Descrição
No estudo da função do 2º grau, percebemos que seu gráfico é uma parábola e que esse gráfico apresenta pontos notáveis e de bastante aplicação na vida cotidiana e no estudo de outras ciências. Esses pontos são as raízes da função e o vértice da parábola. As raízes determinam quais os pontos onde o gráfico intercepta o eixo das abscissas (eixo x); o vértice pode ser o ponto de máximo absoluto ou de mínimo absoluto da função, ou seja, o maior ou o menor valor que a função pode assumir em todo o seu domínio.
Por definição, uma função f possui um máximo absoluto em x0 se f(x0) ≥ f(x), para todo x ∈ D(f). Neste caso, dizemos que o ponto (x0, f(x0)) é um ponto de máximo absoluto do gráfico de f.
Por definição, uma função f possui um mínimo absoluto em x0 se f(x0) ≤ f(x), para todo x ∈ D(f). Neste caso, dizemos que o ponto (x0, f(x0)) é um ponto de mínimo absoluto do gráfico de f.
Para encontrar os pontos de máximo e de mínimo de uma função, utilizamos o conceito de derivada analisando o seu sinal a direita e a esquerda quando positivo e negativo. No caso de funções do segundo grau, podemos determinar o ponto de máximo e de mínimo através de seu vértice.


Avaliações
Não há avaliações ainda.