O não aprender de acordo com o esperado para a faixa etária e experiência socioeducacional é um dos temas que permeiam as discussões educacionais nos diferentes âmbitos sociais. Garcia, Schlünzen e Schlünzen Junior (2024), ao problematizarem a questão da não aprendizagem e seus motivos, afirmam o seguinte: de acordo com a Pesquisa por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, o Brasil tem pelo menos 9,6milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas, o que corresponde a 5,6% da população.

novembro 8, 2024 0 Por Luís Fernando

O não aprender de acordo com o esperado para a faixa etária e experiência socioeducacional é um dos temas que permeiam as discussões educacionais nos diferentes âmbitos sociais. Garcia, Schlünzen e Schlünzen Junior (2024), ao problematizarem a questão da não aprendizagem e seus motivos, afirmam o seguinte: de acordo com a Pesquisa por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, o Brasil tem pelo menos 9,6milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas, o que corresponde a 5,6% da população.

Ao   definirmos   os   transtornos   de aprendizagem   ou   transtornos   específicos   de aprendizagem, ainda hoje abordado na literatura como distúrbios de aprendizagem, nos referimos a um fenômeno de origem neurobiológica, que afeta o processamento de informações, e consequente, a aprendizagem, por exemplo, a dislexia ou discalculia (APA, 2014).

Já ao definirmos as dificuldades de aprendizagem, nos referimos a uma condição momentânea, que ocorre quando influências externas interferem no processo de aprendizagem, e, portanto, são enfrentadas como uma questão pedagógica e não de origem neurobiológica.

Assim, as dificuldades de aprendizagem englobam uma diversidade de transtornos, cujos tipos mais comuns se manifestam por meio de dificuldades em leitura, escrita, matemática e raciocínio lógico.

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