Grupo Azul Educacional

Grupo Azul Educacional

Atividades e MAPAS UniCesumar

0
R$ 0,00
Menu
0
R$ 0,00
  • Home
  • Blog
  • Minha conta
  • Carrinho
  • Downloads

Por meio da música, as crianças têm a oportunidade de explorar ritmos, melodias e harmonias, o que favorece o desenvolvimento da percepção auditiva e da coordenação motora. De acordo com o educador musical José Eduardo Gomes, “a prática musical na infância é essencial para a formação de habilidades que vão além do simples ato de tocar um instrumento ou cantar; ela promove a socialização e a construção de vínculos afetivos” (Gomes, 2020).

Por
maio 29, 2025 0

Por meio da música, as crianças têm a oportunidade de explorar ritmos, melodias e harmonias, o que favorece o desenvolvimento…

Sabemos que a linguagem musical pode ser um meio eficaz de introduzir conceitos matemáticos e linguísticos, uma vez que muitos elementos da música, como padrões e rimas, estão intrinsecamente ligados a essas áreas do conhecimento. Diante disso, esta atividade avaliativa tem como objetivo explorar a importância da linguagem musical no desenvolvimento da criança, incentivando a reflexão sobre como a música pode ser utilizada como um recurso pedagógico valioso na educação infantil. Vamos juntos descobrir como a música pode transformar a experiência de aprendizado das nossas crianças!

Por
maio 29, 2025 0

Sabemos que a linguagem musical pode ser um meio eficaz de introduzir conceitos matemáticos e linguísticos, uma vez que muitos…

Para realizar o seu MAPA considere a situação hipotética a seguir: Você foi contratado como professor(a) de Educação Infantil em uma escola pública do seu município para lecionar, as turmas são bastante agitadas e apresentam dificuldades em manter o foco durante as aulas. Em uma reunião pedagógica lhes foi solicitado a possibilidade de rever e se, necessário, reformular as estratégias de ensino para tornar as aulas mais atrativas e eficazes. Para isso foi proposto um projeto de musicalização, com o objetivo de utilizar a linguagem musical como ferramenta para engajar os alunos da Educação Infantil, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Dessa forma, seu MAPA será composto por duas partes:

Por
maio 29, 2025 0

Para realizar o seu MAPA considere a situação hipotética a seguir: Você foi contratado como professor(a) de Educação Infantil em…

PARTE 1: Agora, é a hora de colocar a mão na massa. Inspirado por essa ideia ” Criando Instrumentos Musicais”, objetivando desenvolver a criatividade e a habilidade de trabalhar com sons e ritmos, além de promover a interação entre as crianças. Realize a leitura da BNCC na Etapa da Educação Infantil, especificamente sobre o campo de experiências “Traços, sons, cores e formas”, escolha um onjetivo da aprendizagem e desenvolvimento deste campo e uma faixa etária. A seguir, crie um instrumento, como chocalhos (com garrafas e grãos), tambores (com caixas de papelão) ou guitarras (com papelão e elásticos). Use a criatividade e utilize-se de materiais recicláveis para a construção, você pode decorar seus instrumentos com tintas e outros materiais que desejar. Por fim, preencha o formulário da atividade MAPA (obrigatório), anotando detalhes como:

Por
maio 29, 2025 0

PARTE 1: Agora, é a hora de colocar a mão na massa. Inspirado por essa ideia ” Criando Instrumentos Musicais”,…

PARTE 2: Elabore uma sugestão de atividade que utilize o instrumento musical que você confeccionou, não se esqueça de que a atividade deve estar relacionada com a faixa etária escolhida e com o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento. Preencha a parte dois do formulário:

Por
maio 29, 2025 0

PARTE 2: Elabore uma sugestão de atividade que utilize o instrumento musical que você confeccionou, não se esqueça de que…

1.“A construção do conceito de número não acontece somente no Ensino Fundamental, pelo contrário, as noções mais elementares para esta construção podem e devem acontecer muito antes desse período, dentro e fora da escola. Fora da escola, nos momentos de vivências e experiências do seu dia a dia e, na escola, nos espaços de Educação Infantil, em que as interações mediadas pelo professor, precisam acontecer com os enfoques planejados, atividades e encaminhamentos com objetivos que conduzam esta construção pela criança” (GARCIA; CAMARGO; FRANCA,  2012, p. 3).

Por
maio 29, 2025 0

1.“A construção do conceito de número não acontece somente no Ensino Fundamental, pelo contrário, as noções mais elementares para esta…

2. “A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas, lida com situações que envolvem ordenação, seriação, classificação, iniciando desta forma, a construção deste conceito, porém caberá à escola organizar experiências que privilegiem a formação de diferentes conceitos. No entanto, percebe-se algumas angústias de professores da Educação Básica, anos iniciais, no que diz respeito à dificuldade de encaminhamentos adequados ao trabalho com a construção do conceito de número com as crianças (GARCIA; CAMARGO; FRANCA, 2012, p. 1).

Por
maio 29, 2025 0

2. “A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas, lida com situações…

ARTE & MATEMÁTICA A proposta deste mapa vai um pouco além dos conteúdos de matemática, este vai proporcionar vivências da arte partindo dos elementos da matemática.

Por
maio 29, 2025 0

ARTE & MATEMÁTICA A proposta deste mapa vai um pouco além dos conteúdos de matemática, este vai proporcionar vivências da…

1º. Passo: Esta obra pode ser realizada usando diferentes propostas: recorte e colagem; pintura; desenhos; arte gráfica; escultura. 2º. Passo: Este trabalho deverá ser fotografado e postado no formulário mapa que se encontra no material da disciplina.

Por
maio 29, 2025 0

Portanto, vamos a um grande desafio: criar uma obra de arte que envolva elementos da matemática (números, gráficos, formas, símbolos…etc).…

3º. Passo: Elabore um texto (entre 10 a 15 linhas) explicando quais elementos da matemática você utilizou em sua obra. Para isso, siga as orientações: a) Escreva como a arte pode estar associada à matemática. b) Descreva quais conteúdos matemáticos sua arte envolve. c) Explique como a criança pode se apropriar de conhecimentos matemáticos por meio da arte.

Por
maio 29, 2025 0

3º. Passo: Elabore um texto (entre 10 a 15 linhas) explicando quais elementos da matemática você utilizou em sua obra.…

Texto 1. Considere aquilo que você sabe a respeito do mundo, dos outros e de você mesmo: toda essa informação foi adquirida através da experiência e está armazenada em suas memórias. Somos seres com história, construímos nossa identidade através de um processo que mescla as experiências vividas no ambiente e as nossas vivências interiores; assim, somos quem somos porque aprendemos e lembramos DALMAZ & ALEXANDRE NETTO, 2024, p. 24).

Por
maio 29, 2025 0

Texto 1. Considere aquilo que você sabe a respeito do mundo, dos outros e de você mesmo: toda essa informação…

Texto 2 Existem diversas conceituações de memória; com este termo nos referimos ao processo de armazenamento de informações adquiridas ontogeneticamente, que podem ser evocadas em qualquer momento, isto é, podem estar disponíveis para um comportamento relacionado ao contexto (CHAVES, 1993, p. 139).

Por
maio 29, 2025 0

Texto 2 Existem diversas conceituações de memória; com este termo nos referimos ao processo de armazenamento de informações adquiridas ontogeneticamente,…

1. Mariana estava estudando para uma prova de matemática quando decidiu resolver um cálculo mentalmente: 57 + 36. Ela segurou os números na cabeça, somou as unidades, depois as dezenas e chegou ao resultado: 93. Alguns minutos depois, já não lembrava mais quais números havia somado. Qual o tipo de memória utilizada nesta situação? Justifique teoricamente sua resposta.

Por
maio 29, 2025 0

Com base nos excertos supracitados, elabore um texto (mínimo 20 e máximo 30 linhas) contemplando as respostas das questões apresentadas…

2. Lourdes tirou sua carteira de motorista quando tinha 18 anos e durante sua juventude usava o veículo de sua mãe para ir à faculdade e em seus passeios. Depois que se casou foi morar em uma cidade do interior e passou a fazer tudo a pé, quando saia de carro era seu esposo quem dirigia. Mas um dia, ele passou mal e ela teve que levá-lo ao hospital. A princípio Lourdes sentiu-se insegura, mas logo percebeu que não havia esquecido como fazia para dirigir. Que tipo de memória foi utilizada nesta situação. Justifique teoricamente sua resposta.

Por
maio 29, 2025 0

2. Lourdes tirou sua carteira de motorista quando tinha 18 anos e durante sua juventude usava o veículo de sua…

3. Joaquim estava caminhando pelo parque, quando sentiu o cheiro de pipoca e, de repente, lembrou-se de um momento da infância. Ele se viu, anos atrás, segurando a mão do avô enquanto compravam pipoca em uma praça, rindo juntos. A lembrança veio com detalhes vívidos: o som dos pássaros, vento fresco e a voz do avô contando histórias. Podemos identificar que tipo de memória nesta situação? Justifique sua resposta teoricamente.

Por
maio 29, 2025 0

3. Joaquim estava caminhando pelo parque, quando sentiu o cheiro de pipoca e, de repente, lembrou-se de um momento da…

4. Sandra é estudante de pedagogia e estava conversando com Júlio, seu colega de turma, quando este lhe perguntou quem é o grande nome do construtivismo. Sem hesitar ela respondeu: Piaget. Ela não lembrava exatamente onde e como aprendeu esta informação, mas sabia a resposta. Identifique qual o tipo de memória utilizada e justifique sua resposta teoricamente.

Por
maio 29, 2025 0

4. Sandra é estudante de pedagogia e estava conversando com Júlio, seu colega de turma, quando este lhe perguntou quem…

No ano de 1946, foi realizada em Nova York a Conferência Mundial da Saúde contando com a presença de 61 países. Nesta, houve a aprovação da Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS), Este documento apresenta seus objetivos e normas de funcionamento. No entanto, somente em 7 de abril de 1948 esta Constituição passou a vigorar, com a aprovação de 26 dos 61 países integrantes da OMS. Na Primeira Assembleia Mundial de Saúde, que aconteceu em Genebra, 59 governos passaram a fazer parte da OMS. Com isso, o dia 7 de abril passou a ser celebrado anualmente como o Dia Mundial da Saúde (MATTA, 2005).

Por
maio 29, 2025 0

No ano de 1946, foi realizada em Nova York a Conferência Mundial da Saúde contando com a presença de 61…

Considerando a importância de celebrar o Dia Mundial da Saúde, imagine a seguinte situação hipotética. Você, pedagogo(a) formado(a) trabalha em uma Escola de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com uma turma de alunos do segundo ano (faixa etária de 8 -9 anos). A equipe pedagógica da escola em uma das reuniões anunciou que no dia 7 de abril – Dia Mundial da Saúde realizará um evento especial com a comunidade escolar para lembrar a importância de hábitos de saúde saudáveis. Para isso, conta com a colaboração de todos para organização de atividades para o evento. Diante disso, sua atividade MAPA consiste em:

Por
maio 29, 2025 0

Considerando a importância de celebrar o Dia Mundial da Saúde, imagine a seguinte situação hipotética. Você, pedagogo(a) formado(a) trabalha em…

1ª Etapa: Programar uma atividade lúdica para os alunos de sua turma que trabalhe hábitos de higiene saudável. Pode ser uma brincadeira, uma dinâmica de grupo, entre outros; você pode procurar em livros ou internet. Feito a escolha, você deverá elaborar um Plano de Aula contendo: a) Conteúdo b) Objetivos (dois) c) Desenvolvimento (passo a passo de como será realizada a atividade) d) Materiais (se houver) e) Avaliação (como será verificado que o aluno aprendeu)

Por
maio 29, 2025 0

1ª Etapa: Programar uma atividade lúdica para os alunos de sua turma que trabalhe hábitos de higiene saudável. Pode ser…

2ª Etapa: Elaborar um informativo (utilizar a plataforma do Canva) contendo informações sobre a importância de estar atento aos sintomas que os alunos apresentam quando estão passando por algum sofrimento psíquico; o conteúdo é direcionado para os professores. O informativo deverá ter duas páginas. Além do conteúdo, que deve ser apresentado de modo claro e direto, é essencial que seja utilizado ilustrações (fotos, ícones, etc.). Você pode utilizar como embasamento teórico o livro da disciplina ou outra fonte, mas as referências bibliográficas devem estar mencionadas ao final da segunda página, seguindo as normas da ABNT. Use sua criatividade.

Por
maio 29, 2025 0

2ª Etapa: Elaborar um informativo (utilizar a plataforma do Canva) contendo informações sobre a importância de estar atento aos sintomas…

Você estudou na disciplina a respeito das facetas da Inclusão, sua trajetória política e seus desdobramentos históricos e conceituais. Além disso, conheceu muitas questões consideradas importantes sobre a formação inicial e continuada para atuar com estudantes do público-alvo da Educação Especial (PAEE). Por fim, compreendeu quem são os estudantes do PAEE e como pode ser realizado um trabalho educacional e inclusivo em sala de aula a partir de adaptações de atividades e avaliações internas.

Por
maio 29, 2025 0

Você estudou na disciplina a respeito das facetas da Inclusão, sua trajetória política e seus desdobramentos históricos e conceituais. Além…

1) Entre no Studeo em Laboratórios > Laboratório Pedagógico em seguida acesse o Laboratório de Formação Básica, conforme a imagem que segue:                                                                               2) Encontre a Coleção Autismo e Tecnologia, conforme a imagem que segue, e realize as quatro atividades disponíveis.

Por
maio 29, 2025 0

Considerando todo o aprendizado durante a disciplina, é fundamental que nesse momento você aprimore os seus conhecimentos a respeito de…

3) Elabore um texto dissertativo sobre a importância do conhecimento adquirido a respeito dos estudantes com TEA, finalize o texto com a sua concepção a respeito da experiência ao utilizar os recursos do laboratório. A sua resposta deve ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

Por
maio 29, 2025 0

3)  Elabore um texto dissertativo sobre a importância do conhecimento adquirido a respeito dos estudantes com TEA, finalize o texto…

O fragmento apresentado evidencia uma das funções administrativas: o planejamento. Por meio do planejamento que se pode definir objetivos ou resultados a serem alcançados.

Por Luís Fernando
março 11, 2025 0

O fragmento apresentado evidencia uma das funções administrativas: o planejamento. Por meio do planejamento que se pode definir objetivos ou…

Muitos empreendimentos relegam o planejamento para um segundo plano, o que traz riscos para a sua existência. Para ter uma melhor gestão do seu negócio, a indicação é fazer um planejamento de metas, que vai auxiliar você a organizar estratégias com parâmetros e opções de ações e tarefas para seu empreendimento.

Por Luís Fernando
março 11, 2025 0

Muitos empreendimentos relegam o planejamento para um segundo plano, o que traz riscos para a sua existência. Para ter uma…

5- Propostas de Melhoria: Com base na análise realizada, proponha estratégias de melhoria para a cadeia de suprimentos da empresa. Isso pode incluir recomendações para otimização de processos, redução de custos, implementação de tecnologias ou práticas mais sustentáveis.(no mínimo 3 propostas de melhorias e uma breve descrição de cada estratégia)

Por Luís Fernando
março 11, 2025 0

5- Propostas de Melhoria: Com base na análise realizada, proponha estratégias de melhoria para a cadeia de suprimentos da empresa.…

4- Avaliação de Eficiência: Avalie a eficiência da cadeia de suprimentos da empresa escolhida. Considere fatores como tempo de ciclo, custos totais, flexibilidade e satisfação do cliente.(no mínimo 2 fatores e uma breve descrição de cada)

Por Luís Fernando
março 11, 2025 0

4- Avaliação de Eficiência: Avalie a eficiência da cadeia de suprimentos da empresa escolhida. Considere fatores como tempo de ciclo,…

3- Identificação de Desafios: Analise os desafios enfrentados pela empresa em sua cadeia de suprimentos. Isso pode envolver questões como atrasos na entrega, custos elevados, riscos ambientais, grau de satisfação dos clientes entre outras inúmeras possibilidades.(identifique pelo menos 2 desafios e uma breve descrição de cada)

Por Luís Fernando
março 11, 2025 0

3- Identificação de Desafios: Analise os desafios enfrentados pela empresa em sua cadeia de suprimentos. Isso pode envolver questões como…

2- Coleta de Informações: Os estudantes devem coletar informações sobre a cadeia de suprimentos da empresa escolhida. Isso pode incluir fornecedores, processos de produção, logística, distribuição e estratégias de gestão de estoque. Não precisa ser de todos os itens, somente as informações que você conseguir obter.(os itens devem ser em tópicos e o texto com as informações na sequência)

Por Luís Fernando
março 11, 2025 0

2- Coleta de Informações: Os estudantes devem coletar informações sobre a cadeia de suprimentos da empresa escolhida. Isso pode incluir…

1- Escolha da Empresa: Cada estudante escolherá uma empresa real para analisar sua cadeia de suprimentos. Pode ser uma empresa conhecida globalmente ou uma empresa local, desde que haja informações disponíveis publicamente sobre sua cadeia de suprimentos.(cite o nome, o segmento e a cidade da empresa escolhida)

Por Luís Fernando
março 11, 2025 0

Atividade:   1- Escolha da Empresa: Cada estudante escolherá uma empresa real para analisar sua cadeia de suprimentos. Pode ser…

Paginação de posts

Anterior 1 2 3 … 287 Próximo

Fale Conosco no WhatsApp

Orgulhosamente mantido com WordPress | Tema: Envo eCommerce