ATIVIDADE 1 – LMAT – HISTÓRIA DA MATEMÁTICA – 54_2024 Questão 1 Desde os primórdios da atividade humana na Terra, buscamos encontrar formas de sobreviver e melhorar nossa qualidade de vida e, com essa intecionalidade, o ser humano desenvolveu seu senso numérico por meio da contagem, isto é, a magnífica capacidade humana de representar situações da natureza em termos numéricos. Segundo Dantizg (1970, p. 19), “foi a contagem que consolidou o concreto e, portanto, as noções heterogêneas de pluralidade, tão características do homem primitivo, no conceito numérico homogêneo abstrato, o que tornou possível a Matemática”. DANTZIG, T. Número: a linguagem da ciência. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. Neste contexto, avalie as afirmações a seguir. I. Para registrar os resultados da contagem, nossos ancestrais usavam seixos, nós e fibras vegetais, e até marcas em ossos ou madeira. II. À medida que as pessoas se tornaram mais confiantes em sua linguagem, os sons gradualmente substituíram as imagens representando objetos concretos na forma de palavras numéricas ou palavras numéricas (um, dois, três, …, dez, …, mil, … .). III. A humanidade alcançou o conceito de número cardinal, após construir a ideia de pluralidade e admitir a possibilidade de comparação entre duas coleções mediante o estabelecimento de uma correspondência. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.

setembro 27, 2024 0 Por Luís Fernando

ATIVIDADE 1 – LMAT – HISTÓRIA DA MATEMÁTICA – 54_2024

Questão 1

Desde os primórdios da atividade humana na Terra, buscamos encontrar formas de sobreviver e melhorar nossa qualidade de vida e, com essa intecionalidade, o ser humano desenvolveu seu senso numérico por meio da contagem, isto é, a magnífica capacidade humana de representar situações da natureza em termos numéricos. Segundo Dantizg (1970, p. 19), “foi a contagem que consolidou o concreto e, portanto, as noções heterogêneas de pluralidade, tão características do homem primitivo, no conceito numérico homogêneo abstrato, o que tornou possível a Matemática”.

DANTZIG, T. Número: a linguagem da ciência. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

Neste contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Para registrar os resultados da contagem, nossos ancestrais usavam seixos, nós e fibras vegetais, e até marcas em ossos ou madeira.

II. À medida que as pessoas se tornaram mais confiantes em sua linguagem, os sons gradualmente substituíram as imagens representando objetos concretos na forma de palavras numéricas ou palavras numéricas (um, dois, três, …, dez, …, mil, … .).

III. A humanidade alcançou o conceito de número cardinal, após construir a ideia de pluralidade e admitir a possibilidade de comparação entre duas coleções mediante o estabelecimento de uma correspondência.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.