Os jesuítas rapidamente se destacaram por seu compromisso com a educação, estabelecendo escolas e universidades que se tornaram renomadas por sua qualidade e rigor acadêmico. Em 1599, a Companhia de Jesus publicou o Ratio Studiorum, um documento que padronizou o currículo e os métodos de ensino em todas as suas instituições educacionais. O Ratio Studiorum não apenas refletia os valores e objetivos dos jesuítas, mas também introduzia um sistema educacional inovador que teria um impacto duradouro na educação ocidental. ​“A Companhia de Jesus foi a mais importante instituição católica que atuou na educação brasileira. Na Europa, eles foram o instrumento de combate a expansão protestante. No Brasil, eles se dedicaram a catequese indígena, na tentativa de doutrinar os índios que aqui viviam, aos hábitos cristãos. “Após o início da colonização pelos portugueses, houve a tentativa da introdução de uma educação escolar católica no Brasil. Sobretudo sob a égide do Ratio Studiorum – documento escrito em latim” (Freitas, 2021, p. 153).

setembro 27, 2024 0 Por Luís Fernando

Os jesuítas rapidamente se destacaram por seu compromisso com a educação, estabelecendo escolas e universidades que se tornaram renomadas por sua qualidade e rigor acadêmico. Em 1599, a Companhia de Jesus publicou o Ratio Studiorum, um documento que padronizou o currículo e os métodos de ensino em todas as suas instituições educacionais. O Ratio Studiorum não apenas refletia os valores e objetivos dos jesuítas, mas também introduzia um sistema educacional inovador que teria um impacto duradouro na educação ocidental.

​“A Companhia de Jesus foi a mais importante instituição católica que atuou na educação brasileira. Na Europa, eles foram o instrumento de combate a expansão protestante. No Brasil, eles se dedicaram a catequese indígena, na tentativa de doutrinar os índios que aqui viviam, aos hábitos cristãos. “Após o início da colonização pelos portugueses, houve a tentativa da introdução de uma educação escolar católica no Brasil. Sobretudo sob a égide do Ratio Studiorum – documento escrito em latim” (Freitas, 2021, p. 153).