalidade e Criatividade (0,05 pontos): Será considerado o nível de inovação na criação das atividades e situações-problema, bem como na forma de promover a reconciliação integradora. Bons estudos!

Por Luís Fernando

Neste contexto, para esta atividade, a sua tarefa é estruturar uma UEPS a partir de um objeto de conhecimento escolhido…