CONTEXTUALIZAÇÃO Entre os milhares de espécies de serpentes que existem no mundo, cerca de 20% são consideradas peçonhentas. Os acidentes por animais peçonhentos, especialmente os acidentes ofídicos, são considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doenças tropicais negligenciadas.

Categoria:

Descrição

CONTEXTUALIZAÇÃO

Entre os milhares de espécies de serpentes que existem no mundo, cerca de 20% são consideradas peçonhentas. Os acidentes por animais peçonhentos, especialmente os acidentes ofídicos, são considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doenças tropicais negligenciadas. Estes acidentes acometem, na maioria das vezes, populações pobres que vivem em áreas rurais e estão incluídos na Lista de Notificação Compulsória do Brasil, ou seja, todos os casos devem ser notificados ao Governo Federal imediatamente após a confirmação. Esta medida ajuda a traçar estratégias e ações para prevenir esse tipo de acidente. No ano de 2022, data do último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, foram notificados 29.543​​ casos de acidentes envolvendo serpentes, sendo que deste total, 94 evoluíram para o óbito (Klaassen, 2012; Brasil, 2024; Brasil, 2023).

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “CONTEXTUALIZAÇÃO Entre os milhares de espécies de serpentes que existem no mundo, cerca de 20% são consideradas peçonhentas. Os acidentes por animais peçonhentos, especialmente os acidentes ofídicos, são considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doenças tropicais negligenciadas.”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *