Grupo Azul Educacional

Atividades e MAPAS UniCesumar

0
R$ 0,00
Menu
0
R$ 0,00
  • Home
  • Blog
  • Minha conta
  • Carrinho
  • Downloads

1. Explique a importância de ensinar Geografia conectando o conteúdo ao cotidiano das crianças. Pesquise sobre a abordagem de aprendizagem significativa e como ela contribui para a construção de noções espaciais.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Para isso, siga o passo a passo:   Explique a importância de ensinar Geografia conectando o conteúdo ao cotidiano das…

Diante desse cenário, você, como futuro professor, foi convidado a ajudar a professora Camila a planejar essa sequência didática e refletir sobre o papel do professor na mediação da aprendizagem em Geografia. Ajude a professora Camila a elaborar uma sequência didática eficaz para ensinar o conceito de “paisagem” e “espaço” às crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, utilizando uma abordagem prática e conectada ao cotidiano das crianças.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Diante desse cenário, você, como futuro professor, foi convidado a ajudar a professora Camila a planejar essa sequência didática e…

A professora Camila dá aula para uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental e percebe que seus alunos têm dificuldade em compreender a relação entre os diferentes tipos de paisagem e a noção de “espaço geográfico”. Muitos confundem paisagem natural com paisagem modificada e não conseguem associar os espaços em que vivem as noções de lugar, território e paisagem, fundamentais para o raciocínio geográfico. A escola em que Camila trabalha adota uma metodologia ativa, em que o aluno é incentivado a aprender por meio de experiências práticas, e o professor atua como mediador desse processo. Camila quer elaborar uma sequência didática que não só permita que seus alunos aprendam esses conceitos de maneira significativa, mas que também os envolva de forma criativa e participativa.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

A professora Camila dá aula para uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental e percebe que seus alunos têm…

5. Deixe transparecer em seu texto as suas ideias, atividades práticas e reflexões sobre como transformar essa ferramenta visual em uma ponte entre o mundo que as crianças veem e os conceitos geográficos que estamos ensinando.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

5. Deixe transparecer em seu texto as suas ideias, atividades práticas e reflexões sobre como transformar essa ferramenta visual em…

4. Traga propostas criativas e inovadoras de incorporar a fotografia ao ensino da Geografia para crianças.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

4. Traga propostas criativas e inovadoras de incorporar a fotografia ao ensino da Geografia para crianças.

3. Quais atividades práticas você proporia envolvendo fotografia para os alunos relacionarem suas experiências visuais com a Geografia?

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

3. Quais atividades práticas você proporia envolvendo fotografia para os alunos relacionarem suas experiências visuais com a Geografia?

2. Como o uso de imagens reais, feitas pelas próprias crianças, pode influenciar a forma como elas interpretam os conceitos geográficos?

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

2. Como o uso de imagens reais, feitas pelas próprias crianças, pode influenciar a forma como elas interpretam os conceitos…

1. A fotografia pode ajudar as crianças a identificar e entender as transformações que ocorrem nas paisagens de suas comunidades?

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Sendo assim, produza um texto dissertativo argumentativo a partir dos questionamentos a seguir:   A fotografia pode ajudar as crianças…

Como a fotografia pode transformar a forma como as crianças veem o mundo geográfico?   Imagine uma sala de aula onde o mundo não é apenas lido em livros ou desenhado em mapas, mas vivido e sentido através de imagens reais. A fotografia tem o poder de capturar momentos e paisagens, tornando-se uma ferramenta poderosa para despertar a curiosidade das crianças sobre o espaço ao seu redor. Mas como podemos usar essa ferramenta para ir além do óbvio e promover um ensino de Geografia que realmente engaje e transforme?

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Como a fotografia pode transformar a forma como as crianças veem o mundo geográfico?   Imagine uma sala de aula…

– Prática de Produção Textual: Atividades de escrita em que os alunos possam criar seus próprios textos inspirados na obra lida. Exemplos: redação de uma continuação da história, criação de um final alternativo, ou escrita de uma carta para um dos personagens.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

– Prática de Produção Textual: Atividades de escrita em que os alunos possam criar seus próprios textos inspirados na obra…

– Prática de Análise Linguística: Atividades que ajudem os alunos a identificar e compreender aspectos linguísticos presentes no texto, como gramática, ortografia e estrutura textual. Exemplos: análise de frases específicas, identificação de palavras-chave, e exercícios de gramática contextualizados.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

– Prática de Análise Linguística: Atividades que ajudem os alunos a identificar e compreender aspectos linguísticos presentes no texto, como…

– Prática de Leitura: Momentos de leitura individual e coletiva, explorando a compreensão do texto. Exemplo: leitura compartilhada do livro, seguida de perguntas que promovam a interpretação e a reflexão sobre o conteúdo.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

– Prática de Leitura: Momentos de leitura individual e coletiva, explorando a compreensão do texto. Exemplo: leitura compartilhada do livro,…

– Prática de Oralidade: Atividades que incentivem os alunos a expressarem suas ideias oralmente, discutindo temas relacionados à obra literária escolhida. Exemplos: dramatizações, debates sobre a história ou discussões sobre os personagens.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

– Prática de Oralidade: Atividades que incentivem os alunos a expressarem suas ideias oralmente, discutindo temas relacionados à obra literária…

Ao elaborar a sequência didática voltada para o ensino de um gênero textual específico, com base em uma obra de literatura infantil, você deverá focar nas seguintes práticas pedagógicas:

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Ao elaborar a sequência didática voltada para o ensino de um gênero textual específico, com base em uma obra de…

Produção Final: – Após a conclusão dos módulos, como os alunos revisarão e reescreverão seus textos, incorporando o aprendizado obtido? – De que forma a produção final será apresentada para valorizar o trabalho dos alunos (por exemplo, exposição, mural ou coletânea)?

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Produção Final: – Após a conclusão dos módulos, como os alunos revisarão e reescreverão seus textos, incorporando o aprendizado obtido?…

Desenvolvimento dos Módulos de Ensino: – Quais módulos específicos você criará para abordar as competências necessárias para a produção do gênero textual escolhido? – Como você abordará a sistematização da escrita alfabética no Módulo 1? – De que forma os alunos compreenderão e interpretarão o texto literário no Módulo 2? – Como será conduzida a análise linguística, incluindo aspectos como ortografia, gramática e estrutura do gênero textual, no Módulo 3? – Como você proporcionará feedback e oportunidades de reescrita no Módulo 4, durante as intervenções na produção inicial?

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Desenvolvimento dos Módulos de Ensino: – Quais módulos específicos você criará para abordar as competências necessárias para a produção do…

Produção Inicial: – Como os alunos realizarão uma primeira produção do gênero textual escolhido, sem intervenções profundas? – Como você utilizará essa produção inicial para diagnosticar o nível de compreensão e as dificuldades dos alunos?

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Produção Inicial: – Como os alunos realizarão uma primeira produção do gênero textual escolhido, sem intervenções profundas? – Como você…

ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Apresentação da Situação: – Qual livro de literatura infantil será escolhido e adequado para a série escolhida? – Qual gênero textual será trabalhado com os alunos (por exemplo, narrativa, poema, fábula)? – Quem será o público-alvo do texto produzido e como ele será apresentado (escrita, oral, multimodal)? – Como você envolverá os alunos na contextualização do trabalho, conectando a atividade com suas experiências anteriores?

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Apresentação da Situação: – Qual livro de literatura infantil será escolhido e adequado para a série…

PROPOSTA A SER DESENVOLVIDA A proposta a seguir visa a elaboração prática de uma sequência didática no ensino de um gênero textual específico, utilizando a literatura infantil como ponto de partida.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

PROPOSTA A SER DESENVOLVIDA A proposta a seguir visa a elaboração prática de uma sequência didática no ensino de um…

SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LITERATURA INFANTIL A sequência didática é uma metodologia de ensino estruturada que visa organizar e sistematizar as atividades pedagógicas para garantir uma aprendizagem mais eficaz. Quando bem planejada, proporciona um aprendizado profundo, permitindo que os alunos se apropriem de conhecimentos de forma progressiva e integrada. Segundo Libâneo (1994, p. 222), “o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LITERATURA INFANTIL A sequência didática é uma metodologia de ensino estruturada que visa organizar e sistematizar…

Considerando o conteúdo da Unidade IV do seu material de estudos, explique como a intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais podem influenciar a prática pedagógica. Em sua resposta, discuta como a compreensão desses fenômenos pode enriquecer o ensino de gêneros textuais e quais são os desafios enfrentados pelos educadores na integração desses conceitos em suas práticas. Utilize exemplos e citações teóricas para subsidiar seus argumentos.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Considerando o conteúdo da Unidade IV do seu material de estudos, explique como a intertextualidade e a hibridização dos gêneros…

A INTERTEXTUALIDADE E A HIBRIDIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA A intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais são conceitos fundamentais para a compreensão da complexidade e dinamismo da linguagem escrita. Marcuschi (2008) aborda o fenômeno da intergenericidade, que descreve como gêneros textuais podem adotar funções e características de outros gêneros dependendo do contexto e dos objetivos comunicativos. Bakhtin (2010) também discute a interação entre gêneros e a contaminação dos mesmos. A compreensão desses conceitos é crucial para a prática pedagógica, pois permite aos educadores explorar e ensinar a diversidade textual e as múltiplas funções da linguagem.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

A INTERTEXTUALIDADE E A HIBRIDIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA   A intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais…

f) No vídeo Surdos em um Mundo Ouvinte, a identidade e a cultura surda são frequentemente marginalizadas. Como a inclusão social de surdos pode ser alcançada por meio de mudanças nas atitudes da sociedade ouvinte e nas políticas públicas? Explique a importância da visibilidade da cultura surda para a construção de um ambiente mais inclusivo. Você deverá explicar em até 15 linhas.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

f) No vídeo Surdos em um Mundo Ouvinte, a identidade e a cultura surda são frequentemente marginalizadas. Como a inclusão…

e) Considerando as experiências apresentadas no vídeo Surdos em um Mundo Ouvinte, como a educação bilíngue e o uso da Libras podem promover a inclusão dos surdos na sociedade? Você deverá explicar em até 15 linhas.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

e) Considerando as experiências apresentadas no vídeo Surdos em um Mundo Ouvinte, como a educação bilíngue e o uso da…

d) De que maneira o vídeo Surdos em um Mundo Ouvinte retrata os desafios enfrentados pela comunidade surda em um ambiente predominantemente ouvinte? Analise as barreiras de comunicação e a falta de acessibilidade destacadas no vídeo e suas implicações para a inclusão social. Você deverá explicar em até 15 linhas.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

d) De que maneira o vídeo Surdos em um Mundo Ouvinte retrata os desafios enfrentados pela comunidade surda em um…

2) Agora, você deverá conhecer o vídeo 2, intitulado Surdos em um mundo ouvinte, disponível no link a seguir (copie o link e cole em seu navegador):

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

2) Agora, você deverá conhecer o vídeo 2, intitulado Surdos em um mundo ouvinte, disponível no link a seguir (copie…

c) De que maneira o poema Poesia Surda para Sempre pode ser interpretado como um ato de resistência cultural e linguística? Discorra sobre como a obra dialoga com questões de hegemonia linguística (práticas sociais comunicativas ouvintistas) e inclusão social, destacando as implicações para a comunidade surda. Você deverá explicar em até 15 linhas.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

c) De que maneira o poema Poesia Surda para Sempre pode ser interpretado como um ato de resistência cultural e…

b) Considerando os elementos visuais e performáticos presentes em Poesia Surda para Sempre, como o artista explora a espacialidade e o movimento corporal para transmitir significados que vão além das palavras? Quais recursos expressivos são utilizados para potencializar a mensagem poética? Você deverá explicar em até 15 linhas.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

b) Considerando os elementos visuais e performáticos presentes em Poesia Surda para Sempre, como o artista explora a espacialidade e…

a) Como o autor utiliza a poesia sinalizada para expressar aspectos centrais da identidade surda? Você deverá explicar em até 15 linhas.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

a) Como o autor utiliza a poesia sinalizada para expressar aspectos centrais da identidade surda? Você deverá explicar em até…

1) Primeiramente você deve assistir ao vídeo 1, intitulado Poesia Surda pra Sempre, disponível no link a seguir (copie o link e cole em seu navegador):  Analise o impacto da obra Poesia Surda para Sempre na valorização da cultura surda e na visibilidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A partir dessa análise, responda às seguintes questões:

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

​A partir de seus conhecimentos sobre a influência ouvintista na educação do surdo, você é convidado a conhecer dois vídeos…

Paginação de posts

Anterior 1 … 32 33 34 … 303 Próximo

Fale Conosco no WhatsApp

Orgulhosamente mantido com WordPress | Tema: Envo eCommerce