
As crianças participantes obtiveram uma melhoria significativa em sua capacidade de lidar com o estresse do ambiente hospitalar e dos procedimentos cirúrgicos. Isso foi evidenciado não apenas por observações durante as sessões, mas também por feedbacks dos próprios pacientes, de seus familiares e da equipe médica. Além de oferecer uma distração bem-vinda, a contação de histórias facilita uma conexão vital com a vida cotidiana fora do hospital. As histórias escolhidas frequentemente apresentavam temas e cenários que refletiam o mundo exterior, permitindo que as crianças mantivessem um vínculo com a normalidade e continuassem seu desenvolvimento educacional e social. Este aspecto foi particularmente valorizado pelos educadores e pais, que observaram um engajamento renovador com o aprendizado e uma atitude mais positiva em relação ao hospital Concluindo, a Pedagogia Hospitalar e a prática de contação de histórias dentro do contexto hospitalar têm um impacto profundamente positivo na experiência das crianças internadas. Ao integrar esses elementos no cuidado pediátrico, os hospitais não apenas melhoram o bem-estar emocional e social de seus pacientes jovens, mas também reafirmam o compromisso com uma abordagem de tratamento holística. Esse modelo não apenas alivia os sintomas físicos da doença, mas também cura o espírito, demonstrando que mesmo em situações desafiadoras, a aprendizagem e o crescimento podem prosperar.
setembro 27, 2024As crianças participantes obtiveram uma melhoria significativa em sua capacidade de lidar com o estresse do ambiente hospitalar e dos procedimentos cirúrgicos. Isso foi evidenciado não apenas por observações durante as sessões, mas também por feedbacks dos próprios pacientes, de seus familiares e da equipe médica. Além de oferecer uma distração bem-vinda, a contação de histórias facilita uma conexão vital com a vida cotidiana fora do hospital. As histórias escolhidas frequentemente apresentavam temas e cenários que refletiam o mundo exterior, permitindo que as crianças mantivessem um vínculo com a normalidade e continuassem seu desenvolvimento educacional e social. Este aspecto foi particularmente valorizado pelos educadores e pais, que observaram um engajamento renovador com o aprendizado e uma atitude mais positiva em relação ao hospital
Concluindo, a Pedagogia Hospitalar e a prática de contação de histórias dentro do contexto hospitalar têm um impacto profundamente positivo na experiência das crianças internadas. Ao integrar esses elementos no cuidado pediátrico, os hospitais não apenas melhoram o bem-estar emocional e social de seus pacientes jovens, mas também reafirmam o compromisso com uma abordagem de tratamento holística. Esse modelo não apenas alivia os sintomas físicos da doença, mas também cura o espírito, demonstrando que mesmo em situações desafiadoras, a aprendizagem e o crescimento podem prosperar.