Grupo Azul Educacional

Atividades e MAPAS UniCesumar

0
R$ 0,00
Menu
0
R$ 0,00
  • Home
  • Blog
  • Minha conta
  • Carrinho
  • Downloads

Em princípio, cabe analisar o papel da internet no controle do comportamento sob a perspectiva do sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman. Segundo o autor, o crescente desenvolvimento tecnológico, aliado ao incentivo ao consumo desenfreado, resulta numa sociedade que anseia constantemente por produtos novos e por informações atualizadas. Nesse contexto, possibilita-se a ascensão, no meio virtual, de empresas que se utilizam de algoritmos programados para selecionar o conteúdo a ser exibido aos internautas com base em seu perfil socioeconômico, oferecendo anúncios de produtos e de serviços condizentes com suas recentes pesquisas em sites de busca ou de compras. Verifica-se, portanto, o impacto da mídia virtual na criação de necessidades que fomentam o consumo entre os cidadãos.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Em princípio, cabe analisar o papel da internet no controle do comportamento sob a perspectiva do sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman.…

No filme “Matrix“, clássico do gênero ficção científica, o protagonista Neo é confrontado pela descoberta de que o mundo em que vive é, na realidade, uma ilusão construída a fim de manipular o comportamento dos seres humanos, que, imersos em máquinas que mantêm seus corpos sob controle, são explorados por um sistema distópico dominado pela tecnologia. Embora seja uma obra ficcional, o filme apresenta características que se assemelham ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na obra, os mecanismos tecnológicos têm contribuído para a alienação dos cidadãos, sujeitando-os aos filtros de informações impostos pela mídia, o que influencia negativamente seus padrões de consumo e sua autonomia intelectual.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

No filme “Matrix“, clássico do gênero ficção científica, o protagonista Neo é confrontado pela descoberta de que o mundo em…

Como futuro(a) professor(a) de Língua Portuguesa, você precisará trabalhar com diferentes textos em sala de aula. Partindo desse pressuposto, imagine que escolheu o texto dissertativo que se encontra abaixo para o desenvolvimento de uma atividade relacionada aos fatores de textualidade, leia o texto dissertativo:

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Como futuro(a) professor(a) de Língua Portuguesa, você precisará trabalhar com diferentes textos em sala de aula. Partindo desse pressuposto, imagine…

Após leitura do texto “Os gêneros discursivos como construtor de diálogo”, de Luan Patrick Avelar Costa, divulgado pela Revista FT, você deverá produzir uma resenha crítica, com no mínimo 10 e no máximo 20 linhas, expondo as ideias centrais do texto-fonte, fazendo uso dos aspectos linguístico-discursivos que demostrem que o texto produzido pertence ao gênero resenha. É importante lembrar que as informações não devem ser copiadas literalmente e que você deverá se posicionar sobre a temática.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Após leitura do texto “Os gêneros discursivos como construtor de diálogo”, de Luan Patrick Avelar Costa, divulgado pela Revista FT,…

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (2016), os alunos têm que ser colocados na presença de vários gêneros, pois, é nessa fase que eles estão em processo de formação de identidade social e cultural, o qual demanda práticas escolares diferenciadas. Dessa forma, a BNCC (2016) afirma que o aluno de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental deve ‘Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação’” (COSTA, 2023, on-line).

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (2016), os alunos têm que ser colocados na presença de vários gêneros, pois, é…

‘A noção de gênero permite incorporar elementos da ordem do social e do histórico (que aparecem na própria definição da noção); permite considerar a situação de produção de um dado discurso (quem fala, para quem, lugares sociais dos interlocutores, posicionamentos ideológicos, em que situação, em que momento histórico, em que veículo, com que objetivo, finalidade ou intenção, em que registro, etc.); abrange o conteúdo temático – o que pode ser dizível em um dado gênero, a construção composicional – sua forma de dizer, sua organização geral que não é inventada a cada vez que nos comunicamos, mas que está disponível em circulação social – e seu estilo verbal – seleção de recursos disponibilizados pela língua, orientada pela posição enunciativa do produtor do texto’ (BARBOSA, 2000, p. 152).

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

‘A noção de gênero permite incorporar elementos da ordem do social e do histórico (que aparecem na própria definição da…

“As autoras Dionísio, Machado e Bezerra (2010), apontam várias estratégias pedagógicas de letramento que norteiam o ensino de língua portuguesa dentro da educação básica. Estratégias que facilitarão o ensino-aprendizagem dos conceitos de gêneros dentro de sala de aula, pois, segundo elas, os gêneros textuais são parte constitutiva das interações verbais humanas e, portanto, fundamentais para o convívio social do aluno. É por esta razão, que o ensino de gênero deve ser ampliado no ensino básico, visando que os alunos adquiram um domínio sobre essa estrutura, para que eles saibam adequá-los em diversas situações da esfera social, cultural e histórica. Além de que, o ensino de gênero implicará no desenvolvimento e na capacidade de observar e reconhecer uma série de dimensões definidoras das práticas de linguagem, tal como afirma Barbosa (2000).

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

“As autoras Dionísio, Machado e Bezerra (2010), apontam várias estratégias pedagógicas de letramento que norteiam o ensino de língua portuguesa…

Marcuschi (2010) afirma que existe uma vasta gama de gêneros textuais presentes nos inúmeros processos de interação da sociedade e, sendo assim, considera que os gêneros não são estáticos, mas sim flexíveis, podendo, assim, se moldar em diferentes meios sociais, culturais e históricos. Como postula Marcuschi (2010, p. 32), “o ensino com base em gêneros deveria orientar-se mais pelos aspectos da realidade do aluno do que para gêneros mais poderosos, pelo menos como ponto de partida”; ou seja, ensinar gêneros discursivos em sala de aula é aproximar-se do momento sócio-histórico e cultural do aluno.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Marcuschi (2010) afirma que existe uma vasta gama de gêneros textuais presentes nos inúmeros processos de interação da sociedade e,…

Cada gênero discursivo possui características específicas em termos de finalidade, estrutura, linguagem e estilo, e seu uso adequado depende do contexto comunicativo em que é empregado. Conhecer e dominar diferentes gêneros discursivos pode ser essencial para aprimorar a habilidade de se comunicar de forma efetiva em diferentes situações e contextos.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Cada gênero discursivo possui características específicas em termos de finalidade, estrutura, linguagem e estilo, e seu uso adequado depende do…

Os gêneros discursivos são tipos de textos que apresentam características específicas de linguagem, estrutura e finalidade comunicativa. Eles podem ser definidos como formas convencionais de expressão que são comumente utilizadas em diferentes contextos comunicativos, como na vida cotidiana, na mídia, no mundo acadêmico e profissional. Os gêneros discursivos podem ser classificados de diversas maneiras, dependendo da perspectiva teórica adotada. No entanto, algumas das principais categorias incluem:

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Os gêneros discursivos são tipos de textos que apresentam características específicas de linguagem, estrutura e finalidade comunicativa. Eles podem ser…

Como estudante do curso de Letras-Português/Inglês, ao longo do curso, você precisa redigir diversos gêneros científicos como o artigo científico e a monografia. Após o término da graduação, espera-se que você participe de um programa de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, o que efetivamente vai exigir que continue a redigir gêneros científicos como artigo científico, dissertação e/ou tese. Um dos textos que você produzirá no contexto universitário, com frequência, é a resenha. Agora, sua tarefa é ler o texto a seguir, um fragmento de um artigo científico.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Como estudante do curso de Letras-Português/Inglês, ao longo do curso, você precisa redigir diversos gêneros científicos como o artigo científico…

2ª ETAPA: Este é momento que você, enquanto o professor de literatura, fará a apresentação do poema para a turma, explicando sua estrutura moderna e sua temática, diante do contexto do modernismo brasileiro. Faça um texto de 10 a 15 linhas apresentando as principais características estruturais, temáticas e contextuais do poema. Utilize uma linguagem formal e fundamente a sua apresentação utilizando elementos do próprio poema.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

2ª ETAPA: Este é momento que você, enquanto o professor de literatura, fará a apresentação do poema para a turma,…

1ª ETAPA: O poema apresenta dois personagens (soldado e o capoeira), um deles é o que dá título ao texto, “O capoeira”, que faz parte da nossa cultura afro-brasileira. Como se fosse introduzir o conteúdo para seus alunos do Ensino Médio, faça um parágrafo de 10 a 15 linhas explicando sobre a importância da cultura Afro para a nossa formação identitária. Sobre o tema de cultura afro-brasileira, considere o Material de apoio do Instituto INE, disponível em:

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

1ª ETAPA: O poema apresenta dois personagens (soldado e o capoeira), um deles é o que dá título ao texto,…

Refletindo sobre a importância da literatura na Educação Básica, especialmente no Ensino Médio, coloque-se no lugar de um professor de literatura que está trabalhando o poema “O capoeira”, de Oswald de Andrade e considere as orientações a seguir.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Refletindo sobre a importância da literatura na Educação Básica, especialmente no Ensino Médio, coloque-se no lugar de um professor de…

Segundo Brito (2010. p. 11), “O vocabulário de uma pessoa que tem o hábito de ler é amplo, pois a aptidão para ler com proficiência é o mais significativo indicador de bom desempenho linguístico, permitindo ao leitor ter uma quantidade de informações sobre quase todos os domínios do conhecimento, sabendo hierarquizá-las, estabelecendo as devidas correlações entre elas e discernindo as que se implicam das que se excluem, utilizando-as apropriadamente como recursos argumentativos para sustentar suas ideias. A capacidade de compreensão adquirida pela interpretação é fundamental. No Brasil, o número de analfabetos funcional é alarmante, trata-se daquelas pessoas que sabem ler e escrever, mas que não compreendem o que estão lendo. O hábito de leitura neste ponto é primordial, pois quanto mais se lê, mais aumenta a capacidade de compreensão do mundo de cada indivíduo, lembrando que isso vale para qualquer tipo de leitura, desde os célebres e clássicos romances como a leitura diária de uma crônica num jornal.”

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Segundo Brito (2010. p. 11), “O vocabulário de uma pessoa que tem o hábito de ler é amplo, pois a…

Qual a importância da literatura na Educação Básica? Muitas vezes, quando estamos cursando uma graduação, temos diversas disciplinas, mas nem sempre compreendermos a importância delas para a formação acadêmica e do ser humano. Por este motivo, a atividade foi iniciada com uma pergunta que guiará a sua reflexão.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Qual a importância da literatura na Educação Básica? Muitas vezes, quando estamos cursando uma graduação, temos diversas disciplinas, mas nem…

A habilidade da leitura é indispensável para qualquer cidadão, por isso, ela se torna peça fundamental a ser desenvolvida na Educação Básica. Diante desse tema, leia o artigo “A importância do uso da Literatura como recurso facilitador no processo de aprendizagem”, de Ângela Maria Xavier Freitas, reflita sobre a função e a importância da Leitura Literária na escola e faça um texto dissertativo de uma página sobre esse tema. O seu texto deve utilizar o seguinte título: A literatura como instrumento de formação do aluno e do senso crítico. Além disso, lembre-se de utilizar uma linguagem formal e citar, pelo menos, um teórico, fundamentando o seu texto com argumentos significativos.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

A habilidade da leitura é indispensável para qualquer cidadão, por isso, ela se torna peça fundamental a ser desenvolvida na…

e) A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

e) A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim…

d) A atividade deve ser apresentada no formulário padrão que está disponível na pasta Material da Disciplina.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

d) A atividade deve ser apresentada no formulário padrão que está disponível na pasta Material da Disciplina.

c) Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta Material da disciplina.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

c) Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão…

b) Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível no mural de avisos.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

b) Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível no mural de avisos.

a) Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Além disso, para uma boa execução da atividade: a) Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores…

Após pesquisar um pouco sobre a vida e obra da autora, analisar o poema escolhido, você deve montar um texto com três partes, pensando como se fosse um planejamento para expor para seus alunos. O título do trabalho é somente o nome da autora, logo na sequência deverá constar: 1ª ETAPA: um breve resumo de sua vida e obra, em um texto entre 5 a 10 linhas; 2ª ETAPA: uma análise do poema em questão (estrutura, linguagem e temática), em um texto entre 8 a 15 linhas; 3ª ETAPA: fazer um exercício de múltipla escolha sobre o poema, com a resposta e a justificativa. Ao final, insira as referências utilizadas para a elaboração do MAPA. Atente-se para inserir as três etapas dentro do mesmo formulário, pois são todas partes constituintes da mesma atividade. Não copie, pois trabalhos plagiados não serão corrigidos!

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Após pesquisar um pouco sobre a vida e obra da autora, analisar o poema escolhido, você deve montar um texto…

Essa escritora portuguesa contemporânea apresenta um vigor e novos olhares dentro de seus poemas que vêm encantando brasileiros e portugueses. A partir do estudo sobre a autora, reflita: como apresentá-la para seus alunos do 3° ano do Ensino Médio? Essa não é uma fácil tarefa, por isso, coloque-se no lugar de um(a) professor(a) de literatura que tem o objetivo de apresentar novos autores da literatura portuguesa que ainda estão em atividade e que a sua escolha foi Matilde Campilho, com o poema “Príncipe no roseiral”.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Essa escritora portuguesa contemporânea apresenta um vigor e novos olhares dentro de seus poemas que vêm encantando brasileiros e portugueses.…

Refletindo sobre isso, surge a questão: Qual é o impacto da Literatura Portuguesa nas colônias de Portugal? Essas relações culturais e literárias se entrelaçam entre Portugal e Brasil, Portugal e Angola, Portugal e Moçambique, Portugal e… Isso posto, produza um texto argumentativo que tome como base a pergunta da atividade para dissertar sobre as consequências da colonização nas literaturas de diversos países que sofreram esse processo. O texto não precisa de título, deve ter no mínimo 15 e máximo 30 linhas, usar linguagem acadêmica e citar, pelo menos, um teórico.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Refletindo sobre isso, surge a questão: Qual é o impacto da Literatura Portuguesa nas colônias de Portugal? Essas relações culturais…

Quando estudamos a Literatura Portuguesa não olhamos somente para a história, para a grandiosidade dos poetas e da nação, mas também para processos de aculturação, colonização, subjulgamento e inversão de valores. Entendendo que, ao abordar “literatura colonial’’, nos referimos à que pretende contar as reacções do branco perante o meio-ambiente do negro, isto é: a toda essa espécie de descrição mais ou menos ficcionista que nos introduz perante as pessoas imaginariamente vindas de ambientes culturais desenvolvidos, civilizados, para meios-ambientes primitivos.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Quando estudamos a Literatura Portuguesa não olhamos somente para a história, para a grandiosidade dos poetas e da nação, mas…

C) Imagine-se vivenciando as mesmas condições que o colaborador enfrenta e, a partir dessa premissa, elabore um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, respondendo ao seguinte questionamento: o que você faria como estratégia individual de enfrentamento de seus problemas?

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

C) Imagine-se vivenciando as mesmas condições que o colaborador enfrenta e, a partir dessa premissa, elabore um texto dissertativo-argumentativo, com…

B) Pense nas estratégias mais adequadas para o enfrentamento dessa síndrome e conforme os estudos realizados, indique e explique 3 estratégias organizacionais que você como gestor(a) faria para intervir positivamente em caso de ser constatado que Joseph está realmente sofrendo de Burnout.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

B) Pense nas estratégias mais adequadas para o enfrentamento dessa síndrome e conforme os estudos realizados, indique e explique 3…

A) Observar minunciosamente o case e auxiliar o gestor a identificar no mínimo 4 sintomas no comportamento de Joseph que condizem com a exaustão emocional e de despersonalização que são os aspectos básicos da síndrome de Burnout.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Seguindo a situação do problema acima, o seu papel nessa atividade será:   A) Observar minunciosamente o case e auxiliar…

O gestor, ao considerar todas as informações fornecidas pelo colaborador e pelos colegas, começa a suspeitar que o quadro pode estar relacionado ao Burnout, embora ainda não tenha certeza sobre essa conclusão.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

O gestor, ao considerar todas as informações fornecidas pelo colaborador e pelos colegas, começa a suspeitar que o quadro pode…

Paginação de posts

Anterior 1 … 37 38 39 … 303 Próximo

Fale Conosco no WhatsApp

Orgulhosamente mantido com WordPress | Tema: Envo eCommerce