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Atividades e MAPAS UniCesumar

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– Leia atentamente o que você escreveu e revise os conceitos e símbolos. – Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e faça a atividade no TEMPLATE (modelo) disponibilizado no Material da Disciplina.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

– Leia atentamente o que você escreveu e revise os conceitos e símbolos. – Realize uma cuidadosa correção ortográfica em…

ORIENTAÇÕES PARA O MAPA: – Você deve digitar toda a resolução da Atividade. Utilize as ferramentas do WORD, como EQUATION (Fica localizado na aba Inserir do lado direito – ou através do comando Alt +). Não serão aceitos trabalhos realizados à mão e fotografados/digitalizados.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

ORIENTAÇÕES PARA O MAPA: – Você deve digitar toda a resolução da Atividade. Utilize as ferramentas do WORD, como EQUATION…

Os homomorfismos de anéis desempenham um papel crucial na álgebra abstrata e em diversas áreas da matemática, como na teoria dos números, na álgebra linear e na geometria algébrica. Eles permitem a transferência de estruturas e propriedades de um anel para outro, preservando a essência das operações internas. Por exemplo, homomorfismos de anéis são utilizados para definir isomorfismos, que identificam quando dois anéis possuem a mesma estrutura algébrica, essencial para entender a equivalência entre diferentes sistemas matemáticos.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

Os homomorfismos de anéis desempenham um papel crucial na álgebra abstrata e em diversas áreas da matemática, como na teoria…

– Todos os cálculos devem ser realizados no próprio arquivo. Não serão aceitas fotos de cálculos manuais. – Não serão consideradas respostas sem justificativa.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

– Todos os cálculos devem ser realizados no próprio arquivo. Não serão aceitas fotos de cálculos manuais. – Não serão…

– Para a realização dessa atividade, você deve realizar os cálculos no Template disponibilizado no Material da Disciplina e enviar o arquivo no local especificado para a Atividade 1.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

– Para a realização dessa atividade, você deve realizar os cálculos no Template disponibilizado no Material da Disciplina e enviar…

V. Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após finalizar o questionário, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

V. Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e,…

IV. Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo". Atente-se, pois o ambiente aceita apenas um arquivo.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

IV. Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo". Atente-se,…

II. No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade. III. Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12. Não se esqueça de apresentar todos os cálculos realizados (apenas fotografia dos cálculos não serão aceitas!).

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

II. No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade. III. Seu texto deve ser escrito na…

a) atividades realizadas em sala de aula que estejam articuladas por meio de propostas de trabalhos inter, multi ou transdisciplinares, em articulação entre dois ou mais docentes. b) atividades extraclasse. c) atividades que culminem na criação/apresentação de um produto. ​OBSERVAÇÃO: para maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização: I. Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem à sua atividade.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

a) atividades realizadas em sala de aula que estejam articuladas por meio de propostas de trabalhos inter, multi ou transdisciplinares,…

Para o nosso MAPA propomos dois desafios para você. Primeiro, você deverá escolher um tema relacionado a funções que está no currículo de ensino médio, por exemplo, função composta, função do primeiro grau, função do segundo grau, função exponencial, etc. Monte uma aula prática relativa ao tema escolhido. Para essa aula, faça um planejamento contendo objetivos, materiais usados, tipo de avaliação, série a ser aplicada, duração da aula entre outros. Em segundo, desenvolva um projeto de ensino. Os projetos de ensino têm como finalidade promover o desenvolvimento dos alunos, buscando diversificar os processos de ensino-aprendizagem e sistematizar conhecimentos a partir deles. Um projeto deve envolver uma atividade supervisionada, em especial, com função de aprofundamento. Ainda pode ter cunho interdisciplinar. O que caracteriza um projeto de ensino? Podemos elencar:

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

Para o nosso MAPA propomos dois desafios para você. Primeiro, você deverá escolher um tema relacionado a funções que está…

Os conceitos de funções são introduzidos nos currículos de ensino fundamental e segue para o ensino médio. Quando o aluno chega ao curso superior, em especial nos cursos da área de exatas, ele se depara com Cálculo Diferencial e Integral que é uma das mais notáveis ferramentas desenvolvidas pelo intelecto humano. O Cálculo tem como fundamento e espinha dorsal o uso de funções. Infelizmente nota-se que ao ingressar no ensino superior o acadêmico carrega uma defasagem nesse conteúdo de extrema importância para uma continuidade em seus estudos e isso acaba contribuindo para a evasão escolar nos cursos superiores, para ser ter noção do problema, segundo o jornal da USP de agosto de 2023 o número de evasão chega a 59% em alguns setores.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

Os conceitos de funções são introduzidos nos currículos de ensino fundamental e segue para o ensino médio. Quando o aluno…

V. Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após finalizar o questionário, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

V. Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e,…

IV. Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo". Atente-se, pois o ambiente aceita apenas um arquivo.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

IV. Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo". Atente-se,…

III. Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12. Não se esqueça de apresentar todos os cálculos realizados (apenas fotografia dos cálculos não serão aceitas!).

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

III. Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12. Não se…

II. No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

II. No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade.

a) Determine a integral de I(t) = t.ln(t) em relação a t. b) Utilizando ln(2) = 0,69, determine o valor do montante acumulado no período 1 ≤ t ≤ 2. c) Se o montante acumulado no período de 1 ≤ t ≤ k for de 0,25, determine o valor de k. OBSERVAÇÃO: para maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização: I. Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem à sua atividade.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

a) Determine a integral de I(t) = t.ln(t) em relação a t. b) Utilizando ln(2) = 0,69, determine o valor…

Figura 1 – Montante acumulado. Fonte: elaborado pelo professor, 2024. Considere que a função I(t) = t.ln(t) definida para t ≥ 1, representa a taxa de investimento líquido, em milhares de reais, de uma empresa de cosméticos. Neste sentido, responda:

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

Figura 1 – Montante acumulado. Fonte: elaborado pelo professor, 2024. Considere que a função I(t) = t.ln(t) definida para t…

A formação de capital é um conceito usado em macroeconomia, contas nacionais e economia financeira. Ocasionalmente, também é usado em contas corporativas. No contexto de investimento e formação de capital, se M(t) representa o montante do capital de uma empresa existente em cada instante t e I(t) representa a taxa de investimento líquido por um período de tempo, então a expressão a seguir fornece o montante acumulado no período a ≤ t ≤ b anos.​

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

A formação de capital é um conceito usado em macroeconomia, contas nacionais e economia financeira. Ocasionalmente, também é usado em…

V. Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após finalizar o questionário, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

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setembro 27, 2024 0

V. Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e,…

IV. Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo". Atente-se, pois o ambiente aceita apenas um arquivo.

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setembro 27, 2024 0

IV. Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo". Atente-se,…

III. Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12. Não se esqueça de apresentar todos os cálculos realizados (apenas fotografia dos cálculos não serão aceitas!).

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setembro 27, 2024 0

III. Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12. Não se…

II. No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade.

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setembro 27, 2024 0

II. No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade.

OBSERVAÇÃO: para maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização: I. Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem à sua atividade.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

OBSERVAÇÃO: para maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização: I. Leia com…

e) considere a função h definida por h(x) = – [f(x) + g(x)] e determine, usando o Geogebra, um esboço do gráfico de h. f) a região hachurada na figura pode ser descrita como um conjunto de pares ordenados do plano. Descreva em notação de conjunto, essa região.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

e) considere a função h definida por h(x) = – [f(x) + g(x)] e determine, usando o Geogebra, um esboço…

c) determine a inversa de g. d) considere a função h definida por h(x) = – [f(x) + g(x)] e determine as coordenadas do vértice de h.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

c) determine a inversa de g. d) considere a função h definida por h(x) = – [f(x) + g(x)] e…

a) determine f(1), g(-1) e f(g(2)). b) sabe-se que a equação f(x) = g(x) possui duas raízes reais, sendo x = 2 uma delas. Determine a outra raiz, localizada no segundo quadrante.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

a) determine f(1), g(-1) e f(g(2)). b) sabe-se que a equação f(x) = g(x) possui duas raízes reais, sendo x…

Considere uma região do plano cartesiano determinada por uma função quadrática, f, cujo vértice está em (0,0), por uma função polinomial do primeiro grau, g, e pelo eixo das abcissas, como ilustrado pela figura a seguir. Figura 1 – região plano cartesiano. Fonte: elaborado pelo professor, 2024. Considerando as informações apresentadas, resolva os itens abaixo:

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

Considere uma região do plano cartesiano determinada por uma função quadrática, f, cujo vértice está em (0,0), por uma função…

As habilidades EM13MAT501 e EM13MAT502 tem como objetivos Investigar relações entre números expressos em tabelas para representá-los no plano cartesiano, identificando padrões e criando conjecturas para generalizar e expressar algebricamente essa generalização, reconhecendo quando essa representação é de funções polinomiais de 1º e 2° graus.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

As habilidades EM13MAT501 e EM13MAT502 tem como objetivos Investigar relações entre números expressos em tabelas para representá-los no plano cartesiano,…

No que diz respeito ao ensino de matemática, uma das competências destacadas é a de investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando recursos e estratégias como observação de padrões, experimentações e tecnologias digitais, identificando a necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação das referidas conjecturas. O desenvolvimento dessa competência específica pressupõe um conjunto de habilidades voltadas às capacidades de investigação e de formulação de explicações e argumentos que podem emergir de experiências empíricas. Os estudantes deverão ser capazes de fazer induções por meio de investigações e experimentações com materiais concretos, apoios visuais e a utilização de tecnologias digitais. Assim, ao formular conjecturas, mediante suas investigações, eles deverão buscar contraexemplos para refutá-las e, quando necessário, procurar argumentos para validá-las. Essa validação não precisa ser feita apenas com argumentos empíricos, mas deve incluir também argumentos mais “formais”, sem que haja necessidade de chegarem à demonstração de diversas proposições.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

No que diz respeito ao ensino de matemática, uma das competências destacadas é a de investigar e estabelecer conjecturas a…

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira e encontra-se organizada em um todo articulado e coerente fundado em direitos de aprendizagem, expressos em dez competências gerais, que guiam o desenvolvimento escolar das crianças e dos jovens desde a creche até a etapa terminal da Educação Básica. A BNCC é um documento plural e contemporâneo, resultado de um trabalho coletivo inspirado nas mais avançadas experiências do mundo. A partir dela, as redes de ensino e instituições escolares públicas e particulares passarão a ter uma referência nacional comum e obrigatória para a elaboração dos seus currículos e propostas pedagógicas, promovendo a elevação da qualidade do ensino com equidade e preservando a autonomia dos entes federados e as particularidades regionais e locais.

Por Luís Fernando
setembro 27, 2024 0

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo…

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