Descrição
MAPA – SECR – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – 52_2025
Estudante! Seja bem-vindo a nossa atividade MAPA!
Aqui, teremos a oportunidade de conhecer mais sobre os temas discutidos na disciplina “Comunicação e expressão”.
Oriento que leia o contexto apresentado a seguir e realize a atividade proposta.
Situação-problema
A Tech Solutions Ltda. é uma empresa, de médio porte, especializada em soluções tecnológicas e venda de equipamentos de informática. João é secretário executivo na instituição há mais de cinco anos, sendo responsável por gerenciar a agenda do diretor, organizar reuniões, atender a clientes e fornecedores, além de cuidar da comunicação interna e externa da instituição.
Recentemente, o colaborador enviou um e-mail para um cliente importante, mas o texto continha vários erros gramaticais e de comunicação, o que levou o consumidor, por meio de um feedback, a externar a sua percepção negativa, afetando a imagem profissional tanto do secretário quanto da empresa.
Texto de e-mail enviado
Prezado cliente,
Eu estou escrevendo para informar que a reuniao que estava marcada para sexta feira foi cancelada. O diretor não vai poder comparecer porque ele tem um compromisso urgente. Nos desculpe pelo inconveniente. Por favor, entre em contato mais tarde para remarcar a reunião. A reunião pode ser remarcada para qualquer dia da semana que vem, exceto na segunda-feira, que o diretor tem outro compromisso. Agradecemos pela compreensão.
Também gostaria de informar que os documento que você solicitou ainda não estão prontos. A equipe responsável está trabalhando neles, mas houve um atraso devido a problemas técnicos. Nos desculpe pela demora. Estamos fazendo o possível para resolver isso o mais rápido possível. Por favor, entre em contato se você tiver alguma duvida ou precisar de mais informação.
Eu também queria lembrar que o pagamento da ultima fatura ainda não foi realizado. Por favor, verifique isso e nos informe quando o pagamento for feito. Agradecemos pela atenção.
Abraços,
João.
Descrição da atividade
O contexto apresentado demonstra que João precisa melhorar suas habilidades de comunicação e conhecimento gramatical para garantir que a empresa e ele sejam avaliados de maneira profissional e competente. O domínio da Língua Portuguesa, bem como a organização textual, são elementos importantes para o exercício da profissão.
Posto isso, você deverá:
Elaborar um texto dissertativo-argumentativo, de no máximo 30 linhas, sobre a seguinte temática: “A importância da comunicação e da gramática na profissão de Secretariado”.
Em seu texto, deixe claro:
- a)
- i) A importância da comunicação adequada no ambiente de trabalho.
- ii) Como o uso correto da gramática influencia a percepção dos clientes.
iii) Exemplos práticos de como a comunicação e a gramática podem ser aprimoradas.
- b) Texto dissertativo-argumentativo.
O texto dissertativo-argumentativo é uma forma de escrita que visa apresentar e defender um ponto de vista sobre um tema específico, com base em argumentos lógicos e evidências. É amplamente utilizado em contextos acadêmicos e profissionais para persuadir o leitor de uma determinada posição ou opinião.
– Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
- i) Introdução: apresentação do tema e da tese. A introdução deve capturar a atenção do leitor, contextualizar o assunto e apresentar uma tese, que é a posição ou argumento central que será defendido ao longo do texto.
- ii) Desenvolvimento: é a parte em que os argumentos são apresentados e discutidos. Geralmente, são incluídos dois ou três parágrafos de desenvolvimento (para a nossa atividade, os itens I, II e III descritos no item “a”).
iii) Conclusão: recapitulação do tema e reforço da tese defendida. A conclusão deve sintetizar as informações apresentadas e reafirmar a importância de sua posição.
Etapas para realização:
– Ler a situação-problema e analisar o texto de e-mail enviado, a fim de identificar os erros e dificuldades de compreensão da mensagem.
– Para ampliação da discussão, busque as seguintes reportagens que abordam tópicos da temática:
– O impacto dos erros de português em sua carreira, disponível em: https://diariodocomercio.com.br/opiniao/coluna/david-braga/impacto-erros-portugues-sua-carreira/.
– O impacto dos erros de português na imagem profissional: como pequenas falhas podem deixar marcas duradouras, disponível em: https://www.ligadonosul.com.br/geral/o-impacto-dos-erros-de-portugues-na-imagem-profissional-como-pequenas-falhas-podem-deixar-marcas-duradouras-por-vanessa-perin/.
– Estabelecer o seu posicionamento sobre a temática “A importância da comunicação e da gramática no Curso de Secretariado”. Você deverá se perguntar: sou a fator ou contra? Quais argumentos eu tenho para defender a minha tese?
– Produzir o texto dissertativo-argumentativo, seguindo a estrutura determinada e a linguagem adequação (norma-padrão).
– Identificar no texto produzido se os três pontos colocados no tópico “Descrição da atividade”, na letra a), foram evidenciados e explorados.
– Fazer a utilização do formulário-padrão disponibilizado na pasta de material da disciplina e das normas ABNT para textos acadêmicos.
– Atenção à produção textual original: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados ou cópia textual entre colegas), a atividade poderá ser zerada.
– Entrega da atividade MAPA: anexe o seu arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão “Selecionar arquivo”, e após anexar o arquivo, certifique-se que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar Questionário” (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para a professora mediadora por meio do “fale com o mediador”.
Bom trabalho!
Professora Wéllem A. de Freitas Semczuk.
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