Descrição
Para inovarem, as pequenas empresas digitais precisam manipular as informações e transformá-las em aprendizagem. Para promover a aprendizagem, as informações precisam ser codificadas e classificadas, bem como difundidas e transformadas em modelos de negócios (Julien, 2013).
Quais são essas informações? São as informações sobre produtos e processos que podem ser classificadas em competitivas e pré-competitivas. As informações competitivas estão disponíveis para todos, como conceitos sobre modelos de gestão, como o Canvas. Por sua vez, as informações pré-competitivas são as mais valiosas, mais recentes, mais originais e menos divulgadas. São elas que favorecem as empresas a antecipar tendências. Essas informações se encontram em pesquisas, universidades e grupos de discussão, por exemplo (Julien, 2013).
Essas informações devem ser o foco das estratégias das empresas digitais, sendo que as estratégias para pequenas empresas digitais compreendem “um conjunto de decisões que favorecem mudanças na estrutura e no comportamento das empresas, que afetam a posição competitiva de longo prazo da empresa” (Hazra; Unhelkar, 2021, p. 90). Considerando que as inovações no mercado são dinâmicas, as empresas digitais precisam fazer um monitoramento constante sobre o ambiente e se conectar a outras instituições para construir suas estratégias (Julien, 2013).
Avaliações
Não há avaliações ainda.