
3ª ETAPA: Escolha da Metodologia Ativa Escolha uma das metodologias ativas listadas abaixo para fundamentar seu plano de aula. Explique como a metodologia escolhida envolverá os alunos de forma participativa, incentivando a investigação, colaboração e aplicação prática dos conceitos matemáticos. Opções de Metodologias Ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Os alunos são apresentados a um problema real e complexo que deve ser resolvido em grupos. O objetivo é promover o pensamento crítico, a colaboração e a aplicação prática dos conhecimentos. Sala de Aula Invertida: O conteúdo teórico é estudado pelos alunos em casa, através de vídeos ou leituras, e o tempo em sala de aula é dedicado a atividades práticas, debates e resolução de problemas, proporcionando uma aprendizagem mais ativa. Rotação por Estações: A sala de aula é organizada em diferentes estações, cada uma com uma atividade específica. Os alunos rotacionam entre as estações, permitindo que explorem o conteúdo de diferentes maneiras e apliquem o conhecimento em contextos variados. Projetos Interdisciplinares: Os alunos desenvolvem projetos que integram a Matemática com outras áreas do conhecimento, como Ciências, História ou Artes, promovendo uma visão mais ampla e contextualizada dos conteúdos. Gamificação: A aprendizagem é estruturada como um jogo, com desafios, recompensas e níveis. Isso aumenta o engajamento e a motivação dos alunos, tornando o aprendizado mais lúdico e interativo. Aprendizagem ativa Aprendizagem conectada Aprendizagem visivel Aprendizagem personalizada
outubro 1, 20243ª ETAPA: Escolha da Metodologia Ativa
Escolha uma das metodologias ativas listadas abaixo para fundamentar seu plano de aula. Explique como a metodologia escolhida envolverá os alunos de forma participativa, incentivando a investigação, colaboração e aplicação prática dos conceitos matemáticos.
Opções de Metodologias Ativas:
Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Os alunos são apresentados a um problema real e complexo que deve ser resolvido em grupos. O objetivo é promover o pensamento crítico, a colaboração e a aplicação prática dos conhecimentos.
Sala de Aula Invertida: O conteúdo teórico é estudado pelos alunos em casa, através de vídeos ou leituras, e o tempo em sala de aula é dedicado a atividades práticas, debates e resolução de problemas, proporcionando uma aprendizagem mais ativa.
Rotação por Estações: A sala de aula é organizada em diferentes estações, cada uma com uma atividade específica. Os alunos rotacionam entre as estações, permitindo que explorem o conteúdo de diferentes maneiras e apliquem o conhecimento em contextos variados. Projetos Interdisciplinares: Os alunos desenvolvem projetos que integram a Matemática com outras áreas do conhecimento, como Ciências, História ou Artes, promovendo uma visão mais ampla e contextualizada dos conteúdos.
Gamificação: A aprendizagem é estruturada como um jogo, com desafios, recompensas e níveis. Isso aumenta o engajamento e a motivação dos alunos, tornando o aprendizado mais lúdico e interativo. Aprendizagem ativa Aprendizagem conectada Aprendizagem visivel Aprendizagem personalizada