COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO CONTEXTO HOSPITALAR Em uma organização hospitalar são muitos os canais por meio dos quais pode ocorrer a troca de informações e, cada um deles, necessita ser atentamente analisado, de modo a assegurar a manutenção da qualidade da informação, sob pena da criação de barreiras ou restrições à organização e, até mesmo, a ocorrência de erros na administração de medicações, nos sítios cirúrgicos, ou falhas de diagnóstico que, além de comprometer a segurança do paciente, põem em risco a sua vida e podem resultar em processos judiciais.O simples contato com a recepcionista ou telefonista já é um processo que pode facilitar ou dificultar o relacionamento do público com os profissionais da organização. A falta de Comunicação entre as várias unidades de um hospital é um fator negativo atualmente observável nessas organizações. Isso se contrapõe ao desafio de operacionalizar um modelo de gestão aberto e flexível, que incorpore a dimensão comunicativa e uma distribuição mais homogênea do poder. Portanto, seria possível pensar em Acreditação em uma organização incapaz de promover uma Comunicação eficiente entre os diferentes membros das equipes profissionais e as diversas unidades de produção? Como um hospital, cujo ambiente informacional é confuso e fragmentado, pode prestar real esclarecimento ao usuário e aos seus familiares sobre a assistência prestada?

Por Luís Fernando

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TEXTO I ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE Por: Fábio Campos Aguiara e Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes Acreditação hospitalar é o procedimento de avaliação dos recursos organizacionais, voluntário, periódico, reservado e sigiloso que objetiva assegurar a qualidade da assistência mediante seguimento de padrões previamente estabelecidos. Estes padrões podem ser mínimos (definindo o piso ou a base) ou mais sofisticados e exigentes, definindo diferentes níveis de satisfação e qualificação, e objetivam manter a organização hospitalar à frente dos últimos progressos técnicos. Dessa forma, empreende-se um trabalho de análise dos processos para verificar se a organização consegue ou não atingir níveis de qualidade aceitos como desejáveis na prestação de todos os serviços. Quando uma organização prestadora de serviços de saúde inicia o processo de Acreditação, indica a sua responsabilidade e o seu compromisso com a segurança e a ética envolvidas nos procedimentos que realiza e com a garantia da qualidade no atendimento aos pacientes/usuários e seus familiares, equipe de saúde, fornecedores e demais parceiros, observando-se, desde já, a importância da Comunicação na intermediação desses processos. É a partir da Comunicação que os demais processos organizacionais desenvolvem–se, pois ela se relaciona diretamente com a organização do trabalho, permitindo a realização de seus objetivos. Essa ideia encontra, ainda, suporte em estudo sobre gestão de processos e certificação no setor de saúde, para o qual a Comunicação é fator de viabilização dos processos, demandando, assim, a coleta e a divulgação constantes de informações decorrentes de fluxos previamente definidos, banco de dados alimentados e canais abertos de Comunicação com o público, sendo estas atividades consideradas pelo autor como indispensáveis ao sucesso nos processos de Acreditação.

Por Luís Fernando

TEXTO I ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE Por: Fábio Campos Aguiara…