Descrição
Questão 4
O desenvolvimento de um sistema de numeração viável lançou as bases para o surgimento da Matemática, com a criação do zero como ponto de referência para grandes números desempenhando um papel fundamental. Considerando o significado do zero na história da Matemática e sua relevância para o ensino e aprendizagem, analise as seguintes assertivas.
I. Os babilônios o imaginaram, os maias tentaram estruturá-lo, mas foram os hindus que o aperfeiçoaram, culminando no que é aclamado como sua maior conquista matemática.
II. Se não existisse o dígito 0, da mesma forma teria origem um sistema de numeração capaz de representar qualquer valor numérico. Isso facilitaria o desenvolvimento da notação decimal e das operações aritméticas.
III. A instrução matemática muitas vezes erra ao representar o zero como a personificação da falta de quantidades. A História da Matemática pode ajudar a transmitir o conceito de zero como um “marcador de posição” durante o seu ensino.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I e III, apenas.
Avaliações
Não há avaliações ainda.