Grupo Azul Educacional

Atividades e MAPAS UniCesumar

0
R$ 0,00
Menu
0
R$ 0,00
  • Home
  • Blog
  • Minha conta
  • Carrinho
  • Downloads

Para uma gestão eficiente de recursos humanos e para garantir o cumprimento das obrigações legais trabalhistas, é essencial compreender em detalhes o funcionamento das férias, incluindo o período aquisitivo e concessivo, bem como a redução por faltas injustificadas. Aprofunde seu conhecimento assistindo ao vídeo: “Férias, período aquisitivo e concessivo e redução por faltas injustificadas”, através do link:

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Para uma gestão eficiente de recursos humanos e para garantir o cumprimento das obrigações legais trabalhistas, é essencial compreender em…

Olá, estudante de Ciências Contábeis! Esta atividade corresponde à Atividade de Estudos 1. Vamos lá?! A Assembleia Geral das Nações Unidas, ao elaborar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, inseriu, em seu art. 24, que todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas (ONU, 1948). Assim, é ratificada mundialmente a necessidade da concessão de férias aos trabalhadores e a necessidade que esses trabalhadores têm de fazer uma pausa na sua rotina, para relaxar e aumentar o seu convívio social, familiar e as práticas de lazer. Dessa forma, as férias são o direito do empregado de interromper as suas atividades laborativas, com a autorização do empregador, que continua a pagar sua remuneração por um período predeterminado, após decorrido o prazo necessário, com o intuito de lhe proporcionar a recuperação física e psíquica, além de maior convívio familiar e social (JORGE NETO; CAVALCANTE, 2017). A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) corrobora esse conceito, ao estabelecer, em seu art. 129 (BRASIL, 2017), que todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias e sem prejuízo da remuneração.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Olá, estudante de Ciências Contábeis! Esta atividade corresponde à Atividade de Estudos 1. Vamos lá?! A Assembleia Geral das Nações…

Após assistir esse longa metragem, construa um texto de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas, dissertando sobre a sua compreensão do filme enfatizando as formas de sobrevivência humana, bem como, as relações corporais dos humanos no período que o contexto do filme retrata. E, por fim do texto, você deverá apresentar uma reflexão sobre a importância dos conhecimentos históricos do desenvolvimento humano para o campo da Educação Física.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Após assistir esse longa metragem, construa um texto de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas, dissertando sobre a…

A partir do enunciado acima, nota-se que muitas vezes o cinema como arte também pode ser um recurso no ensino, principalmente, em temáticas reflexivas sobre a história. Nesse sentido, para realizar a atividade MAPA da disciplina de História da Educação Física, você precisará assistir atentamente ao filme de 1981 intitulado “A guerra do fogo” postada no youtube, o qual se encontra disponibilizado no link:

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

A partir do enunciado acima, nota-se que muitas vezes o cinema como arte também pode ser um recurso no ensino,…

Por meio do livro didático da disciplina compreendemos que filmes, fotografias, jornais, dentre outros servem de apoio documental aos estudiosos da história da educação física. Portanto, os registros de filmagens apresentam-se como uma possibilidade importante para o desenvolvimento de uma compreensão histórica. De modo comparável ao que ocorre com a fotografia, na análise desse material o pesquisador deverá se ater ao contexto em que foi produzido o material, o público a quem estava voltado, bem como as potencialidades técnicas existentes e efetivamente usadas na produção das imagens. Por conta dessa razão, “o filme pode tornar-se um documento para a pesquisa histórica, na medida em que articula ao contexto histórico e social que o produziu um conjunto de elementos intrínsecos à própria expressão cinematográfica” como pontua Kurnis citado por Freitas e Linhales (2013).

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Por meio do livro didático da disciplina compreendemos que filmes, fotografias, jornais, dentre outros servem de apoio documental aos estudiosos…

Considerando o enunciado acima, retirado da apresentação do dossiê temático “Corpo e História: os múltiplos processos de educação do corpo”, realize a leitura na íntegra desse texto e escolha dois artigos pontuados ao longo da apresentação. Após escolher, você deve citar o nome de cada artigo e explicar com suas próprias palavras a temática central dos dois artigos escolhidos, utilizando até 15 linhas.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Considerando o enunciado acima, retirado da apresentação do dossiê temático “Corpo e História: os múltiplos processos de educação do corpo”,…

No Brasil, a noção de educação do corpo vem sendo trabalhada de forma sistemática e polissêmica no campo da Educação ao longo dos últimos anos, especialmente em pesquisas de corte historiográfico. No campo da Educação Física, em específico, esse debate amplia. “Um número significativo de autores na área vem mobilizando noções, conceitos e ideias que tocam essas questões, de forma que é possível perceber, nos diversos fóruns acadêmicos e científicos, um crescente número de pesquisas, que resultam em publicações, dissertações e teses, sobre a história da educação do corpo, ou sobre os modos como os corpos vem sendo educados social e culturalmente pelas instituições, pelas práticas, por diversos dispositivos” (Quitzau e Moreno, 2021, p. 4).

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

No Brasil, a noção de educação do corpo vem sendo trabalhada de forma sistemática e polissêmica no campo da Educação…

A atividade deverá ter as seguintes fases: 1. Apresente seu nome e RA (Registro Acadêmico) ao início do seu vídeo; 2. Explique como se realiza corretamente os elementos: Rolamento para frente grupado e Roda; 3. Explique um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos para cada elemento: Rolamento para frente grupado e Roda. – Um exercício pedagógico para cada elemento. – Descreva com detalhes todo o desenvolvimento e os recursos materiais que são utilizados para a realização de cada exercício pedagógico; 4. Explique a ajuda manual dos elementos: Rolamento para frente grupado e Roda. – Uma forma de ajuda manual para cada elemento.​

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

A atividade deverá ter as seguintes fases:   Apresente seu nome e RA (Registro Acadêmico) ao início do seu vídeo;…

Portanto, nesta atividade, você, aluno, deverá gravar um vídeo, de no máximo 5 minutos, explicando como se realiza corretamente os elementos Rolamento para frente grupado e Roda e, posteriormente, explique um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos e a ajuda manual para cada um dos elementos citados.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Portanto, nesta atividade, você, aluno, deverá gravar um vídeo, de no máximo 5 minutos, explicando como se realiza corretamente os…

Partindo do princípio de que o professor deve saber ensinar determinada modalidade da cultura corporal do movimento, considera-se que os processos pedagógicos e as ajudas manuais são essenciais para efetividade no processo de ensino e aprendizagem dentro da ginástica. Mediante isso, em uma situação hipotética, você foi contratado (a) para dar aulas de Ginástica Para Todos em uma academia de sua cidade. Sua turma é de crianças de 8 a 10 anos, e em uma de suas aulas você irá ensinar seus alunos a realizar dois elementos gímnicos, sendo eles: Rolamento para frente grupado e Roda. Para ensinar esses dois elementos de forma adequada, você deverá explicar como se realiza corretamente esses dois elementos, em seguida, explicar um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos (exemplos: colchões, plintos, bancos suecos, cordas, elásticos, entre outros) para cada elemento e, por fim, explicar como é a ajuda manual de cada um desses elementos.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Partindo do princípio de que o professor deve saber ensinar determinada modalidade da cultura corporal do movimento, considera-se que os…

Provavelmente, o maior benefício da Ginástica e o principal argumento para sua inclusão nos programas de iniciação esportiva, seja a promoção do controle corporal, pois ela sugere a prática de diversas ações, como giros, saltos, balanços, deslocamentos e aterrissagens (Russel, 2000).

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Provavelmente, o maior benefício da Ginástica e o principal argumento para sua inclusão nos programas de iniciação esportiva, seja a…

Ensinar implica fixar objetivos, selecionar conteúdos, ordená-los lógica e psicologicamente, processá-los na prática e avaliar a extensão e a profundidade de seu domínio pelo aluno. Essas funções não poderão ser desempenhadas sem o total domínio do conhecimento informativo. Portanto, o professor não precisa ser, necessariamente, um “cientista”, mas deve dominar a matéria tanto quanto um cientista, excetuando-se a atividade específica de uma pesquisa individual (MAIA, 2004).

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Ensinar implica fixar objetivos, selecionar conteúdos, ordená-los lógica e psicologicamente, processá-los na prática e avaliar a extensão e a profundidade…

Conforme o exposto, cite e descreva quais são os 4Fs da Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Conforme o exposto, cite e descreva quais são os 4Fs da Federação Internacional de Ginástica (FIG).

A Ginástica Para Todos (GPT), de acordo com Fiorin-Fuglsang e Paoliello (2008 apud MIRANDA; SILVA; NAKASHIMA, 2023), é uma modalidade que resgata a Ginástica do passado, praticada em busca de prazer, alegria e sem a preocupação com desempenhos ou recordes, e o fato de ser uma modalidade não competitiva permite que seja mais abrangente em relação aos seus praticantes, que buscam na ginástica viver com melhor qualidade de vida e aumentar o convívio social.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

A Ginástica Para Todos (GPT), de acordo com Fiorin-Fuglsang e Paoliello (2008 apud MIRANDA; SILVA; NAKASHIMA, 2023), é uma modalidade…

Após assistir a essa animação, construa um texto de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas, dissertando sobre a sua compreensão da reflexão que o filósofo Platão propõe com sua alegoria. O texto deve apresentar, também, um diálogo com as formas de conhecimento desenvolvidas na contemporaneidade, problematizando o senso comum (conhecimento popular), o conhecimento científico e o conhecimento filosófico. E, por fim, você deverá relacionar a alegoria da caverna com uma reflexão sobre o papel da educação na atualidade na formação humana dos sujeitos.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Após assistir a essa animação, construa um texto de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas, dissertando sobre a…

A partir do enunciado acima, nota-se que a educação, na contemporaneidade, tem um papel importante na mediação/transmissão/construção dos conhecimentos dos alunos(as) de forma crítica e reflexiva sobre a sociedade em que vivem. Nesse sentido, para realizar a atividade MAPA da disciplina de Fundamentos Históricos e Filosófico da Educação, você precisará, primeiramente, assistir atentamente à animação de 2011 sobre “A ALEGORIA DA CAVERNA (ou MITO DA CAVERNA)” postada no YouTube, a qual se encontra disponibilizada no link 

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

A partir do enunciado acima, nota-se que a educação, na contemporaneidade, tem um papel importante na mediação/transmissão/construção dos conhecimentos dos…

Platão, filósofo da antiguidade grega, nos brindou com uma excelente reflexão alegórica sobre o conhecimento e a capacidade humana de conhecer a sociedade em que vive. Em sua obra intitulada “ALEGORIA DA CAVERNA” (ou mito da caverna) problematiza que os sujeitos que vão em busca de conhecimento aprofundado têm, posteriormente, o desafio de disseminar este conhecimento àqueles que ainda não viram as coisas para além da aparência (Freitas, 2021).

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Platão, filósofo da antiguidade grega, nos brindou com uma excelente reflexão alegórica sobre o conhecimento e a capacidade humana de…

Considerando o exposto e os estudos na disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, para responder à Atividade de Estudo 1, leia atentamente a UNIDADE 1 do livro didático. Após a leitura, CITE E EXPLIQUE, com suas palavras, cada uma das quatro distintas formas de conhecimento abordadas no livro.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Considerando o exposto e os estudos na disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, para responder à Atividade de…

As complexas formas de sociedades, desenvolvidas ao longo da história pelos seres humanos, ocasionaram a formação de distintas categorias de explicação e conhecimento dos sujeitos e objetos que se apresentam no mundo. Essas categorias, por sua vez, apresentam diferentes formas de compreensão, definição e leitura da realidade.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

As complexas formas de sociedades, desenvolvidas ao longo da história pelos seres humanos, ocasionaram a formação de distintas categorias de…

Diante dos arremessos descritos acima e no livro da disciplina, escolha dois de basquetebol e dois de handebol e grave um vídeo, explicando e demonstrando (realizando) estes arremessos, como se estivesse explicando a um aluno iniciante da modalidade.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Sobre os arremessos, reveja os principais nas modalidades do basquetebol e handebol   Diante dos arremessos descritos acima e no…

Os fundamentos do basquetebol são subdivididos em domínio de corpo, manejo de bola, drible, passes, arremessos e rebotes. Semelhante a isso os fundamentos do handebol são subdivididos em: domínio de corpo, empunhadura da bola, passes, dribles, arremessos, progressões, fintas e fundamentos defensivos. Todos os fundamentos do basquetebol de do handebol são importantes, porém o arremesso recebe destaque, uma vez que através dele que são obtidos pontos para a equipe, fazendo-a vencedora ou não. O arremesso é um ato de finalização de uma situação de ataque em ambos os esportes e no basquetebol exige mais precisão e concentração do que qualquer outro fundamento.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Os fundamentos do basquetebol são subdivididos em domínio de corpo, manejo de bola, drible, passes, arremessos e rebotes. Semelhante a…

Considerando o trecho acima e o material da disciplina, explique a regra da bola “morta”, na modalidade referida.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Considerando o trecho acima e o material da disciplina, explique a regra da bola “morta”, na modalidade referida.

O ensino das regras podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois, mesmo que os alunos não necessitem conhecer todas as regras, as básicas, pelo menos, são necessárias para a compreensão do jogo. No Basquete, além das regras de tempo, faltas e violações, também há as regras de bola “viva” e bola “morta”.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

O ensino das regras podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois, mesmo que os alunos não necessitem conhecer…

c) Em até 10 linhas apresente quais são os desafios que um empreendimento por necessidade pode gerar, atuando em uma comunidade local de uma grande cidade, você pode escolher qualquer setor.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

c) Em até 10 linhas apresente quais são os desafios que um empreendimento por necessidade pode gerar, atuando em uma…

b) Explique de forma comparativa, a diferença entre as classificações de empreendedor corporativo, por necessidade e por sucessão familiar.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

b) Explique de forma comparativa, a diferença entre as classificações de empreendedor corporativo, por necessidade e por sucessão familiar.

a) Dentre as classificações de empreendedorismo estudadas na disciplina, escolha três delas e apresente suas descrições.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Portanto, com base no texto apresentado acima, no livro da disciplina e nas aulas conceituais e ao vivo, responda o…

Devemos compreender que um indivíduo que se torna empreendedor pode começar de diferentes formas: abrir o negócio próprio, herdar, comprar, intraempreender, entre outros termos, conforme classificação de Dornelas (2007).

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Devemos compreender que um indivíduo que se torna empreendedor pode começar de diferentes formas: abrir o negócio próprio, herdar, comprar,…

No início da história do empreendedorismo, era atribuído o fator risco para quem estivesse envolvido a determinado empreendimento. Posteriormente, o foco foi direcionado para indivíduo inovador e que tem iniciativa. Anos mais tarde, também se admitiu como empreendedor aquele que trabalha nas organizações, ou seja, podemos notar que a abordagem foi mudando conforme as situações que ocorriam.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

No início da história do empreendedorismo, era atribuído o fator risco para quem estivesse envolvido a determinado empreendimento. Posteriormente, o…

Um conceito clássico que foi bastante utilizado durante muitos anos é o de Schumpeter (1949 apud DORNELAS, 2005, p. 39), ao definir o empreendedor como “aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”. Porém, esse conceito tem sido deixado de lado e outros autores apresentam distintas formas de compreender o empreendedorismo de forma mais abrangente e contextualizada.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Um conceito clássico que foi bastante utilizado durante muitos anos é o de Schumpeter (1949 apud DORNELAS, 2005, p. 39),…

Conforme Dornelas (2005, p. 29), “a palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo”. Isto é, o termo está ligado diretamente a alguém que realiza coisas diferentes, intermediando o produto/serviço e os clientes, por isso corre riscos nesse processo.

Por Luís Fernando
junho 7, 2024 0

Conforme Dornelas (2005, p. 29), “a palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e…

Paginação de posts

Anterior 1 … 244 245 246 … 303 Próximo

Fale Conosco no WhatsApp

Orgulhosamente mantido com WordPress | Tema: Envo eCommerce