A dança não se resume num simples conjunto de habilidades técnicas, torna-se necessário a compreensão de que ela pode promover o desenvolvimento das potencialidades humanas. Portanto, a dança possibilitará aos alunos novos meios de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino-aprendizagem.

novembro 6, 2024 0 Por Luís Fernando

A dança não se resume num simples conjunto de habilidades técnicas, torna-se necessário a compreensão de que ela pode promover o desenvolvimento das potencialidades humanas. Portanto, a dança possibilitará aos alunos novos meios de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino-aprendizagem.
Segundo Le Boulch (1982), a coordenação dos movimentos ocorre com a união do ritmo e do espaço, sendo que o desenvolvimento dos automatismos rítmicos responde, além das condições estruturais internas, a uma correspondência entre as condições do espaço onde elas se desenrolam. O que normalmente é denominado de “gesto coordenado” é, na verdade, um gesto rítmico, isto é, uma boa estruturação temporal, concedendo-lhe certa harmonia. É por meio do ritmo dos movimentos realizados pelo seu corpo que a criança tem ingresso à organização temporal.