Questão 6 Na Idade Média, quando a matemática na Europa estava florescendo, a numeração romana era o sistema preferido. Embora a origem do sistema de numeração romana permaneça envolta em mistério, ele continua a ser usado para significar séculos, números de capítulos, representações oficiais e documentos até hoje. Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo: I. O sistema indo-árabe denota o número 161 como CLIX quando representado em algarismos romanos. PORQUE II. O sistema de numeração romana, que não era posicional, mas construído em uma base de dez, funcionava principalmente em um princípio aditivo. Isso significa que o valor de cada símbolo foi somado para formar o número total representado. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.

setembro 27, 2024 0 Por Luís Fernando

Questão 6

Na Idade Média, quando a matemática na Europa estava florescendo, a numeração romana era o sistema preferido. Embora a origem do sistema de numeração romana permaneça envolta em mistério, ele continua a ser usado para significar séculos, números de capítulos, representações oficiais e documentos até hoje. Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:

I. O sistema indo-árabe denota o número 161 como CLIX quando representado em algarismos romanos.

PORQUE

II. O sistema de numeração romana, que não era posicional, mas construído em uma base de dez, funcionava principalmente em um princípio aditivo. Isso significa que o valor de cada símbolo foi somado para formar o número total representado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.