
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (2016), os alunos têm que ser colocados na presença de vários gêneros, pois, é nessa fase que eles estão em processo de formação de identidade social e cultural, o qual demanda práticas escolares diferenciadas. Dessa forma, a BNCC (2016) afirma que o aluno de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental deve ‘Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação’” (COSTA, 2023, on-line).
novembro 8, 2024Segundo a Base Nacional Comum Curricular (2016), os alunos têm que ser colocados na presença de vários gêneros, pois, é nessa fase que eles estão em processo de formação de identidade social e cultural, o qual demanda práticas escolares diferenciadas. Dessa forma, a BNCC (2016) afirma que o aluno de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental deve ‘Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação’” (COSTA, 2023, on-line).