
Marcuschi (2010) afirma que existe uma vasta gama de gêneros textuais presentes nos inúmeros processos de interação da sociedade e, sendo assim, considera que os gêneros não são estáticos, mas sim flexíveis, podendo, assim, se moldar em diferentes meios sociais, culturais e históricos. Como postula Marcuschi (2010, p. 32), “o ensino com base em gêneros deveria orientar-se mais pelos aspectos da realidade do aluno do que para gêneros mais poderosos, pelo menos como ponto de partida”; ou seja, ensinar gêneros discursivos em sala de aula é aproximar-se do momento sócio-histórico e cultural do aluno.
novembro 8, 2024Marcuschi (2010) afirma que existe uma vasta gama de gêneros textuais presentes nos inúmeros processos de interação da sociedade e, sendo assim, considera que os gêneros não são estáticos, mas sim flexíveis, podendo, assim, se moldar em diferentes meios sociais, culturais e históricos. Como postula Marcuschi (2010, p. 32), “o ensino com base em gêneros deveria orientar-se mais pelos aspectos da realidade do aluno do que para gêneros mais poderosos, pelo menos como ponto de partida”; ou seja, ensinar gêneros discursivos em sala de aula é aproximar-se do momento sócio-histórico e cultural do aluno.