
Caro(a) estudante! Bem-vindo(a) à atividade M.A.P.A. da disciplina Oficina de Instrumentos Técnicos Operativos!Nosso objetivo é contruirmos juntos uma análise que permita a compreensão adequada dos instrumentos técnicos-operativos relevantes, coerência e clareza na descrição da estratégia de intervenção e consideração ética na prestação de serviços, visando avaliar sua capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos em um contexto prático. QUEBRA Para iniciarmos, aprecie os fragmentos a seguir:Cada intervenção conduzida por Assistentes Sociais é uma manifestação da escolha consciente desse profissional. Essa escolha é fundamentada em uma interseção de princípios teóricos, éticos, políticos e técnicos, que ampliam o leque de oportunidades para a construção de uma ação profissional guiada por valores específicos. QUEBRA “Os instrumentos utilizados pelas e pelos assistentes sociais cumprem um papel de ferramenta de mediação para a concretização das ações profissionais. Dessa forma, os instrumentos são meios pelos quais podem se efetivar escolhas profissionais. E se os instrumentos são, por natureza, neutros, as escolhas das e dos assistentes sociais não são. Segundo Forti (2012, p. 7), '[…] os instrumentos são elementos imprescindíveis à ação dos profissionais e não são em si conservadores, progressistas ou revolucionários, mas, comportam, traduzem diferentes e até antagônicos vieses do pensamento e projetos profissionais'. Portanto, os instrumentos não carregam em si uma tendência própria a serem críticos ou conservadores. Quem imprime essa tendência ao instrumento é a ação profissional, pois essa sim será sempre dotada de determinada concepção teórico-metodológica e de escolhas ético-políticas.” QUEBRA Tendo como ponto de partida a reflexão apresentada, apresentamos a seguir as orientações para a realização do M.A.P.A. da disciplina “Oficina de Instrumentos Técnicos Operativos”.Nesta atividade, você terá a oportunidade de aplicar seus conhecimentos sobre os instrumentos técnicos-operativos do Serviço Social em um contexto de estudo de caso. Leia com atenção o ESTUDO DE CASO e, em seguida, desenvolva cada uma das etapas conforme proposto no formulário da atividade, não se esquecendo de observar os comandos próprios de cada uma delas. Lembre-se de fundamentar suas respostas em teorias e conceitos pertinentes. QUEBRAESTUDO DE CASOVocê é um(a) assistente social trabalhando em um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS da sua cidade.Genoveva, 25 anos, é provedora de uma família monoparental feminina e necessita de ajuda. Ela tem três filhos menores, sendo que o caçula, de acordo com a pedagoga da escola em que estuda, apresenta indícios de ter transtorno do espectro autista; não consegue se inserir no mercado formal de trabalho; não possui nível médio e experiências profissionais anteriores na Carteira de Trabalho mas já fez “bicos” como faxineira e babá; está enfrentando dificuldades financeiras para pagar o aluguel e comprar alimentos. Além disso, ela sofre de ansiedade e depressão devido ao estresse constante.Genoveva procurou o CRAS e pediu ajuda para acessar benefícios sociais e encontrar um novo emprego. QUEBRAETAPA 1:- Em até 1 (uma) lauda, identifique e explique pelo menos três instrumentos técnicos-operativos que você, como Assistente Social, pode usar para conhecer melhor e avaliar as necessidades da Sra. Genoveva com relação às demandas apresentadas por ela. Como esses instrumentos podem ajudar a coletar informações relevantes? QUEBRAETAPA 2:- Mapeie, em até 1 (uma) lauda, quais equipamentos, serviços, programas ou projetos da região em que você mora poderiam atuar em rede frente às demandas da Sra. Genoveva. Descreva a função que cada um desempenharia e responda se existe algum protocolo e/ou fluxo estabelecido para atendimento desta demanda. QUEBRAETAPA 3:- Com base na identificação das necessidades da Sra. Genoveva, em até 2 (duas) laudas descreva uma estratégia de intervenção que você implementaria como Assistente Social. Como você usaria os instrumentos técnicos-operativos para desenvolver e adaptar essa estratégia? QUEBRA ETAPA 4:- Além dos instrumentos técnicos-operativos, como você envolveria a Sra. Genoveva no processo de tomada de decisões e no desenvolvimento de um plano de ação? Como a participação ativa dela pode contribuir para o sucesso da intervenção? Responda através de um texto dissertativo de até 2 (duas) laudas. QUEBRAETAPA 5: – Considere, hipoteticamente, que você realizou o acompanhamento desta família durante 2 anos no CRAS e fez todas as intervenções mencionadas nas etapas anteriores.- Redija, em até 5 (cinco) laudas, um Relatório Social com Parecer Social promovendo essa família e desligando do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. QUEBRA“O relatório social é um dos documentos mais usados pelos(as) assistentes sociais nos diferentes espaços ocupacionais. Nele, o(a) profissional, segundo Fávero (2009), descreve e interpreta uma determinada situação e/ou expressões da questão social”. (CRAVEIRO, 2022, p.116)
setembro 27, 2024Caro(a) estudante! Bem-vindo(a) à atividade M.A.P.A. da disciplina Oficina de Instrumentos Técnicos Operativos!Nosso objetivo é contruirmos juntos uma análise que permita a compreensão adequada dos instrumentos técnicos-operativos relevantes, coerência e clareza na descrição da estratégia de intervenção e consideração ética na prestação de serviços, visando avaliar sua capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos em um contexto prático.
QUEBRA Para iniciarmos, aprecie os fragmentos a seguir:Cada intervenção conduzida por Assistentes Sociais é uma manifestação da escolha consciente desse profissional. Essa escolha é fundamentada em uma interseção de princípios teóricos, éticos, políticos e técnicos, que ampliam o leque de oportunidades para a construção de uma ação profissional guiada por valores específicos.
QUEBRA “Os instrumentos utilizados pelas e pelos assistentes sociais cumprem um papel de ferramenta de mediação para a concretização das ações profissionais. Dessa forma, os instrumentos são meios pelos quais podem se efetivar escolhas profissionais. E se os instrumentos são, por natureza, neutros, as escolhas das e dos assistentes sociais não são. Segundo Forti (2012, p. 7), '[…] os instrumentos são elementos imprescindíveis à ação dos profissionais e não são em si conservadores, progressistas ou revolucionários, mas, comportam, traduzem diferentes e até antagônicos vieses do pensamento e projetos profissionais'. Portanto, os instrumentos não carregam em si uma tendência própria a serem críticos ou conservadores. Quem imprime essa tendência ao instrumento é a ação profissional, pois essa sim será sempre dotada de determinada concepção teórico-metodológica e de escolhas ético-políticas.”
QUEBRA Tendo como ponto de partida a reflexão apresentada, apresentamos a seguir as orientações para a realização do M.A.P.A. da disciplina “Oficina de Instrumentos Técnicos Operativos”.Nesta atividade, você terá a oportunidade de aplicar seus conhecimentos sobre os instrumentos técnicos-operativos do Serviço Social em um contexto de estudo de caso. Leia com atenção o ESTUDO DE CASO e, em seguida, desenvolva cada uma das etapas conforme proposto no formulário da atividade, não se esquecendo de observar os comandos próprios de cada uma delas. Lembre-se de fundamentar suas respostas em teorias e conceitos pertinentes.
QUEBRAESTUDO DE CASOVocê é um(a) assistente social trabalhando em um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS da sua cidade.Genoveva, 25 anos, é provedora de uma família monoparental feminina e necessita de ajuda. Ela tem três filhos menores, sendo que o caçula, de acordo com a pedagoga da escola em que estuda, apresenta indícios de ter transtorno do espectro autista; não consegue se inserir no mercado formal de trabalho; não possui nível médio e experiências profissionais anteriores na Carteira de Trabalho mas já fez “bicos” como faxineira e babá; está enfrentando dificuldades financeiras para pagar o aluguel e comprar alimentos. Além disso, ela sofre de ansiedade e depressão devido ao estresse constante.Genoveva procurou o CRAS e pediu ajuda para acessar benefícios sociais e encontrar um novo emprego.
QUEBRAETAPA 1:- Em até 1 (uma) lauda, identifique e explique pelo menos três instrumentos técnicos-operativos que você, como Assistente Social, pode usar para conhecer melhor e avaliar as necessidades da Sra. Genoveva com relação às demandas apresentadas por ela. Como esses instrumentos podem ajudar a coletar informações relevantes?
QUEBRAETAPA 2:- Mapeie, em até 1 (uma) lauda, quais equipamentos, serviços, programas ou projetos da região em que você mora poderiam atuar em rede frente às demandas da Sra. Genoveva. Descreva a função que cada um desempenharia e responda se existe algum protocolo e/ou fluxo estabelecido para atendimento desta demanda.
QUEBRAETAPA 3:- Com base na identificação das necessidades da Sra. Genoveva, em até 2 (duas) laudas descreva uma estratégia de intervenção que você implementaria como Assistente Social. Como você usaria os instrumentos técnicos-operativos para desenvolver e adaptar essa estratégia?
QUEBRA ETAPA 4:- Além dos instrumentos técnicos-operativos, como você envolveria a Sra. Genoveva no processo de tomada de decisões e no desenvolvimento de um plano de ação? Como a participação ativa dela pode contribuir para o sucesso da intervenção? Responda através de um texto dissertativo de até 2 (duas) laudas.
QUEBRAETAPA 5:
– Considere, hipoteticamente, que você realizou o acompanhamento desta família durante 2 anos no CRAS e fez todas as intervenções mencionadas nas etapas anteriores.- Redija, em até 5 (cinco) laudas, um Relatório Social com Parecer Social promovendo essa família e desligando do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF.
QUEBRA“O relatório social é um dos documentos mais usados pelos(as) assistentes sociais nos diferentes espaços ocupacionais. Nele, o(a) profissional, segundo Fávero (2009), descreve e interpreta uma determinada situação e/ou expressões da questão social”. (CRAVEIRO, 2022, p.116)