ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIA PROFISSIONAL – 53_2025

Categoria:

Descrição

ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIA PROFISSIONAL – 53_2025

 

Você, estudante de licenciatura, está se constituindo enquanto “ser docente”. Uma das premissas que devem fazer parte desta sua constituição é a ética profissional.

Neste sentido, podemos considerar que a ética docente se refere aos princípios e valores morais que orientam o comportamento e as ações de um professor em sua prática profissional. É um conjunto de normas e padrões éticos que regem a conduta do professor com relação aos alunos, colegas, comunidade escolar e à profissão em si.

A ética docente envolve a responsabilidade em promover um ambiente de aprendizado seguro, inclusivo e respeitoso, onde os direitos dos alunos são protegidos e valorizados. Isso implica em tratá-los de forma justa e equitativa, respeitando suas individualidades, diversidades e necessidades educacionais.

Além disso, a ética docente abrange a honestidade intelectual, evitando o plágio, a fraude acadêmica e qualquer forma de desonestidade no processo de ensino, aprendizagem e avaliação pedagógica. Também envolve a transparência na comunicação com os alunos, pais e colegas, assim como a preservação da confidencialidade das informações pessoais e escolares dos alunos.

 

Diante de um tema tão importante, é hora do “mão na massa”. Você deverá ir até o ambiente de sua futura atuação profissional, ou seja, uma escola, e entrevistar de 2 a 4 professores experientes para verificar a percepção deles quanto à ética docente.

Separamos aqui um roteiro para suas entrevistas, mas fique à vontade para incluir ou omitir algumas destas questões. O importante é que, com os dados coletados nas entrevistas, você consiga traçar um panorama referente à temática na realidade que o circunda.

– Como você define ética profissional no contexto docente?

– Quais são os princípios éticos que você considera essenciais para um professor?

– Quais são os desafios éticos mais comuns que os professores enfrentam em sua prática profissional? Como você lida com esses desafios?

– Como você equilibra a responsabilidade de transmitir conhecimento com a necessidade de desenvolver habilidades éticas nos alunos?

– Como você promove a igualdade de oportunidades e a inclusão na sala de aula?

– Quais estratégias você utiliza para garantir a equidade e o respeito entre os alunos?

– Como você lida com a privacidade dos alunos e a confidencialidade das informações compartilhadas na sala de aula?

– Quais são as suas práticas para evitar comportamentos inadequados ou antiéticos, como o assédio, o preconceito ou a discriminação?

 

Ao finalizar suas entrevistas, você organizará as informações coletadas em um texto dissertativo argumentativo, evidenciando a “Ética Docente”. Considere:

  1. Título: “Ética Docente”.
  2. Introdução: apresente a temática, conceitue ética e relate os moldes da organização das entrevistas.
  3. Desenvolvimento: organize e compile as ideias coletadas nas entrevistas.
  4. Conclusão: argumente, com base nos dados coletados durante as entrevistas, sobre a realidade escolar com relação à ética docente.

 

Orientações:

– Desenvolva o seu trabalho no Template da ATIVIDADE DE ESTUDO 1, disponibilizado no Material da Disciplina.

– Colete a assinatura dos entrevistados dando o consentimento para a entrevista (imprima o Termo de Consentimento disponibilizado no Material da Disciplina).

– Insira o termo de consentimento ao final de seu texto.

– Elabore seu texto de forma dissertativa argumentativa.

– Escreva seu texto contendo no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.

– Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.

– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

– Caso utilize citações para fundamentar seu texto, siga as normas da ABNT para citações e referências, informe a referência completa do material pesquisado ao final de seu texto.

– Formate seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.

– Após concluir a sua atividade, salve e envie o arquivo em formato de documento Word.

– Tanto seu texto quanto o termo de consentimento deverão estar presentes no Template da AE1, pois não é possível anexar mais de um arquivo para responder à atividade.

 

Atenção:

– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”.

– Após “Finalizar a Atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 

Bom estudo!

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIA PROFISSIONAL – 53_2025”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se surgirem questionamentos ou se você precisar de orientação, escaneie o código QR ou clique para obter assistência via WhatsApp.

NÃO ENCONTROU O TRABALHO QUE PRECISA?
Chame-nos no WhatsApp (63) 99129-5554 | Escaneie o QRCODE acima ou clique no ícone do WhatsApp no cantinho da tela