Grupo Azul Educacional

Atividades e MAPAS UniCesumar

0
R$ 0,00
Menu
0
R$ 0,00
  • Home
  • Blog
  • Minha conta
  • Carrinho
  • Downloads

– Definição de Metas e Objetivos: estabelecimento de metas claras e específicas que alinham os esforços dos funcionários com os objetivos estratégicos da organização. – Avaliações de Desempenho: utilização de ferramentas e métodos para avaliar o desempenho dos colaboradores, que podem incluir revisões periódicas, feedbacks 360 graus e autoavaliações.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

– Definição de Metas e Objetivos: estabelecimento de metas claras e específicas que alinham os esforços dos funcionários com os…

PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto de apoio A gestão de desempenho é um processo essencial na administração de recursos humanos, focado em maximizar a eficácia e o potencial dos colaboradores numa organização. Este processo envolve a definição de expectativas claras, a monitorização contínua do desempenho, e a implementação de estratégias para melhorar as habilidades e a produtividade dos funcionários. Os principais aspectos da gestão de desempenho incluem:

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto de apoio   A gestão de desempenho é um processo essencial na administração de recursos…

Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ​na disciplina Gestão do Desempenho. Essa é a proposta da Atividade MAPA, e para desenvolver esta atividade, você deverá seguir as seguintes etapas: ​ Primeira etapa: leitura atenta do texto de apoio; Segunda etapa: considere as orientações da atividade; Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.​

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ​na disciplina Gestão do Desempenho. Essa é a…

Elabore um texto com no máximo 15 linhas, explicando quais são as principais vantagens obtidas para a empresa e o colaborador, com a implementação de um sistema eficiente de gestão do desempenho.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Agora, vamos à atividade!   Elabore um texto com no máximo 15 linhas, explicando quais são as principais vantagens obtidas…

Partindo da visão sistêmica do processo de gestão do desempenho, percebemos claramente o desempenho como atuação da força de trabalho na produção de resultados. Portanto, é necessário criar uma metodologia que programe o gerenciamento contínuo e sistematizado, compondo, integradamente, aos demais processos gerenciais como uma ferramenta de gestão de pessoas na sua relação com o trabalho e com os objetivos da organização. Gestão de desempenho refere-se ao processo contínuo de identificar, medir e desenvolver o desempenho dos indivíduos e equipes em uma organização. Esse processo envolve várias etapas, incluindo o estabelecimento de metas claras, monitoramento do progresso, feedback regular e avaliações formais. A gestão de desempenho é uma ferramenta crucial para motivar os funcionários, melhorar a produtividade e alcançar os objetivos estratégicos da organização.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Partindo da visão sistêmica do processo de gestão do desempenho, percebemos claramente o desempenho como atuação da força de trabalho…

Considerando que você é um dos docentes que atendem essa turma, elabore uma intervenção que contemple temas como comunicação interpessoal, empatia, tolerância e diversidade. Para tanto, você deverá sistematizar as seguintes etapas:

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Considerando que você é um dos docentes que atendem essa turma, elabore uma intervenção que contemple temas como comunicação interpessoal,…

Na reunião, então, ficou evidente que não se tratava de uma questão disciplinar e sim de manejo das relações interpessoais estabelecidas naquele contexto e demandava dos profissionais atuantes junto a turma trabalharem os conflitos que estavam surgindo em decorrência da dificuldade de convivência ali posta entre os discentes. Ficou deliberado, então, que cada docente iria elaborar uma atividade que visasse o desenvolvimento das habilidades sociais de resolução de conflito, destacando a capacidade de comunicação interpessoal dos discentes em um projeto interdisciplinar.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Na reunião, então, ficou evidente que não se tratava de uma questão disciplinar e sim de manejo das relações interpessoais…

Durante a reunião pedagógica de uma escola pública a equipe diretiva se queixa, junto aos professores, que uma turma de 9º ano tem apresentado problemas recorrentes de indisciplina e a conduta dos docentes tem sido a retirada da sala de aula sem averiguação do que está acontecendo para desencadear tal comportamento por parte dos discentes. Após o burburinho entre os docentes, um professor se posiciona e relata que dois alunos tem intimidado sistematicamente um grupo de alunos por se tratarem de refugiados africanos.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Desta forma, proponho a você que analise a situação descrita a seguir:   Durante a reunião pedagógica de uma escola…

O exemplo do bullying aqui trazido com finalidade de impacto para sensibilizar o profissional da educação no que tange o desenvolvimento das relações interpessoais, uma vez que, ao ser manejado situações de conflito conforme surjam no ambiente educacional, as chances da situação agravar é muito menor.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

O exemplo do bullying aqui trazido com finalidade de impacto para sensibilizar o profissional da educação no que tange o…

Ao longo de sua atuação profissional irá se deparar com inúmeras ocorrências de conflitos entre discentes dos quais terá que se posicionar e propor soluções para a sua resolução. Tendo como princípio que o papel de educador transpassa a função de transmitir o conhecimento cientifico específico de sua área ao tomar como objetivo da educação o desenvolvimento integral dos sujeitos, saber manejar conflitos e conduzir os discentes em seu processo de desenvolvimento psicossocial é fundamental compreender o papel da sensibilidade social e flexibilidade comportamental proposta por Minicucci (apud GARCIA, 2021).

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Ao longo de sua atuação profissional irá se deparar com inúmeras ocorrências de conflitos entre discentes dos quais terá que…

Corroborando com o dado elencado por Dunker (2024), Marcelo Cunha Bueno em entrevista para a revista Crescer (2024) afirmou que o bullying é silencioso e acontece sob o olhar dos educadores. O silêncio aqui referido não se trata das ações cometidas pelos diferentes autores desse processo de violência, mas sim da falta de ação dos profissionais da educação que variam desde participar dos atos violentos a omissão por falta de condições de manejo.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Corroborando com o dado elencado por Dunker (2024), Marcelo Cunha Bueno em entrevista para a revista Crescer (2024) afirmou que…

Christian Dunker, renomado psicanalista e professor da Universidade de São Paulo – USP, trouxe uma discussão significativa sobre um dos principais problemas que ocorrem no ambiente escolar em seu programa Falando Nisso, disponível no YouTube em 07 de março de 2024: Bullying. O psicanalista traz um dado alarmante ao sinalizar que 54% dos autores de bullying afirmam que nunca receberam uma orientação adequada sobre o comportamento que estão praticando.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Christian Dunker, renomado psicanalista e professor da Universidade de São Paulo – USP, trouxe uma discussão significativa sobre um dos…

Desse modo, proponho que sistematize em, no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, qual o objetivo da Psicologia da Educação e a sua importância na práxis do profissional da educação.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Desse modo, proponho que sistematize em, no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, qual o objetivo da Psicologia da…

Pois bem, os temas elencados evidenciam justamente algumas temáticas abordadas nesta disciplina, que se constitui como fundamental para o exercício do profissional da educação de uma forma consciente e efetiva.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Pois bem, os temas elencados evidenciam justamente algumas temáticas abordadas nesta disciplina, que se constitui como fundamental para o exercício…

Ao se depararem com tal questionamento atentavam-se para a angústia desencadeada pelos alunos que não aprendiam conforme o esperado, as dificuldades disciplinares enfrentada no manejo de turmas, a suposta falta de interesse e comprometimento dos discentes com seus compromissos escolares.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Ao se depararem com tal questionamento atentavam-se para a angústia desencadeada pelos alunos que não aprendiam conforme o esperado, as…

Em minha experiência profissional como psicóloga escolar e professora universitária para os cursos vinculados à educação sempre fui questionada pelos profissionais desta área sobre os motivos pelos quais era necessário aprenderem sobre os fundamentos da Psicologia da Educação. O qual sempre devolvi com a seguinte pergunta: no exercício da sua profissão, o maior obstáculo é desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem ou manejo com os indivíduos atendidos?

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Em minha experiência profissional como psicóloga escolar e professora universitária para os cursos vinculados à educação sempre fui questionada pelos…

c) Elabore um texto argumentativo (mínimo de 25 e máximo 35 linhas), definindo as habilidades identificadas em ambas as brincadeiras e exemplificando quais os possíveis impactos na alfabetização caso as habilidades não sejam estabelecidas adequadamente.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

c) Elabore um texto argumentativo (mínimo de 25 e máximo 35 linhas), definindo as habilidades identificadas em ambas as brincadeiras…

Agora que você conhece os jogos, verifique quais habilidades são estimuladas durante sua execução e seu impacto na alfabetização. Para realizar sua atividade, você deverá seguir os seguintes passos: a) Identifique quais habilidades são estimuladas no jogo da amarelinha. b) Identifique quais habilidades são estimuladas no jogo careca cabeludo.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Agora que você conhece os jogos, verifique quais habilidades são estimuladas durante sua execução e seu impacto na alfabetização. Para…

​Já o jogo careca cabeludo consiste em um mestre falar alternadamente as palavras que dão nome à brincadeira, enquanto os participantes precisam ficar em pé quando se fala cabeludo e agachar quando se fala careca. Sai da brincadeira quem confundir a posição solicitada.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

​Já o jogo careca cabeludo consiste em um mestre falar alternadamente as palavras que dão nome à brincadeira, enquanto os…

​O jogo da amarelinha contempla a necessidade de desenhar o gráfico do jogo no chão; enumerar em sequência; atirar a pedra no quadrado; pular com um e ambos os pés; e pegar a pedra sem pisar fora do limite.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

​O jogo da amarelinha contempla a necessidade de desenhar o gráfico do jogo no chão; enumerar em sequência; atirar a…

Considerando o exposto e a importância dos pré-requisitos necessários para a aquisição da leitura, escrita e raciocínio lógico matemático, convido você a conhecer um pouco mais sobre dois jogos: jogo da amarelinha e careca e cabeludo.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Considerando o exposto e a importância dos pré-requisitos necessários para a aquisição da leitura, escrita e raciocínio lógico matemático, convido…

O aprender corporal antecede o abstrato, por isso que a brincadeira, o jogo livre e dirigido e a exploração do ambiente e diferentes situações são fundamentais para o pleno desenvolvimento cognitivo da criança.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

O aprender corporal antecede o abstrato, por isso que a brincadeira, o jogo livre e dirigido e a exploração do…

O processo de aquisição das competências de leitura, escrita e aritmética envolve uma série de habilidades psicomotoras e desenvolvimentos neuropsicológicos que, ao não terem sido adequadamente estabelecidos, reverberarão na capacidade de aprendizagem dos sujeitos (José; Coelho, 2009).

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

O processo de aquisição das competências de leitura, escrita e aritmética envolve uma série de habilidades psicomotoras e desenvolvimentos neuropsicológicos…

Em nosso percurso pelas dificuldades e problemas de aprendizagem, vimos como a diferenciação entre ambos é complexa e ainda gera discordâncias no âmbito acadêmico. Todavia, na avaliação de crianças que apresentam alterações de aprendizagem, um elemento em comum se destaca: segundo Fernandes et al. (2015), o fato de ao menos 50% dos sujeitos nesta condição apresentarem alterações no desenvolvimento da coordenação motora.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Em nosso percurso pelas dificuldades e problemas de aprendizagem, vimos como a diferenciação entre ambos é complexa e ainda gera…

Considerando o exposto e o nosso material didático, diferencie as causas e os sintomas considerados de cada uma das perspectivas apresentadas e argumente, por qual razão é mais coerente analisar os problemas de aprendizagem a partir da perspectiva interativa.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Considerando o exposto e o nosso material didático, diferencie as causas e os sintomas considerados de cada uma das perspectivas…

A diferenciação dada pelos autores entre os Transtornos Específicos de Aprendizagem e as Dificuldades de Aprendizagem evidencia a concepção de que o não sucesso acadêmico pode ser compreendido a partir de perspectivas intrínsecas ou extrínsecas.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

A diferenciação dada pelos autores entre os Transtornos Específicos de Aprendizagem e as Dificuldades de Aprendizagem evidencia a concepção de…

O não aprender de acordo com o esperado para a faixa etária e experiência socioeducacional é um dos temas que permeiam as discussões educacionais nos diferentes âmbitos sociais. Garcia, Schlünzen e Schlünzen Junior (2024), ao problematizarem a questão da não aprendizagem e seus motivos, afirmam o seguinte: de acordo com a Pesquisa por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, o Brasil tem pelo menos 9,6milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas, o que corresponde a 5,6% da população.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

O não aprender de acordo com o esperado para a faixa etária e experiência socioeducacional é um dos temas que…

4. Discorra sobre o papel do professor como mediador do aprendizado. Pesquise como o docente pode fomentar a autonomia e a construção do conhecimento pelas crianças, utilizando atividades que incentivem a exploração e o raciocínio crítico.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

Discorra sobre o papel do professor como mediador do aprendizado. Pesquise como o docente pode fomentar a autonomia e a…

3. Defina os objetivos (mínimo dois) da atividade, relacionando-os ao desenvolvimento de habilidades espaciais, como a capacidade de observar, descrever e interpretar diferentes paisagens. Use a BNCC para justificar seus objetivos.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

3. Defina os objetivos (mínimo dois) da atividade, relacionando-os ao desenvolvimento de habilidades espaciais, como a capacidade de observar, descrever…

2. Dê exemplos de como essa conexão com o dia a dia favorece a aprendizagem de Geografia. Proponha uma sequência didática inovadora para ensinar o conceito de “paisagem” às crianças do 2º ano. Elabore uma atividade prática que envolva o ambiente em que as crianças vivem (escola, casa, bairro) e permita que elas explorem esse conceito de forma lúdica e participativa.

Por Luís Fernando
novembro 8, 2024 0

2. Dê exemplos de como essa conexão com o dia a dia favorece a aprendizagem de Geografia. Proponha uma sequência…

Paginação de posts

Anterior 1 … 31 32 33 … 303 Próximo

Fale Conosco no WhatsApp

Orgulhosamente mantido com WordPress | Tema: Envo eCommerce