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Atividades e MAPAS UniCesumar

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Com base no conteúdo estudado, sua atividade MAPA consiste em você, como Tecnólogo em Segurança do Trabalho: 01 – Elaborar um roteiro de capacitação com o tema “Uso Correto de Luvas de Procedimento”. Neste roteiro você deverá discorrer sobre: – Importância da utilização de luvas de procedimento para proteção dos trabalhadores. – A utilização de luvas para a redução na transmissão de microrganismos patogênicos. – Indicação de quando utilizar as luvas. – Indicação de quando não utilizar as luvas. – Forma correta de retirar e descartar as luvas usadas.

Por Luís Fernando
setembro 15, 2024 0

Com base no conteúdo estudado, sua atividade MAPA consiste em você, como Tecnólogo em Segurança do Trabalho: 01 – Elaborar…

O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras te auxiliarão na realização dessa atividade. De acordo com nossos estudos, entendemos que o trabalho de conscientização é fundamental na prevenção de acidentes graves com os profissionais de saúde dentro de um hospital.

Por Luís Fernando
setembro 15, 2024 0

O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras te auxiliarão na realização dessa atividade. De acordo com…

Vamos refletir um pouco, todos os níveis de gerenciamento devem, constantemente, reforçar as regras e regulamentos de segurança, estar alerta e identificar as práticas e condições inseguras, tomando, imediatamente, atitudes apropriadas para corrigir irregularidades concorda? Portanto, os gerentes e supervisores têm a responsabilidade de zelar para que ambos, ambiente e funcionário, apresentem-se em condições adequadas de segurança e devem considerar a prevenção de acidentes como uma parte normal de suas atividades rotineiras. A responsabilidade pelas questões de segurança está necessariamente atrelada aos funcionários. Cada um deles deve seguir as práticas de segurança no trabalho, através do uso de regras e regulamentos anunciados pelo programa de segurança do hospital. É preciso estar constantemente alerta para os riscos de acidentes em qualquer local do hospital, comunicando à sua supervisão qualquer eventualidade, prática ou condição insegura.

Por Luís Fernando
setembro 15, 2024 0

Vamos refletir um pouco, todos os níveis de gerenciamento devem, constantemente, reforçar as regras e regulamentos de segurança, estar alerta…

Em todo ambiente hospitalar, os cuidados e a utilização correta de EPIs são extremamente importantes a fim de evitar riscos e prevenir acidentes. Nesta atividade, trataremos deste assunto para a classe de profissionais de enfermagem. Como Gestor de segurança Hospitalar, você já realizou e/ou implantou algum programa de conscientização e treinamento para evitar riscos e acidentes para a equipe de enfermagem?

Por Luís Fernando
setembro 15, 2024 0

Em todo ambiente hospitalar, os cuidados e a utilização correta de EPIs são extremamente importantes a fim de evitar riscos…

Capacitação em Segurança Hospitalar, uso correto de EPI Qual a importância da utilização dos EPIs no ambiente hospitalar? Como Gestor de Segurança no Trabalho, você pode atuar junto a CIPA e o SESMT, em um planejamento com objetivo de minimizar e evitar riscos que os profissionais de saúde estão expostos em sua rotina de trabalho.

Por Luís Fernando
setembro 15, 2024 0

Capacitação em Segurança Hospitalar, uso correto de EPI Qual a importância da utilização dos EPIs no ambiente hospitalar? Como Gestor…

k) Quais outras informações poderiam ser interessantes de serem analisadas para compreender melhor o perfil de adoecimento e morte no trabalho dos trabalhadores de Curitiba?

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

k) Quais outras informações poderiam ser interessantes de serem analisadas para compreender melhor o perfil de adoecimento e morte no…

j) Baseado nas informações acima, no seu ponto de vista, quais seriam as áreas prioritárias para a atuação dos órgãos fiscalizatórios e dos profissionais da saúde e segurança no trabalho?

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

j) Baseado nas informações acima, no seu ponto de vista, quais seriam as áreas prioritárias para a atuação dos órgãos…

3 – Explore o site como um todo Fonte: o Autor. Agora, chegou a hora de analisar os dados, para isso responda os itens a seguir: a) Quantidade de habitantes da cidade de Curitiba/PR. b) Quantos acidentes de trabalho notificados no SINAN/SUS e no INSS/CAT o município registrou no ano de 2022? c) Rank do município na UF e no Brasil. d) Qual é a estimativa de subnotificação de Acidentes de Trabalho (CAT)? e) Quais foram os cinco principais setores econômicos com mais casos de acidentes de trabalho registrados no INSS em 2022? f) Quais foram os cinco principais agentes causadores de acidentes de trabalho registrados no INSS? g) Quais foram as cinco principais ocupações dos acidentes de trabalho registrados no INSS? h) O município teve casos de acidentes de trabalho com adolescentes registrados no INSS? i) Quantos óbitos o município registrou em 2022 (CAT)?

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

3 – Explore o site como um todo Fonte: o Autor. Agora, chegou a hora de analisar os dados, para…

O exercício de construção da análise de situação de saúde dos trabalhadores permite identificar necessidades de saúde, grupos sob maior risco e prioridades que demandam intervenções específicas num dado território, que devem ser objetos de priorização no planejamento nos âmbitos municipal, regional e nas unidades federativas. Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Coleção Visat: Vigilância em Saúde do Trabalhador [recurso eletrônico]. Brasília: Ministério da Saúde, 2023. 4 v. : il Disponível em: Com base nas informações apresentadas acima, a sua tarefa neste MAPA é realizar uma pesquisa de dados de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho do município de Curitiba/PR. Para isso siga as orientações a seguir: 1- Entre no site: 2 – Escolher o município de Curitiba:

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

O exercício de construção da análise de situação de saúde dos trabalhadores permite identificar necessidades de saúde, grupos sob maior…

Para viabilizar a construção do perfil de morbimortalidade relacionado ao trabalho, deve-se garantir a identificação do trabalhador, do registro de sua ocupação, ramo de atividade econômica e tipo de vínculo empregatício nos diversos sistemas e fontes de informação em saúde. Além disso, deve contemplar a identificação da rede de serviços de atenção e vigilância à saúde e a caracterização da rede de apoio institucional e social aos trabalhadores no território.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

Para viabilizar a construção do perfil de morbimortalidade relacionado ao trabalho, deve-se garantir a identificação do trabalhador, do registro de…

A ASSTT deve subsidiar a permanente avaliação das políticas públicas, das empresas, dos trabalhadores e das trabalhadoras e suas representações, contribuindo, inclusive, na revisão, atualização e proposição de normas técnicas e legais. Sempre que possível, a análise deve partir do reconhecimento do perfil da população trabalhadora e do perfil produtivo do território.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

A ASSTT deve subsidiar a permanente avaliação das políticas públicas, das empresas, dos trabalhadores e das trabalhadoras e suas representações,…

A busca de dados sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é uma das etapas da Análise da Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ASSTT), processo sistemático e estruturado que visa identificar, descrever, priorizar e explicar os problemas de saúde enfrentados pela população trabalhadora.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

A busca de dados sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é uma das etapas da Análise da Situação de…

Olá, estudante! Essa atividade proposta corresponde ao MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você seja capaz de levantar alguns dados sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em qualquer município e estado que você possa vir a atuar. O tema também será trabalhado nas aulas ao vivo, e a atividade visa também solidificar o seu aprendizado.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

Olá, estudante! Essa atividade proposta corresponde ao MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é…

Agora você deve preencher o quadro informando as atividades predecessoras e a duração de cada uma delas.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

Agora você deve preencher o quadro informando as atividades predecessoras e a duração de cada uma delas.

De acordo com o Gerenciamento do Cronograma, a sua TAREFA é a elaboração de um QUADRO DE ATIVIDADES DE INAUGURAÇÃO DAS LOJAS. O QUADRO deve ser completo e observar os seguintes dados: (a) a duração total do projeto (ciclo de vida) será de 8 meses; (b) o planejamento vai durar 1 mês e (c) todas as três novas lojas precisam de reforma (adequações estruturais e pintura) e trabalho de arquitetura.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

De acordo com o Gerenciamento do Cronograma, a sua TAREFA é a elaboração de um QUADRO DE ATIVIDADES DE INAUGURAÇÃO…

PEDE-SE: A seguir, estão listadas as atividades que envolvem a inauguração das lojas, a duração de cada uma delas e a relação entre elas. Use as informações com lógica e se utilize dos conceitos de gestão de projetos e de atividades predecessoras e sucessoras: * Achar uma imobiliária e entrar em contato (7 dias – Atividade A). * Visitar os imóveis com o corretor (7 dias – Atividade B). * Comprar os imóveis ou locação (10 dias – Atividade C). * Visita as instalações para planejar as reformas (5 dias – Atividade D). * Reforma elétrica (30 dias – Atividade E). * Reforma hidráulica (30 dias – Atividade F). * Instalação do piso (20 dias – Atividade G). * Pintura (30 dias – Atividade H). * Fachada (15 dias – Atividade I). * Projeto dos móveis (20 dias – Atividade J). * Fabricação dos móveis (60 dias – Atividade L). * Instalação dos móveis (30 dias – Atividade M).

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

PEDE-SE: A seguir, estão listadas as atividades que envolvem a inauguração das lojas, a duração de cada uma delas e…

Fazendo essas perguntas, é possível estabelecer quatro tipos de relacionamento logico entre as atividades: (1º) Término para início (TI) (a atividade predecessora deve terminar antes da sucessora); (2º) Início para início (II) (a atividade predecessora deve começar antes, ou junto a sucessora); (3º) Término para término (TT) (a atividade predecessora deve acabar para que a sucessora acabe); (4º) Início para término (IT) (uma atividade deve começar antes que a próxima acabe).

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

Fazendo essas perguntas, é possível estabelecer quatro tipos de relacionamento logico entre as atividades: (1º) Término para início (TI) (a…

(3) Quais atividades não podem ser finalizadas imediatamente depois que essa atividade é finalizada? Ou seja, depois que eu pintei a parede, posso reboca-la?

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

(3) Quais atividades não podem ser finalizadas imediatamente depois que essa atividade é finalizada? Ou seja, depois que eu pintei…

(2) Quais atividades podem ser feitas ao mesmo tempo que essa atividade? Em outras palavras, ao pintar a parede, existe alguma atividade que pode ser feita simultaneamente a essa?

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

(2) Quais atividades podem ser feitas ao mesmo tempo que essa atividade? Em outras palavras, ao pintar a parede, existe…

(1) Quais outras atividades devem ser finalizadas antes que essa atividade possa ser iniciada? Ou seja, a finalização de uma atividade precedente e obrigatória para iniciar a próxima atividade? Por exemplo, se quisermos pintar uma parede, isso só pode ser feito após a sua construção.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

(1) Quais outras atividades devem ser finalizadas antes que essa atividade possa ser iniciada? Ou seja, a finalização de uma…

O diagrama de rede é um roteiro que exibe como todas as atividades especificas se encaixam para cumprir o escopo do projeto. A base para um bom diagrama de rede, começa pela elaboração da lista de precedência (que vai gerar um Método do Diagrama de Procedência (MDP) ou Atividade no Nó (ANN), em que o gerente de projetos consegue atuar de modo a preparar os dados para o diagrama. Para isso, os responsáveis pelo diagrama devem fazer três perguntas para cada atividade do projeto:

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

O diagrama de rede é um roteiro que exibe como todas as atividades especificas se encaixam para cumprir o escopo…

O primeiro passo para se gerenciar o cronograma é fazer a descrição detalhada das atividades e em seguida fazer a sequência das atividades, com objetivo de fazer um diagrama de rede completo, com todas as atividades que precisam ser realizadas e suas inter-relações, sendo mostradas em um desenho. Nesse diagrama, cada atividade é colocada em um quadro, em uma sequência lógica, onde setas mostram as relações de dependências entre elas desde o início do projeto até a sua finalização.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

O primeiro passo para se gerenciar o cronograma é fazer a descrição detalhada das atividades e em seguida fazer a…

2. GESTÃO DO TEMPO As lojas PRATICTE ao abrir nova filiais deve recorrer a Gestão de Projetos seguindo a metodologia do PMBOK, que envolve 10 áreas de conhecimento em gestão de projetos, entre elas a Gestão do Cronograma, ou Gestão do Tempo (figura 4, disponível no Material da Disciplina) como era conhecida antes da sétima edição do Guia PMBOK.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

2. GESTÃO DO TEMPO As lojas PRATICTE ao abrir nova filiais deve recorrer a Gestão de Projetos seguindo a metodologia…

A Declaração de Escopo que você vai fazer para o projeto deve apresentar os cinco itens de forma detalhada, sendo estes: Descrição do escopo do produto, Critérios de aceitação do produto, Entregas do projeto, Exclusões do projeto, Restrições do projeto e Premissas do projeto. Preencha o QUADRO DECLARAÇÃO DE ESCOPO.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

A Declaração de Escopo que você vai fazer para o projeto deve apresentar os cinco itens de forma detalhada, sendo…

PEDE-SE: Considerando a Declaração de Escopo apresentada acima, a sua TAREFA é a elaboração de uma DECLARAÇÃO DE ESCOPO do Projeto de Inauguração das Lojas da PRATICTE, que é o primeiro passo do planejamento de um projeto.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

PEDE-SE: Considerando a Declaração de Escopo apresentada acima, a sua TAREFA é a elaboração de uma DECLARAÇÃO DE ESCOPO do…

Para assegurar que tudo sobre o escopo está acordado, temos um documento chamado declaração de escopo, que é validado e assinado pelo cliente, patrocinador do projeto e pelo próprio gerente do projeto. Essa declaração contém os itens descritos a seguir no quadro 1:

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

Para assegurar que tudo sobre o escopo está acordado, temos um documento chamado declaração de escopo, que é validado e…

Uma ferramenta importante para a definição do escopo do produto é a decomposição do problema. Esta decomposição pode ser aplicada em duas áreas principais: (1) Funcionalidade que precisa ser entregue e (2) Processo que será usado para entregá-la.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

Uma ferramenta importante para a definição do escopo do produto é a decomposição do problema. Esta decomposição pode ser aplicada…

O escopo do produto deve contemplar as seguintes premissas: contexto; objetivos da informação; função e desempenho; premissas e restrições.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

O escopo do produto deve contemplar as seguintes premissas: contexto; objetivos da informação; função e desempenho; premissas e restrições.

1. GESTÃO DO ESCOPO Nessa etapa, vamos analisar os fatores relativos ao ESCOPO de um projeto. As lojas PRATICTE ao abrir nova filiais vai recorrer a Gestão de Projetos seguindo a metodologia do PMBOK, com seu ciclo de vida composto por início, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento, com suas 10 áreas de conhecimento em gestão de projetos. Umas das 10 áreas é a Gestão de Escopo, sendo que nos projetos dividimos o escopo em duas partes: escopo do produto e escopo do projeto. O escopo do produto é o que se faz no projeto para atender as necessidades do cliente, ou seja, o escopo do produto é definido como as características e funcionalidades que o produto final feito do projeto irá apresentar, tais como: definições, especificações, medidas e cores.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

1. GESTÃO DO ESCOPO Nessa etapa, vamos analisar os fatores relativos ao ESCOPO de um projeto. As lojas PRATICTE ao…

ATIVIDADE PROPOSTA Partindo das informações sobre a PRATICTE e da leitura dos materiais sugeridos elabore resposta as duas questões que se apresentam a seguir, buscando articular as temáticas entre si e usando em suas respostas seu conhecimento teórico e metodológico, sem esquecer de colocar uma boa dose da sua criatividade.

Por Luís Fernando
setembro 14, 2024 0

ATIVIDADE PROPOSTA Partindo das informações sobre a PRATICTE e da leitura dos materiais sugeridos elabore resposta as duas questões que…

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