
A implementação de práticas pedagógicas em sala de aula orientadas pela Modelagem Matemática, dentro da perspectiva da educação matemática, apresenta características distintivas que a diferenciam de abordagens tradicionais, como o paradigma do exercício. Neste último, o professor detém o papel central como transmissor de conhecimento, utilizando definições, exemplos e exercícios para instruir os alunos. A Modelagem Matemática, por sua vez, propõe uma ruptura com esse modelo, buscando a construção colaborativa do conhecimento.
maio 29, 2025A implementação de práticas pedagógicas em sala de aula orientadas pela Modelagem Matemática, dentro da perspectiva da educação matemática, apresenta características distintivas que a diferenciam de abordagens tradicionais, como o paradigma do exercício. Neste último, o professor detém o papel central como transmissor de conhecimento, utilizando definições, exemplos e exercícios para instruir os alunos. A Modelagem Matemática, por sua vez, propõe uma ruptura com esse modelo, buscando a construção colaborativa do conhecimento.
Embora existam diversas concepções sobre a Modelagem Matemática, com diferentes autores propondo etapas específicas, há um consenso sobre alguns elementos essenciais. A atividade deve partir de um problema relevante para a realidade dos alunos, convidando-os a participar ativamente do processo de investigação e construção de modelos matemáticos. Além disso, a Modelagem Matemática valoriza a autonomia dos alunos na exploração e interpretação dos dados, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de argumentação.
Nos textos a seguir, exploraremos duas concepções influentes de Modelagem Matemática na educação matemática, detalhando as etapas sugeridas por seus autores para orientar a implementação de práticas pedagógicas que se alinham com essa abordagem.